METODOLOGIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM: ANÁLISE NA ÓTICA DOS ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68885 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2854 "inscrito_id" => 1639 "titulo" => "METODOLOGIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM: ANÁLISE NA ÓTICA DOS ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "ASSIM COMO CADA ALUNO TEM O SEU RITMO E TAMBÉM A SUA MANEIRA ESPECÍFICA DE ASSIMILAR DETERMINADOS CONTEÚDOS, CADA PROFESSOR APRESENTA METODOLOGIAS DE “TRANSMISSÃO” DESSES CONTEÚDOS. ESPECIFICIDADES ESSAS QUE, DEPENDENDO DAS DISCIPLINAS, TORNAM-SE AINDA MAIS FORTES E CARACTERÍSTICAS. PORÉM, INDEPENDENTE DESSAS PARTICULARIDADES, EXISTEM ESTUDOS COMPROVANDO QUE A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES METODOLOGIAS PODE CONTRIBUIR NÃO SÓ PARA UMA MAIOR ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS, MAS TAMBÉM PARA A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS QUANDO DESSE PROCESSO DE “TRANSMISSÃO”, GARANTINDO UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO DESTES NAS AULAS E, CONSEQUENTEMENTE, MELHORES RESULTADOS QUANDO DO FINAL DO PERÍODO LETIVO. NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA FOI ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO IFRR/CAMPUS BOA VISTA ZONA OESTE EM RELAÇÃO AOS MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM UTILIZADOS PELOS PROFESSORES. PARA TANTO, A PESQUISA BUSCOU, POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS, IDENTIFICAR OS MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS PELOS PROFESSORES, NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS, ASSIM COMO IDENTIFICAR, AINDA JUNTO AOS ALUNOS, OS MÉTODOS QUE MAIS PROMOVEM MOTIVAÇÃO. IDENTIFICOU-SE QUE A UTILIZAÇÃO DE SLIDES É UM MÉTODO BASTANTE UTILIZADO PELOS PROFESSORES. PORÉM, ESTE MÉTODO NÃO É, APARENTEMENTE, O MAIS ATRAENTE PARA OS ALUNOS, QUE PREFEREM A UTILIZAÇÃO DE AULAS MAIS DINÂMICAS, QUE FUJAM DO, DIGAMOS, MÉTODO TRADICIONAL DE ENSINO. VALE RESSALTAR QUE A PESQUISA APRESENTA IMPACTO SOCIAL, CONSIDERANDO QUE AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PODEM SER PENSADAS NAS ÓTICAS EDUCACIONAL E MOTIVACIONAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, METODOLOGIAS, MOTIVAÇÃO, SATISFAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID1639_01102020233625.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HUDSON DO VALE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "HUDSON OLIVEIRA" "autor_email" => "hudson.oliveira@ifrr.edu." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR)" "autor_imagem" => "5e65c1e60c745_09032020_011118.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68885 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2854 "inscrito_id" => 1639 "titulo" => "METODOLOGIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM: ANÁLISE NA ÓTICA DOS ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "ASSIM COMO CADA ALUNO TEM O SEU RITMO E TAMBÉM A SUA MANEIRA ESPECÍFICA DE ASSIMILAR DETERMINADOS CONTEÚDOS, CADA PROFESSOR APRESENTA METODOLOGIAS DE “TRANSMISSÃO” DESSES CONTEÚDOS. ESPECIFICIDADES ESSAS QUE, DEPENDENDO DAS DISCIPLINAS, TORNAM-SE AINDA MAIS FORTES E CARACTERÍSTICAS. PORÉM, INDEPENDENTE DESSAS PARTICULARIDADES, EXISTEM ESTUDOS COMPROVANDO QUE A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES METODOLOGIAS PODE CONTRIBUIR NÃO SÓ PARA UMA MAIOR ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS, MAS TAMBÉM PARA A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS QUANDO DESSE PROCESSO DE “TRANSMISSÃO”, GARANTINDO UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO DESTES NAS AULAS E, CONSEQUENTEMENTE, MELHORES RESULTADOS QUANDO DO FINAL DO PERÍODO LETIVO. NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA FOI ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO IFRR/CAMPUS BOA VISTA ZONA OESTE EM RELAÇÃO AOS MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM UTILIZADOS PELOS PROFESSORES. PARA TANTO, A PESQUISA BUSCOU, POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS, IDENTIFICAR OS MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS PELOS PROFESSORES, NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS, ASSIM COMO IDENTIFICAR, AINDA JUNTO AOS ALUNOS, OS MÉTODOS QUE MAIS PROMOVEM MOTIVAÇÃO. IDENTIFICOU-SE QUE A UTILIZAÇÃO DE SLIDES É UM MÉTODO BASTANTE UTILIZADO PELOS PROFESSORES. PORÉM, ESTE MÉTODO NÃO É, APARENTEMENTE, O MAIS ATRAENTE PARA OS ALUNOS, QUE PREFEREM A UTILIZAÇÃO DE AULAS MAIS DINÂMICAS, QUE FUJAM DO, DIGAMOS, MÉTODO TRADICIONAL DE ENSINO. VALE RESSALTAR QUE A PESQUISA APRESENTA IMPACTO SOCIAL, CONSIDERANDO QUE AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PODEM SER PENSADAS NAS ÓTICAS EDUCACIONAL E MOTIVACIONAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, METODOLOGIAS, MOTIVAÇÃO, SATISFAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID1639_01102020233625.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HUDSON DO VALE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "HUDSON OLIVEIRA" "autor_email" => "hudson.oliveira@ifrr.edu." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR)" "autor_imagem" => "5e65c1e60c745_09032020_011118.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }