Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO AÇÕES CONSTRUTIVAS PARA O CONHECIMENTO QUÍMICO AO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA.

Palavra-chaves: PROJETO AÇÕES CONSTRUTIVAS PARA O CONHECIMENTO QUÍ, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE QUIMCA Pôster (PO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6931
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1965
    "inscrito_id" => 30
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO AÇÕES CONSTRUTIVAS PARA O CONHECIMENTO QUÍMICO AO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA."
    "resumo" => "O presente trabalho busca evidenciar os objetivos do projeto Ações Construtivas para o Conhecimento Químico em relação à contribuição para a formação inicial dos alunos  do curso de Licenciatura Plena Química da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. O cenário da educação apresenta  déficit de  professores de Química, neste sentido as instituições formadoras de Professores estão  propondo mudanças curriculares e inserindo projetos que visam promover motivação e oferecer  oportunidade ao discentes para praticar a docência nas escolas públicas do Estado da Paraíba, objetivando a  diminuição da evasão do curso de licenciatura Plena em Química. O projeto Ações Construtivas para o Conhecimento Químico propõe diversas atividades visando derrubar com velhas práticas de ensino/aprendizagem,  motivando os alunos de escola pública a estudar a disciplina Química ao mesmo tempo oportunizando aos graduandos a colocar em prática os conhecimentos adquiridos na graduação com a prática da docência. Objetivando obter dados  para essa pesquisa exploratória foi aplicado questionário aos Licenciados em Química, bolsistas de Iniciação a Docência (ID) do projeto e aos alunos de uma escola pública da cidade de Queimadas-PB. O questionário aplicados aos bolsistas indagava sobre o projeto Ações Construtivas para o Conhecimento Químico, se o mesmo contribuía para sua formação inicial e, se ele motiva os alunos a concluir o curso. O questionário aplicado aos alunos da escola pública perguntava sobre as contribuições que o projeto oferecia e quais as diferenças entre as praticas aplicadas pelos graduandos em química e as práticas convencionais. De acordo com os resultados obtidos com as respostas dos alunos de (ID) o projeto  é para a iniciação á docência promovendo uma troca de conhecimentos  entre os futuros professores e os alunos das escolas públicas. Em relação aos resultados obtidos com as respostas dos alunos da escola publica aponta que que as aulas ministradas através dos alunos de (ID) são motivadoras e atrativas  tornando prazeroso o estudo da disciplina de Química.Com base nesses resultados ficou evidente que o projeto Ações Construtivas para o Conhecimento Químico promove uma interação entre os licenciandos em Química com os alunos das escolas públicas, realizando atividades motivadoras e qualificando esses futuros profissionais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "PROJETO AÇÕES CONSTRUTIVAS PARA O CONHECIMENTO QUÍ, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE QUIMCA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_15_08_2014_23_08_58_idinscrito_30_1f8234a3706101e454154720781d0d46.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KETOLLY NATANNE DA SILVA LEAL"
    "autor_nome_curto" => "KETOLLY"
    "autor_email" => "ketollynatanne.q@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6931
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1965
    "inscrito_id" => 30
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO AÇÕES CONSTRUTIVAS PARA O CONHECIMENTO QUÍMICO AO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA."
