Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ACESSO E PERMANÊNCIA DE JOVENS POPULARES À UNIVERSIDADE: RELATOS DE DIFICULDADES

Palavra-chaves: UNIVERSIDADE, ACESSO, DIFICULDADES Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

ACESSO E PERMANÊNCIA DE JOVENS POPULARES À UNIVERSIDADE: RELATOS DE DIFICULDADES Resumo: A educação formal é um dos meios de desenvolvimento do ser humano, e, para muitos, se faz o único instrumento de superação da condição socioeconômica. Já há algumas décadas no contexto brasileiro, o diploma de conclusão de ensino médio, somente, não é suficiente para possibilitar ao sujeito o crescimento, inserção social e empregabilidade. O que torna a educação superior um nível de educação almejado e, ao mesmo tempo, necessário para uma vida profissional mais promissora. Assim, ao refletir sobre a educação pública do nosso país, é necessário questionar a preparação dos estudantes das classes populares para enfrentarem o processo seletivo de ingresso a esse nível de ensino. O que passa pela análise da história da educação que aponta para a exclusão desse público. Com isso, esse estudo tem como objetivo conhecer a história dos estudantes das camadas populares quanto ao seu acesso ao ensino superior; assim, pretende-se: compreender o processo de entrada dos estudantes das camadas populares; os passos considerados importantes para o acesso e permanência na universidade, as suas reações quando conseguiram a vaga, como também, as dificuldades nesse percurso da vida acadêmica. A pesquisa se classifica como qualitativa, desenvolvida a partir de relatos de histórias de vida. Os relatos foram adquiridos a partir de diários distribuídos a 2 alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí-Campus de Picos. Para embasar este estudo, alguns autores como Bourdieu (2002), Charlot (2011), Pavão (2002) e Zago (2006) foram consultados com o intuito de compreender as principais dificuldades encontradas por estes no processo de acesso e permanência no ensino superior. Com a análise dos dados, percebe-se que muitas são as dificuldades que esses jovens enfrentam, desde a luta pela vaga, a qual é vista como um “privilégio”, sendo que para alunos de escolas públicas ainda é um desafio devido ao baixo nível de ensino ao qual tiveram acesso em sua história de vida, até a permanência nesse meio, que se torna ainda mais complexa em decorrência das condições financeiras de suas famílias. Palavras-chave: Universidade, Acesso, Dificuldades.

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