Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONCEPÇÕES E DESAFIOS

Palavra-chaves: DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO, DISCURSO DOCENTE Comunicação Oral (CO) INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7167
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 515
    "inscrito_id" => 1426
    "titulo" => "EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONCEPÇÕES E DESAFIOS"
    "resumo" => "A pesquisa relatada é fruto de ações desenvolvidas pelo Núcleo de Extensão Universitária em Educação em Direitos Humanos (NUEDH), no âmbito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, que visa difundir ideias e valores dos direitos humanos, da democracia e cidadania, eixos norteadores da prática educativa. A investigação deu-se a partir da aplicação de questionários aos(às) docentes das escolas da rede estadual de ensino da cidade de Pau dos Ferros, RN, objetivando identificar problemas como atitudes preconceituosas e discriminatórias com base nas diferenças de gênero, cultura, cor, etnia, orientação sexual e deficiências e refletir sobre elementos presentes no discurso docente que evidencia concepções e atitudes relacionadas ao reconhecimento da diversidade humana. Esta análise se configura em caráter exploratório devido a necessidade de constituir maiores informações sobre o assunto, pretendendo formular contribuições e afirmações sobre o objeto estudado. A fundamentação teórica baseou-se em: Candau (2003), Lopes e Macedo (2006), Trindade (2002), Guimarães (2002), entre outros. Contatou-se que a indisciplina e a ausência da família na escola lideram o ranking dos principais obstáculos para o trabalho educativo. Alguns dados evidenciam a violência física e verbal decorrentes das relações conflituosas que se estabelecem no espaço escolar, mas não especificam em que situações e contra quem estes ocorrem. Ficou explícito que os(as) docentes não reconhecem a diversidade humana que habita as instituições de ensino e nem possuem clareza sobre temáticas inerentes ao campo da educação em direitos humanos, pois estes(as) falam de modo aleatório e sem vinculação com concepções teóricas, políticas e ideológicas que permeiam a discussão dos direitos humanos na atualidade. O diagnóstico reforça a pertinência de imprimir estudos nas escolas sobre a transversalidade pela qual perpassa a sociedade contemporânea, em seu aspecto multicultural."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE"
    "palavra_chave" => "DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO, DISCURSO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_08_2014_22_47_56_idinscrito_1426_c3ff2680076d36a02c35babe26c4218e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DISNEYLÂNDIA MARIA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "DISNEY"
    "autor_email" => "d-landia@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7167
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 515
    "inscrito_id" => 1426
    "titulo" => "EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONCEPÇÕES E DESAFIOS"
    "resumo" => "A pesquisa relatada é fruto de ações desenvolvidas pelo Núcleo de Extensão Universitária em Educação em Direitos Humanos (NUEDH), no âmbito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, que visa difundir ideias e valores dos direitos humanos, da democracia e cidadania, eixos norteadores da prática educativa. A investigação deu-se a partir da aplicação de questionários aos(às) docentes das escolas da rede estadual de ensino da cidade de Pau dos Ferros, RN, objetivando identificar problemas como atitudes preconceituosas e discriminatórias com base nas diferenças de gênero, cultura, cor, etnia, orientação sexual e deficiências e refletir sobre elementos presentes no discurso docente que evidencia concepções e atitudes relacionadas ao reconhecimento da diversidade humana. Esta análise se configura em caráter exploratório devido a necessidade de constituir maiores informações sobre o assunto, pretendendo formular contribuições e afirmações sobre o objeto estudado. A fundamentação teórica baseou-se em: Candau (2003), Lopes e Macedo (2006), Trindade (2002), Guimarães (2002), entre outros. Contatou-se que a indisciplina e a ausência da família na escola lideram o ranking dos principais obstáculos para o trabalho educativo. Alguns dados evidenciam a violência física e verbal decorrentes das relações conflituosas que se estabelecem no espaço escolar, mas não especificam em que situações e contra quem estes ocorrem. Ficou explícito que os(as) docentes não reconhecem a diversidade humana que habita as instituições de ensino e nem possuem clareza sobre temáticas inerentes ao campo da educação em direitos humanos, pois estes(as) falam de modo aleatório e sem vinculação com concepções teóricas, políticas e ideológicas que permeiam a discussão dos direitos humanos na atualidade. O diagnóstico reforça a pertinência de imprimir estudos nas escolas sobre a transversalidade pela qual perpassa a sociedade contemporânea, em seu aspecto multicultural."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE"
    "palavra_chave" => "DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO, DISCURSO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_08_2014_22_47_56_idinscrito_1426_c3ff2680076d36a02c35babe26c4218e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DISNEYLÂNDIA MARIA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "DISNEY"
    "autor_email" => "d-landia@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A pesquisa relatada é fruto de ações desenvolvidas pelo Núcleo de Extensão Universitária em Educação em Direitos Humanos (NUEDH), no âmbito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, que visa difundir ideias e valores dos direitos humanos, da democracia e cidadania, eixos norteadores da prática educativa. A investigação deu-se a partir da aplicação de questionários aos(às) docentes das escolas da rede estadual de ensino da cidade de Pau dos Ferros, RN, objetivando identificar problemas como atitudes preconceituosas e discriminatórias com base nas diferenças de gênero, cultura, cor, etnia, orientação sexual e deficiências e refletir sobre elementos presentes no discurso docente que evidencia concepções e atitudes relacionadas ao reconhecimento da diversidade humana. Esta análise se configura em caráter exploratório devido a necessidade de constituir maiores informações sobre o assunto, pretendendo formular contribuições e afirmações sobre o objeto estudado. A fundamentação teórica baseou-se em: Candau (2003), Lopes e Macedo (2006), Trindade (2002), Guimarães (2002), entre outros. Contatou-se que a indisciplina e a ausência da família na escola lideram o ranking dos principais obstáculos para o trabalho educativo. Alguns dados evidenciam a violência física e verbal decorrentes das relações conflituosas que se estabelecem no espaço escolar, mas não especificam em que situações e contra quem estes ocorrem. Ficou explícito que os(as) docentes não reconhecem a diversidade humana que habita as instituições de ensino e nem possuem clareza sobre temáticas inerentes ao campo da educação em direitos humanos, pois estes(as) falam de modo aleatório e sem vinculação com concepções teóricas, políticas e ideológicas que permeiam a discussão dos direitos humanos na atualidade. O diagnóstico reforça a pertinência de imprimir estudos nas escolas sobre a transversalidade pela qual perpassa a sociedade contemporânea, em seu aspecto multicultural.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.