    "resumo" => "O presente trabalho busca evidenciar os objetivos do projeto Ações Construtivas para o Conhecimento Químico em relação à contribuição para a formação inicial dos alunos  do curso de Licenciatura Plena Química da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. O cenário da educação apresenta  déficit de  professores de Química, neste sentido as instituições formadoras de Professores estão  propondo mudanças curriculares e inserindo projetos que visam promover motivação e oferecer  oportunidade ao discentes para praticar a docência nas escolas públicas do Estado da Paraíba, objetivando a  diminuição da evasão do curso de licenciatura Plena em Química. O projeto Ações Construtivas para o Conhecimento Químico propõe diversas atividades visando derrubar com velhas práticas de ensino/aprendizagem,  motivando os alunos de escola pública a estudar a disciplina Química ao mesmo tempo oportunizando aos graduandos a colocar em prática os conhecimentos adquiridos na graduação com a prática da docência. Objetivando obter dados  para essa pesquisa exploratória foi aplicado questionário aos Licenciados em Química, bolsistas de Iniciação a Docência (ID) do projeto e aos alunos de uma escola pública da cidade de Queimadas-PB. O questionário aplicados aos bolsistas indagava sobre o projeto Ações Construtivas para o Conhecimento Químico, se o mesmo contribuía para sua formação inicial e, se ele motiva os alunos a concluir o curso. O questionário aplicado aos alunos da escola pública perguntava sobre as contribuições que o projeto oferecia e quais as diferenças entre as praticas aplicadas pelos graduandos em química e as práticas convencionais. De acordo com os resultados obtidos com as respostas dos alunos de (ID) o projeto  é para a iniciação á docência promovendo uma troca de conhecimentos  entre os futuros professores e os alunos das escolas públicas. Em relação aos resultados obtidos com as respostas dos alunos da escola publica aponta que que as aulas ministradas através dos alunos de (ID) são motivadoras e atrativas  tornando prazeroso o estudo da disciplina de Química.Com base nesses resultados ficou evidente que o projeto Ações Construtivas para o Conhecimento Químico promove uma interação entre os licenciandos em Química com os alunos das escolas públicas, realizando atividades motivadoras e qualificando esses futuros profissionais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "PROJETO AÇÕES CONSTRUTIVAS PARA O CONHECIMENTO QUÍ, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO DE QUIMCA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_15_08_2014_23_08_58_idinscrito_30_1f8234a3706101e454154720781d0d46.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KETOLLY NATANNE DA SILVA LEAL"
    "autor_nome_curto" => "KETOLLY"
    "autor_email" => "ketollynatanne.q@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O presente trabalho busca evidenciar os objetivos do projeto Ações Construtivas para o Conhecimento Químico em relação à contribuição para a formação inicial dos alunos do curso de Licenciatura Plena Química da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. O cenário da educação apresenta déficit de professores de Química, neste sentido as instituições formadoras de Professores estão propondo mudanças curriculares e inserindo projetos que visam promover motivação e oferecer oportunidade ao discentes para praticar a docência nas escolas públicas do Estado da Paraíba, objetivando a diminuição da evasão do curso de licenciatura Plena em Química. O projeto Ações Construtivas para o Conhecimento Químico propõe diversas atividades visando derrubar com velhas práticas de ensino/aprendizagem, motivando os alunos de escola pública a estudar a disciplina Química ao mesmo tempo oportunizando aos graduandos a colocar em prática os conhecimentos adquiridos na graduação com a prática da docência. Objetivando obter dados para essa pesquisa exploratória foi aplicado questionário aos Licenciados em Química, bolsistas de Iniciação a Docência (ID) do projeto e aos alunos de uma escola pública da cidade de Queimadas-PB. O questionário aplicados aos bolsistas indagava sobre o projeto Ações Construtivas para o Conhecimento Químico, se o mesmo contribuía para sua formação inicial e, se ele motiva os alunos a concluir o curso. O questionário aplicado aos alunos da escola pública perguntava sobre as contribuições que o projeto oferecia e quais as diferenças entre as praticas aplicadas pelos graduandos em química e as práticas convencionais. De acordo com os resultados obtidos com as respostas dos alunos de (ID) o projeto é para a iniciação á docência promovendo uma troca de conhecimentos entre os futuros professores e os alunos das escolas públicas. Em relação aos resultados obtidos com as respostas dos alunos da escola publica aponta que que as aulas ministradas através dos alunos de (ID) são motivadoras e atrativas tornando prazeroso o estudo da disciplina de Química.Com base nesses resultados ficou evidente que o projeto Ações Construtivas para o Conhecimento Químico promove uma interação entre os licenciandos em Química com os alunos das escolas públicas, realizando atividades motivadoras e qualificando esses futuros profissionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.