Artigo Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

AS CONTRIBUIÇÕES DA OFICINA DE JOGOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA OS BOLSISTAS DO PIBID

Palavra-chaves: PIBID, JOGOS, BRINCADEIRAS, ENSINO DE MATEMÁTICA Pôster (PO) GT-11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica
"2019-11-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 64405
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 206
    "inscrito_id" => 475
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA OFICINA DE JOGOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA OS BOLSISTAS DO PIBID"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA APRESENTA A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS LÚDICOS (JOGOS) PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ENQUANTO ESTRATÉGIA ADOTADA PARA TORNAR MAIS SIGNIFICATIVAS E PRAZEROSAS AS AULAS DESSA DISCIPLINA. OS JOGOS PODEM SER PARA OS EDUCANDOS UM RECURSO FUNDAMENTAL PARA QUE PASSEM A ENTENDER E A UTILIZAR REGRAS QUE SER?O EMPREGADAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, DE MATEMÁTICA, NA APROPRIAÇÃO DOS DIFERENTES CONTEÚDOS, SUPERANDO A UTILIZAÇÃO DAS CANSATIVAS LISTAS DE EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO, CUJO OBJETIVO ? A SIMPLES MEMORIZAÇÃO DE FÓRMULAS E DADOS. COM NOSSO RELATO OBJETIVAMOS O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL REFLETIR SOBRE IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO COTIDIANO ESCOLAR, SENDO ESTA UMA FACILITADORA DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES, UMA VEZ QUE, O ENSINO ATRAVÉS DA LUDICIDADE VEM POSSIBILITANDO MEIOS PARA QUE AS CRIANÇAS E OS JOVENS CONSIGAM ROMPER COM ESSA VISÃO NEGATIVA QUE ELES TÊM COM RELAÇÃO AO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. SENDO UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, FORAM UTILIZADOS COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E A OBSERVAÇÃO. O ESTUDO TEVE COMO APORTE TEÓRICO TEXTOS DE AUTORES, TAIS COMO: PIAGET ((1994, 2009, 2013)); SMOLE; DINIZ; C?NDIDO (2007) E OS PAR?METROS CURRICULARES NACIONAIS DE MATEMÁTICA (1998). OS RESULTADOS APONTAM QUE A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS (JOGOS) MATEMÁTICOS MOSTROU-SE BASTANTE SATISFATÓRIA, UMA VEZ QUE POSSIBILITOU QUE MUITOS ALUNOS REALIZASSEM AS OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS COM MAIS SEGURANÇA E HABILIDADE. A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NA EDUCAÇÃO NÃO ? ALGO SOMENTE VI?VEL, MAS QUE TRAZ BONS RESULTADOS, PRINCIPALMENTE COMO UMA FORMA DE MELHORAR O RACIOC?NIO LÓGICO-MATEMÁTICO E O COMPORTAMENTO DOS ALUNOS, JÁ QUE ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DOS MESMOS, PODEMOS ENSINAR OS ALUNOS A RESPEITAREM AS CONDUTAS E AS NORMAS PRÉ-ESTABELECIDAS.\r\n
      \r\n
      PALAVRAS-CHAVE: PIBID, JOGOS, BRINCADEIRAS, ENSINO DE MATEMÁTICA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "PIBID, JOGOS, BRINCADEIRAS, ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA27_ID475_16102019212800.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KALINE XAVIER SILVA "
    "autor_nome_curto" => "KALINE XAVIER "
    "autor_email" => "kalinexs@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 64405
    "edicao_id" => 116
    "trabalho_id" => 206
    "inscrito_id" => 475
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA OFICINA DE JOGOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA OS BOLSISTAS DO PIBID"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA APRESENTA A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS LÚDICOS (JOGOS) PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ENQUANTO ESTRATÉGIA ADOTADA PARA TORNAR MAIS SIGNIFICATIVAS E PRAZEROSAS AS AULAS DESSA DISCIPLINA. OS JOGOS PODEM SER PARA OS EDUCANDOS UM RECURSO FUNDAMENTAL PARA QUE PASSEM A ENTENDER E A UTILIZAR REGRAS QUE SER?O EMPREGADAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, DE MATEMÁTICA, NA APROPRIAÇÃO DOS DIFERENTES CONTEÚDOS, SUPERANDO A UTILIZAÇÃO DAS CANSATIVAS LISTAS DE EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO, CUJO OBJETIVO ? A SIMPLES MEMORIZAÇÃO DE FÓRMULAS E DADOS. COM NOSSO RELATO OBJETIVAMOS O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL REFLETIR SOBRE IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO COTIDIANO ESCOLAR, SENDO ESTA UMA FACILITADORA DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES, UMA VEZ QUE, O ENSINO ATRAVÉS DA LUDICIDADE VEM POSSIBILITANDO MEIOS PARA QUE AS CRIANÇAS E OS JOVENS CONSIGAM ROMPER COM ESSA VISÃO NEGATIVA QUE ELES TÊM COM RELAÇÃO AO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. SENDO UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, FORAM UTILIZADOS COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E A OBSERVAÇÃO. O ESTUDO TEVE COMO APORTE TEÓRICO TEXTOS DE AUTORES, TAIS COMO: PIAGET ((1994, 2009, 2013)); SMOLE; DINIZ; C?NDIDO (2007) E OS PAR?METROS CURRICULARES NACIONAIS DE MATEMÁTICA (1998). OS RESULTADOS APONTAM QUE A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS (JOGOS) MATEMÁTICOS MOSTROU-SE BASTANTE SATISFATÓRIA, UMA VEZ QUE POSSIBILITOU QUE MUITOS ALUNOS REALIZASSEM AS OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS COM MAIS SEGURANÇA E HABILIDADE. A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NA EDUCAÇÃO NÃO ? ALGO SOMENTE VI?VEL, MAS QUE TRAZ BONS RESULTADOS, PRINCIPALMENTE COMO UMA FORMA DE MELHORAR O RACIOC?NIO LÓGICO-MATEMÁTICO E O COMPORTAMENTO DOS ALUNOS, JÁ QUE ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DOS MESMOS, PODEMOS ENSINAR OS ALUNOS A RESPEITAREM AS CONDUTAS E AS NORMAS PRÉ-ESTABELECIDAS.\r\n
      \r\n
      PALAVRAS-CHAVE: PIBID, JOGOS, BRINCADEIRAS, ENSINO DE MATEMÁTICA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-11 – O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "PIBID, JOGOS, BRINCADEIRAS, ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV134_MD4_SA27_ID475_16102019212800.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:54:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KALINE XAVIER SILVA "
    "autor_nome_curto" => "KALINE XAVIER "
    "autor_email" => "kalinexs@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enid---v-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & V Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a15c59f514_17022020012541.png"
    "edicao_capa" => "5f1854c45d3d4_22072020120124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-11-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2019

