CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SUPERVISORES: UMA REVISÃO DE PUBLICAÇÕES ENTRE 2011 E 2019
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NOSSA ANÁLISE PARTIU DO PRESSUPOSTO DE QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA É CONDIÇÃO NECESSÁRIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO AO LONGO DO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA E ESTÁ RELACIONADA A UM CONJUNTO DE ATIVIDADES FORMATIVAS, NAS QUAIS OS PROFESSORES SE ENVOLVEM EM BUSCA DO SEU DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PESSOAL. OBSERVAMOS QUE A IMPORTÂNCIA DO PIBID VAI ALÉM DA FORMAÇÃO INICIAL, VISTO QUE O DIÁLOGO ENTRE LICENCIANDOS E PROFESSORES SUPERVISORES POSSIBILITA A ATUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS TEÓRICOS E DE MELHORIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DESTES ÚLTIMOS, PERMITINDO AINDA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE QUE REVERBERA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE E NA QUALIDADE DO ENSINO. EM SÍNTESE, O PIBID COMO UMA POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CUMPRE COM OS OBJETIVOS DE ESTIMULAR, INCENTIVAR E VALORIZAR ESSA FORMAÇÃO NO BRASIL SEJA DIRETAMENTE PARA FORMAÇÃO INICIAL E INDIRETAMENTE PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA." 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