SILVA, Sadart Vieira Da. A sequência argumentativa no gênero comentário de facebook. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/6847>. Acesso em: 27/11/2024 23:39
INTRDUÇÃO: O presente trabalho trata da construção de uma dissertação no Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – UFRN, sob a orientação da Profa. Dra. Alessandra Castilho Ferreira da Costa. Consiste na aplicação e descrição de uma proposta de intervenção para o ensino de leitura e escrita de um gênero textual, o comentário, caracterizado enquanto sequência argumentativa, produzido como discurso eletrônico na rede social Facebook, numa turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Parnamirim/RN. Os alunos já vivenciam a experiência de contato real com a escrita e a leitura dos textos que incidem na internet. Utilizam a internet e suas ferramentas não só para diversão, mas para troca de informações, opiniões e correspondência de textos. Entre os vários suportes tecnológicos, encontra-se o Facebook, que veicula uma diversidade de gêneros textuais, tais como: noticias enquetes, poesias, propagandas, debates e comentários postados nas páginas pessoais e de grupos. A escola deve estabelecer e conceber o processo de ensino-aprendizagem de forma mais atualizada e inserida na vivência real dos educandos, notadamente no ensino- produção-leitura de textos. Esse projeto procura, portanto, ampliar as habilidades de leitura, análise e produção de um gênero textual já por eles utilizado como uma introdução, em prática de escrita, aos gêneros argumentativos. Busca-se, neste sentido, oferecer uma abordagem do gênero textual e sua inserção em situações concretas e interativas, de modo a possibilitar a apreensão não somente dos aspectos linguísticos e estruturais, mas contextuais, necessários ao domínio da sequência argumentativa, sequência base que melhor constitui e constrói o comentário. OBJETIVOS: Com essa intervenção, espera-se não só abordar o ensino-aprendizagem do gênero textual selecionado, mas principalmente promover práticas de escrita da sequência argumentativa que possam contribuir para que os textos produzidos pelos alunos se mostrem mais produtivos, reflexivos e significativos.METODOLOGIA: A metodologia aplicada para esse estudo foi a elaboração de um projeto de classe com sequência didática que contemplem operações centrais de escrita e a análise da sequência argumentativa, a partir da escrita de comentários em grupo de discussão no Facebook. CONCLUSÃO: Esse projeto contempla a escrita já realizada pelos alunos do gênero comentário no Facebook, para, a partir dessa escrita, proporcionar reflexões e práticas da sequência argumentativa de forma a torná-la um processo que possa contribuir para o desenvolvimento das competências discursivas dos alunos.