SÁ, Franklin Vieira De. A educação ambiental e a sua interdisciplinaridade. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/6687>. Acesso em: 27/11/2024 23:30
O presente artigo tem como objetivo mostrar métodos de como a Educação Ambiental (EA) se integra as outras disciplinas e evidenciar a importância da temática transversal como conteúdo chave de uma educação respaldada em ensinamentos de grande contribuição na formação do cidadão para os dias atuais. A EA é uma forma de construir em meio a sociedade, pessoas de senso crítico quanto ao uso dos recursos naturais e da percepção de cuidados com o planeta em prol de uma consciência verde e racional, que atue para o equilíbrio e sustentabilidade das populações que não enxergam um futuro limpo e honesto com os seres vivos e as fontes de riqueza naturais. Para tanto esta pesquisa se constitui de levantamentos teóricos de autores que discutem o tema em questão. Por conta do período de férias das escolas municipais em ocorrência na cidade, por isso optamos por um trabalho de caráter bibliográfico, a pesquisa foi desenvolvida em meio a uma abordagem qualitativa explicativa com uso de métodos que podem ser utilizados em sala de aula, utilizando livros que transcorrem o tema e os conhecimentos e ensinamentos de autores que trabalham o assunto. A promoção de um ensino voltado para as questões ambientais e o debate em sala de aula com os alunos juntamente com as outras matérias, promovem um desenvolvimento educacional tanto no ambiente escolar como social e consequentemente a consciência do uso dos recursos naturais com mais sensibilidade é um ponto objetivo e futuro que se pretende alcançar com os alunos, a ponto de os mesmos semear este ensinamento para suas comunidades e famílias, espalhando uma conscientização em virtude de uma boa ação para o mundo.