Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DO EMPREGO DO MARCADOR CONVERSACIONAL “NÉ” NA FALA DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este artigo apresenta resultados preliminares de uma pesquisa em desenvolvimento no curso do mestrado formação de professores da educação básica na Universidade Estadual da Paraíba- UEPB. Este trabalho tem como objetivo principal analisar a função do marcador conversacional né nas entrevistas realizadas com os professores da educação básica, em particular professores de Geografia e Historia, onde procuremos identificar as principais dificuldades dos professores em trabalhar com ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em suas aulas. Os entrevistados são dois professores dos sétimos (7º anos) do ensino fundamental II de uma escola pública no município de Mogeiro/PB.A escolha desse marcador conversacional (MC) decorre da verificação de maior recorrência nas falas dos professores durante as entrevistas. Os MCs são elementos muito frequentes, típicos da oralidade e atuam como elementos de coesão e coerência ao que se fala. Assim, esta pesquisa toma como base teórica os estudos da linguística na área da pragmática (LEVINSON, 1983), na Análise da Conversação (MARCUSCHI, 2003; URBANO, 2003) e na Sociolinguística Interacional (GUMPERZ, 1982).

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