BARBOSA, Vanuza De Oliveira. Artedó: tecendo o saber histórico de forma dinâmica. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/6921>. Acesso em: 27/11/2024 23:53
Tendo por base as experiências advindas do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - e ao observar a necessidade de novas abordagens metodológicas no ensino de História dentro do atual cenário escolar, o presente artigo é, antes de tudo, uma reflexão acerca do uso de jogos didáticos em sala de aula e um relato da experiência que tivemos na criação e aplicação de um jogo de dominó "histórico" numa turma de sétima série da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Argemiro Figueiredo, localizada no bairro do Catolé, na cidade de Campina Grande. Analisando o perfil - sem deixar de considerar os traços subjetivos - dos alunos que acompanhamos durante os últimos três meses e levando em conta o fato de que, os jogos estimulam o processo criativo e proporcionam um dinamismo capaz de aproximar o aluno do professor e dos demais colegas de classe, bem como trabalhar questões de regras e disciplina, achamos por bem unir o útil ao agradável, criando um jogo que, além de entretenimento, oferecesse uma possibilidade de aprendizagem mais leve. Assim, ao propor o lúdico em sala de aula, tivemos como objetivo principal, complementar a tradicional aula expositivo-dialogada, dando ênfase ao seu lugar de importância dentro do ensino, mas percebendo o quanto, por vezes, o uso isolado dessa metodologia congela o aluno, o tornando mero agente passivo, apreendendo o conhecimento que lhe é transmitido sem o grau de criticidade necessário a formação de um ser humano que enxerga a si mesmo como motor capaz de mudar o que, no mundo a sua volta, parece estar fora do lugar.