“SE É PRA PASSAR, ENTÃO “DÁ": QUANDO NA AVALIAÇÃO SE CONFRONTAM AS RELAÇÕES DE GÊNERO
"2019-11-13 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64285 "edicao_id" => 115 "trabalho_id" => 314 "inscrito_id" => 1578 "titulo" => "“SE É PRA PASSAR, ENTÃO “DÁ": QUANDO NA AVALIAÇÃO SE CONFRONTAM AS RELAÇÕES DE GÊNERO" "resumo" => "ESTE ARTIGO TRAZ COMO PREOCUPAÇÃO CENTRAL A AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO E A CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO QUE SE INTERLAÇAM NESSE PROCESSO, PARTIMOS DO ENTENDIMENTO DE QUE AVALIAÇÃO É UM INSTRUMENTO IMPRESCINDÍVEL PARA COMPREENDER O DESENVOLVIMENTO DO(A) EDUCANDO(A) E TAMBÉM PARA REFLEXÃO E REDIRECIONAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. ESTE TRABALHO É FRUTO DO DESDOBRAMENTO PARCIAL DA PESQUISA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO GOIÁS, QUE INVESTIGA SOBRE A EDUCAÇÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO INTEGRADA. AS INSPIRAÇÕES PARA ESSE ESTUDO SURGEM A PARTIR DAS PRIMEIRAS LEITURAS DO REFERENCIAL TEÓRICO E DAS INQUIETAÇÕES LEVANTADAS NO MEU PROJETO DE PESQUISA SOBRE A QUESTÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO E DA DIVERSIDADE SEXUAL NO CAMPUS BURITICUPU DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO. NESTE TEXTO BUSCAMOS RESPONDER: QUE IMPLICAÇÕES EXISTEM NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO COM A RELAÇÃO DE GÊNERO? TRATA-SE DE UMA PESQUISA PARTICIPANTE, DE NATUREZA EXPLORATÓRIA EM QUE OPTAMOS POR GRUPOS FOCAIS COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS, SEGUIDO DA ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS A LUZ DO MÉTODO DIALÉTICO. REFLETINDO SOBRE OS PRIMEIROS ACHADOS NESSA INVESTIGAÇÃO PÔDE-SE PERCEBER QUE NESSA RELAÇÃO PEDAGÓGICA ENCONTRA-SE ENTRANHADO AS RELAÇÕES DESIGUAIS DE GÊNERO, ASSIM COMO OS DISCURSOS E POSTURAS MACHISTAS E HETEROXESSISTAS NO AMBIENTE ESCOLAR. NESSE CONTEXTO SÃO RECORRENTES AS EDUCANDAS SEREM CONFRONTADAS A TEREM VÍNCULOS COM ESSES DOCENTES PARA ALÉM DO ESTABELECIDO PEDAGOGICAMENTE E TAMBÉM OS CASOS DE ASSÉDIOS AOS EDUCANDOS(AS)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ST 12: GÊNEROS E SEXUALIDADES DENTROFORA DOS COTIDIANOS ESCOLARES: DISPUTAS, ATRAVESSAMENTOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV129_MD4_SA30_ID1578_16102019095844.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:16:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO NOGUEIRA DIAS" "autor_nome_curto" => "LEANDRO DIAS" "autor_email" => "leandro.dias@ifma.edu.br" "autor_ies" => "UNINTER" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais IV DESFAZENDO GÊNERO" "edicao_evento" => "Seminário Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2018" "edicao_logo" => "5e4991d7a5aed_16022020160247.png" "edicao_capa" => "5f18539444f1a_22072020115620.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-13 00:00:00" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64285 "edicao_id" => 115 "trabalho_id" => 314 "inscrito_id" => 1578 "titulo" => "“SE É PRA PASSAR, ENTÃO “DÁ": QUANDO NA AVALIAÇÃO SE CONFRONTAM AS RELAÇÕES DE GÊNERO" "resumo" => "ESTE ARTIGO TRAZ COMO PREOCUPAÇÃO CENTRAL A AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO E A CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO QUE SE INTERLAÇAM NESSE PROCESSO, PARTIMOS DO ENTENDIMENTO DE QUE AVALIAÇÃO É UM INSTRUMENTO IMPRESCINDÍVEL PARA COMPREENDER O DESENVOLVIMENTO DO(A) EDUCANDO(A) E TAMBÉM PARA REFLEXÃO E REDIRECIONAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. ESTE TRABALHO É FRUTO DO DESDOBRAMENTO PARCIAL DA PESQUISA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO GOIÁS, QUE INVESTIGA SOBRE A EDUCAÇÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO INTEGRADA. AS INSPIRAÇÕES PARA ESSE ESTUDO SURGEM A PARTIR DAS PRIMEIRAS LEITURAS DO REFERENCIAL TEÓRICO E DAS INQUIETAÇÕES LEVANTADAS NO MEU PROJETO DE PESQUISA SOBRE A QUESTÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO E DA DIVERSIDADE SEXUAL NO CAMPUS BURITICUPU DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO. NESTE TEXTO BUSCAMOS RESPONDER: QUE IMPLICAÇÕES EXISTEM NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO COM A RELAÇÃO DE GÊNERO? TRATA-SE DE UMA PESQUISA PARTICIPANTE, DE NATUREZA EXPLORATÓRIA EM QUE OPTAMOS POR GRUPOS FOCAIS COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS, SEGUIDO DA ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS A LUZ DO MÉTODO DIALÉTICO. REFLETINDO SOBRE OS PRIMEIROS ACHADOS NESSA INVESTIGAÇÃO PÔDE-SE PERCEBER QUE NESSA RELAÇÃO PEDAGÓGICA ENCONTRA-SE ENTRANHADO AS RELAÇÕES DESIGUAIS DE GÊNERO, ASSIM COMO OS DISCURSOS E POSTURAS MACHISTAS E HETEROXESSISTAS NO AMBIENTE ESCOLAR. NESSE CONTEXTO SÃO RECORRENTES AS EDUCANDAS SEREM CONFRONTADAS A TEREM VÍNCULOS COM ESSES DOCENTES PARA ALÉM DO ESTABELECIDO PEDAGOGICAMENTE E TAMBÉM OS CASOS DE ASSÉDIOS AOS EDUCANDOS(AS)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ST 12: GÊNEROS E SEXUALIDADES DENTROFORA DOS COTIDIANOS ESCOLARES: DISPUTAS, ATRAVESSAMENTOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV129_MD4_SA30_ID1578_16102019095844.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:54:00" "updated_at" => "2020-06-10 12:16:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO NOGUEIRA DIAS" "autor_nome_curto" => "LEANDRO DIAS" "autor_email" => "leandro.dias@ifma.edu.br" "autor_ies" => "UNINTER" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais IV DESFAZENDO GÊNERO" "edicao_evento" => "Seminário Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2018" "edicao_logo" => "5e4991d7a5aed_16022020160247.png" "edicao_capa" => "5f18539444f1a_22072020115620.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-13 00:00:00" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }