FORMAÇÃO DO PROFESSOR E O MAL ESTAR DOCENTE
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O TRABALHO DO PROFESSOR E A RELAÇÃO SAÚDE/DOENÇA, PASSO EM REVISTA O ESTADO DA ARTE QUE LIDA COM O REFERENCIAMENTO SOBRE O ESTRESSE, O SOFRIMENTO PSÍQUICO E O MAL-ESTAR DOCENTE COMO UM CONJUNTO DE ELEMENTOS RESULTANTES DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR. EVIDENCIAM-SE NO ESTADO DA ARTE QUE ARREGIMENTO, AS FRÁGEIS E COMPLICADAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DE UM LADO, E AS SUPER EXIGÊNCIAS QUE AS DEMANDAS POR EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS COLOCARAM PARA ESTES PROFISSIONAIS. UMA ESPÉCIE DE “CORDA ATADA ENTRE DOIS ABISMOS”. FALTA DE CONDIÇÕES PARA REALIZAR O SEU OFÍCIO, ASSOCIADO AO AUMENTO SIGNIFICATIVO DE ATIVIDADES PARA DAR CONTA DAS INTENSAS MUDANÇAS DO ATO DE EDUCAR NA CONTEMPORANEIDADE. 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A publicação está pautada na discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. <br />\r\n Os índices educacionais (brasileiros) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter as crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula, sem que seja criado um espaço de aprendizagem, implica somente numa presença física, onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. Neste cenário, destacam-se, ainda, os direcionamentos implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação.<br />\r\n A avaliação envolve os processos de ensino e aprendizagem na escola de educação básica, os parâmetros das avaliações em larga escala, o acesso ao ensino superior e a avaliação qualificada da pós-graduação direcionando a produção do conhecimento. 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