A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO SETOR PRODUTIVO: UM ESTUDO PRÁTICO SOBRE O COMPLEXO INDUSTRIAL E PORTUÁRIO DO PECÉM
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67594 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 236 "inscrito_id" => 3413 "titulo" => "A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO SETOR PRODUTIVO: UM ESTUDO PRÁTICO SOBRE O COMPLEXO INDUSTRIAL E PORTUÁRIO DO PECÉM" "resumo" => "ESTE TRABALHO ANALISA UM CONJUNTO DE AÇÕES DE GESTÃO, DESENVOLVIDAS AO LONGO DE QUATRO ANOS DE IMPLANTAÇÃO DE UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE), NO COMPLEXO INDUSTRIAL E PORTUÁRIO DO PECÉM (CIPP). NO TRABALHO É FEITA UMA SÍNTESE QUALITATIVA DAS INFORMAÇÕES EXISTENTES EM UM ESTUDO SOCIOECONÔMICO PARA IMPLANTAÇÃO DE CURSOS, BEM COMO UMA ANÁLISE SOBRE A CONVERGÊNCIA DO ESTUDO AOS CURSOS EFETIVAMENTE IMPLANTADOS ENTRE 2016 E 2020. TAMBÉM É FEITA UMA ANÁLISE SOBRE A EMPREGABILIDADE DOS EGRESSOS, COM BASE NOS DADOS DE ENCAMINHAMENTO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES, ACUMULADOS PELO CAMPUS DURANTE O PERÍODO. O ESTUDO IDENTIFICOU DIVERSOS ELEMENTOS RELEVANTES PARA O PLANEJAMENTO DAS OFERTAS DE CURSOS, COMO A REDUZIDA OFERTA DE EPT NA REGIÃO, A PREFERÊNCIA DA POPULAÇÃO POR CURSOS DE NÍVEL TÉCNICO EM DETRIMENTO DOS DEMAIS, A INEXISTÊNCIA DE OFERTA DE CURSOS SUPERIORES PÚBLICOS PRESENCIAIS NOS MUNICÍPIOS, E AS ÁREAS DE MAIOR INTERESSE POR CURSOS TANTO DA POPULAÇÃO QUANTO DO SETOR PRODUTIVO. TAMBÉM SÃO APRESENTADOS ALGUNS DADOS DE EMPREGABILIDADE DOS ESTUDANTES, ONDE CONSTATA-SE QUE 78% DOS CONCLUDENTES INGRESSAM NO MUNDO DO TRABALHO DURANTE OU LOGO APÓS O CURSO. ENTRETANTO, OS INDICADORES DE EVASÃO AINDA SÃO REPRESENTATIVOS, O QUE SUSCITA DISCUSSÕES ACERCA DA EFETIVIDADE DESTE TIPO DE PROGRAMA NO CONTROLE DOS INDICADORES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO ESTUDANTIL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO DE TRABALHADORES, POTENCIALIDADES REGIONAIS, ESTUDOS DE VIABILIDADE TÉCNICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA20_ID3413_14062020204036.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCEL RIBEIRO MENDONÇA" "autor_nome_curto" => "MARCEL RIBEIRO" "autor_email" => "marcel.ribeiro@ifce.edu.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "5f2304b76e0f8_30072020_143447.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67594 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 236 "inscrito_id" => 3413 "titulo" => "A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA AO SETOR PRODUTIVO: UM ESTUDO PRÁTICO SOBRE O COMPLEXO INDUSTRIAL E PORTUÁRIO DO PECÉM" "resumo" => "ESTE TRABALHO ANALISA UM CONJUNTO DE AÇÕES DE GESTÃO, DESENVOLVIDAS AO LONGO DE QUATRO ANOS DE IMPLANTAÇÃO DE UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE), NO COMPLEXO INDUSTRIAL E PORTUÁRIO DO PECÉM (CIPP). NO TRABALHO É FEITA UMA SÍNTESE QUALITATIVA DAS INFORMAÇÕES EXISTENTES EM UM ESTUDO SOCIOECONÔMICO PARA IMPLANTAÇÃO DE CURSOS, BEM COMO UMA ANÁLISE SOBRE A CONVERGÊNCIA DO ESTUDO AOS CURSOS EFETIVAMENTE IMPLANTADOS ENTRE 2016 E 2020. TAMBÉM É FEITA UMA ANÁLISE SOBRE A EMPREGABILIDADE DOS EGRESSOS, COM BASE NOS DADOS DE ENCAMINHAMENTO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES, ACUMULADOS PELO CAMPUS DURANTE O PERÍODO. O ESTUDO IDENTIFICOU DIVERSOS ELEMENTOS RELEVANTES PARA O PLANEJAMENTO DAS OFERTAS DE CURSOS, COMO A REDUZIDA OFERTA DE EPT NA REGIÃO, A PREFERÊNCIA DA POPULAÇÃO POR CURSOS DE NÍVEL TÉCNICO EM DETRIMENTO DOS DEMAIS, A INEXISTÊNCIA DE OFERTA DE CURSOS SUPERIORES PÚBLICOS PRESENCIAIS NOS MUNICÍPIOS, E AS ÁREAS DE MAIOR INTERESSE POR CURSOS TANTO DA POPULAÇÃO QUANTO DO SETOR PRODUTIVO. TAMBÉM SÃO APRESENTADOS ALGUNS DADOS DE EMPREGABILIDADE DOS ESTUDANTES, ONDE CONSTATA-SE QUE 78% DOS CONCLUDENTES INGRESSAM NO MUNDO DO TRABALHO DURANTE OU LOGO APÓS O CURSO. ENTRETANTO, OS INDICADORES DE EVASÃO AINDA SÃO REPRESENTATIVOS, O QUE SUSCITA DISCUSSÕES ACERCA DA EFETIVIDADE DESTE TIPO DE PROGRAMA NO CONTROLE DOS INDICADORES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO ESTUDANTIL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO DE TRABALHADORES, POTENCIALIDADES REGIONAIS, ESTUDOS DE VIABILIDADE TÉCNICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA20_ID3413_14062020204036.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCEL RIBEIRO MENDONÇA" "autor_nome_curto" => "MARCEL RIBEIRO" "autor_email" => "marcel.ribeiro@ifce.edu.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "5f2304b76e0f8_30072020_143447.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }