GESTÃO ESCOLAR: PROCESSO DEMOCRÁTICO E PARTICIPATIVO NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68686 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 553 "inscrito_id" => 1593 "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR: PROCESSO DEMOCRÁTICO E PARTICIPATIVO NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO DISCUTE SOBRE A FUNÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR NA ATUAL CONJUNTURA, BUSCANDO REFLETIR O ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES DEMOCRÁTICAS NA ESCOLA, COMO TAMBÉM CONTEXTUALIZA DE FORMA CRÍTICA OS PRINCIPAIS PRINCÍPIOS NECESSÁRIOS PARA UMA GESTÃO PARTICIPATIVA. NESTE SENTIDO, A ABORDAGEM CORRESPONDE A UMA REFLEXÃO, RESULTADO DE UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA NO CONTEXTO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR COMO CO-RESPONSÁVEL PELA CONSTRUÇÃO EFETIVA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE E AUTÔNOMA MEDIANTE UMA AÇÃO SOCIALIZADORA E PARTICIPATIVA. PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO BUSCOU-SE UMA BASE TEÓRICA DE DIFERENTES AUTORES COMO GADOTTI (2001) SILVA (2007), LIBÂNEO (2008) E OUTROS PENSADORES QUE CONTRIBUÍRAM PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO REFERENTE O ASSUNTO MENCIONADO. PARA TANTO, USOU-SE COMO METODOLOGIA, PESQUISAS AS LEGISLAÇÕES EM VIGOR, COLETAS DE DADOS, COMO TAMBÉM TRABALHOS TEÓRICOS SOBRE A TEMÁTICA ABORDADA. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE A GESTÃO ESCOLAR É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO AUTÔNOMA DE TODOS OS ENVOLVIDOS COM A COMUNIDADE ESCOLAR; CONTRIBUI PARA O FORTALECIMENTO E DIRECIONAMENTO DA PRÁTICA PROFISSIONAL, A GERIR OS RECURSOS DA ESCOLA COM MAIS EFICÁCIA E PERMITE CONSTRUIR UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO E DE VIVÊNCIA DEMOCRÁTICA, BUSCANDO QUALIDADE NO ENSINO E SUCESSO ESCOLAR. PORTANTO, PRESSUPÕE-SE QUE O CONTEXTO APRESENTADO PODERÁ CONTRIBUIR PARA UM PROCESSO DE COMPOSIÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO COMPETENTE E COMPROMETIDA COM A SOCIEDADE" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de Educação" "palavra_chave" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA, AUTONOMIA E PARTICIPAÇÃO, ENSINO DE QUALIDADE, PERFIL DO GESTOR, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA21_ID1593_15082020141043.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ECIÔNE FÉLIX DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ECIÔNE FÉLIX" "autor_email" => "ecionefelix@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68686 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 553 "inscrito_id" => 1593 "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR: PROCESSO DEMOCRÁTICO E PARTICIPATIVO NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO DISCUTE SOBRE A FUNÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR NA ATUAL CONJUNTURA, BUSCANDO REFLETIR O ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES DEMOCRÁTICAS NA ESCOLA, COMO TAMBÉM CONTEXTUALIZA DE FORMA CRÍTICA OS PRINCIPAIS PRINCÍPIOS NECESSÁRIOS PARA UMA GESTÃO PARTICIPATIVA. NESTE SENTIDO, A ABORDAGEM CORRESPONDE A UMA REFLEXÃO, RESULTADO DE UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA NO CONTEXTO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR COMO CO-RESPONSÁVEL PELA CONSTRUÇÃO EFETIVA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE E AUTÔNOMA MEDIANTE UMA AÇÃO SOCIALIZADORA E PARTICIPATIVA. PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO BUSCOU-SE UMA BASE TEÓRICA DE DIFERENTES AUTORES COMO GADOTTI (2001) SILVA (2007), LIBÂNEO (2008) E OUTROS PENSADORES QUE CONTRIBUÍRAM PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO REFERENTE O ASSUNTO MENCIONADO. PARA TANTO, USOU-SE COMO METODOLOGIA, PESQUISAS AS LEGISLAÇÕES EM VIGOR, COLETAS DE DADOS, COMO TAMBÉM TRABALHOS TEÓRICOS SOBRE A TEMÁTICA ABORDADA. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE A GESTÃO ESCOLAR É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO AUTÔNOMA DE TODOS OS ENVOLVIDOS COM A COMUNIDADE ESCOLAR; CONTRIBUI PARA O FORTALECIMENTO E DIRECIONAMENTO DA PRÁTICA PROFISSIONAL, A GERIR OS RECURSOS DA ESCOLA COM MAIS EFICÁCIA E PERMITE CONSTRUIR UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO E DE VIVÊNCIA DEMOCRÁTICA, BUSCANDO QUALIDADE NO ENSINO E SUCESSO ESCOLAR. PORTANTO, PRESSUPÕE-SE QUE O CONTEXTO APRESENTADO PODERÁ CONTRIBUIR PARA UM PROCESSO DE COMPOSIÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO COMPETENTE E COMPROMETIDA COM A SOCIEDADE" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de Educação" "palavra_chave" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA, AUTONOMIA E PARTICIPAÇÃO, ENSINO DE QUALIDADE, PERFIL DO GESTOR, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA21_ID1593_15082020141043.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ECIÔNE FÉLIX DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ECIÔNE FÉLIX" "autor_email" => "ecionefelix@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }