BRANCO, Michel Alves. A educação ambiental no contexto dos parâmetros curriculares nacionais. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/6690>. Acesso em: 27/11/2024 23:40
O mundo vem passando por diversas transformações, tecnológicas, sociais, políticas, dentre outras. No contexto ambiental, inclui-se a preocupação com tais questões como pilar de sustentação para se trabalhar um desenvolvimento econômico pautado cada vez mais pelo respeito aos recursos naturais. Diversos eventos de cunho nacional e internacional contribuíram fortemente para que a Educação Ambiental atingisse a importância que se tem atualmente. Dentre os principais eventos que marcaram o despertas para as questões ambientais estão: Conferência de Estocolmo, Rio 92, Conferência de Tbilisi, e outras. Ao pensar em desenvolvimento sustentável, vê-se como alternativa principal, trabalhar a formação individual de todos aqueles que formam a sociedade, e tal formação não pode ser desenvolvida de uma hora para outra, e sim de uma forma gradativa. Neste sentido, procura-se trabalhar sob o aspecto da educação ambiental, questões relacionadas a formação cidadã sustentável como base para um pensamento individual e de respeito para com o meio ambiente. Ainda assim, é preciso destacar a saúde ambiental e poluição, como elementos essenciais para se trabalhar a educação ambiental, uma vez que ambas estão diretamente interligadas entre sim. Nesse aspecto, este trabalho pretende ilustrar a construção da educação ambiental, com base na elaboração de projetos políticos que visam a transversalidade do tema para ser trabalhado nas unidades de ensino, e sua relação direta com as questões referentes à saúde ambiental. À luz dessas perspectivas, surge a necessidade de investigação quanto ao cumprimento de todas as determinações que os eventos em prol do meio ambiente trouxeram para a realidade mundial, assim como também, o que estabelece os documentos oficiais relacionados à Educação Ambiental.