Resumo

RESUMO O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA APRESENTA A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS LÚDICOS (JOGOS) PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ENQUANTO ESTRATÉGIA ADOTADA PARA TORNAR MAIS SIGNIFICATIVAS E PRAZEROSAS AS AULAS DESSA DISCIPLINA. OS JOGOS PODEM SER PARA OS EDUCANDOS UM RECURSO FUNDAMENTAL PARA QUE PASSEM A ENTENDER E A UTILIZAR REGRAS QUE SER?O EMPREGADAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, DE MATEMÁTICA, NA APROPRIAÇÃO DOS DIFERENTES CONTEÚDOS, SUPERANDO A UTILIZAÇÃO DAS CANSATIVAS LISTAS DE EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO, CUJO OBJETIVO ? A SIMPLES MEMORIZAÇÃO DE FÓRMULAS E DADOS. COM NOSSO RELATO OBJETIVAMOS O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO GERAL REFLETIR SOBRE IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO COTIDIANO ESCOLAR, SENDO ESTA UMA FACILITADORA DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES, UMA VEZ QUE, O ENSINO ATRAVÉS DA LUDICIDADE VEM POSSIBILITANDO MEIOS PARA QUE AS CRIANÇAS E OS JOVENS CONSIGAM ROMPER COM ESSA VISÃO NEGATIVA QUE ELES TÊM COM RELAÇÃO AO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. SENDO UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, FORAM UTILIZADOS COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E A OBSERVAÇÃO. O ESTUDO TEVE COMO APORTE TEÓRICO TEXTOS DE AUTORES, TAIS COMO: PIAGET ((1994, 2009, 2013)); SMOLE; DINIZ; C?NDIDO (2007) E OS PAR?METROS CURRICULARES NACIONAIS DE MATEMÁTICA (1998). OS RESULTADOS APONTAM QUE A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS (JOGOS) MATEMÁTICOS MOSTROU-SE BASTANTE SATISFATÓRIA, UMA VEZ QUE POSSIBILITOU QUE MUITOS ALUNOS REALIZASSEM AS OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS COM MAIS SEGURANÇA E HABILIDADE. A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NA EDUCAÇÃO NÃO ? ALGO SOMENTE VI?VEL, MAS QUE TRAZ BONS RESULTADOS, PRINCIPALMENTE COMO UMA FORMA DE MELHORAR O RACIOC?NIO LÓGICO-MATEMÁTICO E O COMPORTAMENTO DOS ALUNOS, JÁ QUE ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DOS MESMOS, PODEMOS ENSINAR OS ALUNOS A RESPEITAREM AS CONDUTAS E AS NORMAS PRÉ-ESTABELECIDAS. PALAVRAS-CHAVE: PIBID, JOGOS, BRINCADEIRAS, ENSINO DE MATEMÁTICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.