Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO CRITICA-REFLEXIVA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA.

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, PRÁTICAS REFLEXIVAS Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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O presente trabalho tem por objetivo averiguar a formação de professores de ciência realizando uma análise na perspectiva crítica-reflexiva sobre a formação inicial e continuada, buscando assimilara teoria com a prática e refletindo sobre a ação aplicada. Os cursos de licenciaturas devem oferecer ferramentas na formação inicial que possibilite o profissional pensar sobre sua prática docente com caráter crítica-reflexiva. A formação inicial docente, apresenta-se como espaço adequado para o desenvolvimento da identidade profissional dos licenciandos bem como despertar uma atitude crítico-reflexiva sobre a prática pedagógica, uma vez que o pensamento crítico ocorre baseado em ações vividas ou conhecidas e que de certa forma origina um problema que necessita de solução. O pensamento reflexivo é resultado do esforço consciente e ao mesmo tempo voluntário dos professores que ao desenvolvê-lo, geram questionamento que por sua vez desencadeiam em ações realizadas a partir de investigações feitas com base no pensar e no refletir sobre a situação ou problema. O presente trabalho expõe dados que contribuem para a realização de observações no sentido de buscar compreender a forma pela qual está sendo tradada a temática formação de professores para o ensino de ciência, bem como possibilita averiguar em qual âmbito se trabalha a formação com caráter crítico-reflexivo sobre a prática docente, podendo ser atribuída tanto para a formação inicial quanto para a formação continuada, em níveis básicos e superiores envolvendo questões latentes no que diz respeito à formação para a educação. Dessa forma, o presente trabalho traz como questionamento chave a seguinte pergunta: o que apontam os trabalhos apresentados na IV edição do ENEBIO em relação à formação inicial e continuada na perspectiva crítica- reflexiva dos professores de ciências? 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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A discussão acerca da formação de professores de ciências nos dias atuais ocorre baseada em fatores que permeiam a realidade enfrentada por este profissional em seu exercício da profissão. O presente trabalho tem por objetivo averiguar a formação de professores de ciência realizando uma análise na perspectiva crítica-reflexiva sobre a formação inicial e continuada, buscando assimilara teoria com a prática e refletindo sobre a ação aplicada. Os cursos de licenciaturas devem oferecer ferramentas na formação inicial que possibilite o profissional pensar sobre sua prática docente com caráter crítica-reflexiva. A formação inicial docente, apresenta-se como espaço adequado para o desenvolvimento da identidade profissional dos licenciandos bem como despertar uma atitude crítico-reflexiva sobre a prática pedagógica, uma vez que o pensamento crítico ocorre baseado em ações vividas ou conhecidas e que de certa forma origina um problema que necessita de solução. O pensamento reflexivo é resultado do esforço consciente e ao mesmo tempo voluntário dos professores que ao desenvolvê-lo, geram questionamento que por sua vez desencadeiam em ações realizadas a partir de investigações feitas com base no pensar e no refletir sobre a situação ou problema. O presente trabalho expõe dados que contribuem para a realização de observações no sentido de buscar compreender a forma pela qual está sendo tradada a temática formação de professores para o ensino de ciência, bem como possibilita averiguar em qual âmbito se trabalha a formação com caráter crítico-reflexivo sobre a prática docente, podendo ser atribuída tanto para a formação inicial quanto para a formação continuada, em níveis básicos e superiores envolvendo questões latentes no que diz respeito à formação para a educação. Dessa forma, o presente trabalho traz como questionamento chave a seguinte pergunta: o que apontam os trabalhos apresentados na IV edição do ENEBIO em relação à formação inicial e continuada na perspectiva crítica- reflexiva dos professores de ciências? Com base no questionamento levantados a cima, a presente pesquisa visa averiguar a produção de materiais do eixo temático formação de professores da IV edição Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO).

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