COMPREENSÃO SOBRE GÊNERO DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IF SERTÃO – CAMPUS PETROLINA
"2019-11-13 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 64060 "edicao_id" => 115 "trabalho_id" => 180 "inscrito_id" => 1210 "titulo" => "COMPREENSÃO SOBRE GÊNERO DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IF SERTÃO – CAMPUS PETROLINA" "resumo" => "ESTE TRABALHO ANALISA O NÍVEL DE CONHECIMENTO DAS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO, CAMPUS PETROLINA, ACERCA DA DIVERSIDADE DE GÊNERO, COM O OBJETIVO DE PROMOVER A INCLUSÃO DE PESSOAS TRANSGÊNERO EM POLOS SOCIAIS, COMO A ESCOLA, POIS EMBORA A CONQUISTA POR DIREITOS LGBT+ (LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS E TRANSGÊNEROS) TENHA AVANÇADO EM DIVERSOS PAÍSES AO LONGO DOS ANOS, É POSSÍVEL NOTAR QUE PESSOAS TRANSGÊNERO CONTINUAM SENDO INVISIBILIZADAS E SEM ACESSO A DIREITOS BÁSICOS ASSEGURADOS A PESSOAS CISGÊNERO. A PESQUISA FOI ESTRUTURADA PARA SE OBTER DADOS NUMÉRICOS, SE CLASSIFICANDO COMO QUANTITATIVA. INICIOU-SE COM EXPLORAÇÃO DA LITERATURA CIENTÍFICA SOBRE O TEMA E EM SEGUIDA HOUVE A EXIBIÇÃO DE UM DOCUMENTÁRIO PARA OS PARTICIPANTES E A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO. AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS EM UMA SALA DE AULA DO INSTITUTO, ABORDANDO ESPECIFICAMENTE ALUNOS DO PRIMEIRO PERÍODO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA. CONCLUIU-SE QUE, EMBORA OS PARTICIPANTES SE INTERESSEM POR COMPREENDER O TEMA, HÁ POUCAS ABORDAGENS AO LONGO DE SUA FORMAÇÃO QUE OS FAÇAM DESCONSTRUIR CONCEITOS TRANSFÓBICOS. COMPROMETE-SE A EXECUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO QUE RESPEITE TODOS OS GÊNEROS E GARANTA A INCLUSÃO DA PESSOA TRANSGÊNERO EM SALA DE AULA. RESSALTA-SE AINDA QUE EM ALGUNS MOMENTOS DA PESQUISA, OS ALUNOS REPRODUZEM TAMBÉM CONCEITOS ERRÔNEOS E LIGADOS AO SENSO COMUM, O QUE REVELA A NECESSIDADE DE UMA ATENÇÃO DA COMUNIDADE CIENTÍFICA A RESPEITO DA INSERÇÃO DE ALUNO TRANSGÊNERO EM ESPAÇOS SOCIAIS E SOBRETUDO NO AMBIENTE ESCOLAR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ST 12: GÊNEROS E SEXUALIDADES DENTROFORA DOS COTIDIANOS ESCOLARES: DISPUTAS, ATRAVESSAMENTOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "TRANSGENERIDADE, DIVERSIDADE DE GÊNERO, EDUCAÇÃO, ENSINO INCLUSIVO, ENSINO INCLUSIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV129_MD4_SA30_ID1210_22082019222522.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:59" "updated_at" => "2020-06-10 12:16:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PATRICIA FARIAS BORGES" "autor_nome_curto" => "ANA PATRICIA" "autor_email" => "anapatriciaborges9@outloo" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO?" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais IV DESFAZENDO GÊNERO" "edicao_evento" => "Seminário Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2018" "edicao_logo" => "5e4991d7a5aed_16022020160247.png" "edicao_capa" => "5f18539444f1a_22072020115620.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-13 00:00:00" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 64060 "edicao_id" => 115 "trabalho_id" => 180 "inscrito_id" => 1210 "titulo" => "COMPREENSÃO SOBRE GÊNERO DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IF SERTÃO – CAMPUS PETROLINA" "resumo" => "ESTE TRABALHO ANALISA O NÍVEL DE CONHECIMENTO DAS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO, CAMPUS PETROLINA, ACERCA DA DIVERSIDADE DE GÊNERO, COM O OBJETIVO DE PROMOVER A INCLUSÃO DE PESSOAS TRANSGÊNERO EM POLOS SOCIAIS, COMO A ESCOLA, POIS EMBORA A CONQUISTA POR DIREITOS LGBT+ (LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS E TRANSGÊNEROS) TENHA AVANÇADO EM DIVERSOS PAÍSES AO LONGO DOS ANOS, É POSSÍVEL NOTAR QUE PESSOAS TRANSGÊNERO CONTINUAM SENDO INVISIBILIZADAS E SEM ACESSO A DIREITOS BÁSICOS ASSEGURADOS A PESSOAS CISGÊNERO. A PESQUISA FOI ESTRUTURADA PARA SE OBTER DADOS NUMÉRICOS, SE CLASSIFICANDO COMO QUANTITATIVA. INICIOU-SE COM EXPLORAÇÃO DA LITERATURA CIENTÍFICA SOBRE O TEMA E EM SEGUIDA HOUVE A EXIBIÇÃO DE UM DOCUMENTÁRIO PARA OS PARTICIPANTES E A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO. AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS EM UMA SALA DE AULA DO INSTITUTO, ABORDANDO ESPECIFICAMENTE ALUNOS DO PRIMEIRO PERÍODO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA. CONCLUIU-SE QUE, EMBORA OS PARTICIPANTES SE INTERESSEM POR COMPREENDER O TEMA, HÁ POUCAS ABORDAGENS AO LONGO DE SUA FORMAÇÃO QUE OS FAÇAM DESCONSTRUIR CONCEITOS TRANSFÓBICOS. COMPROMETE-SE A EXECUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO QUE RESPEITE TODOS OS GÊNEROS E GARANTA A INCLUSÃO DA PESSOA TRANSGÊNERO EM SALA DE AULA. RESSALTA-SE AINDA QUE EM ALGUNS MOMENTOS DA PESQUISA, OS ALUNOS REPRODUZEM TAMBÉM CONCEITOS ERRÔNEOS E LIGADOS AO SENSO COMUM, O QUE REVELA A NECESSIDADE DE UMA ATENÇÃO DA COMUNIDADE CIENTÍFICA A RESPEITO DA INSERÇÃO DE ALUNO TRANSGÊNERO EM ESPAÇOS SOCIAIS E SOBRETUDO NO AMBIENTE ESCOLAR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ST 12: GÊNEROS E SEXUALIDADES DENTROFORA DOS COTIDIANOS ESCOLARES: DISPUTAS, ATRAVESSAMENTOS E PRÁTICAS" "palavra_chave" => "TRANSGENERIDADE, DIVERSIDADE DE GÊNERO, EDUCAÇÃO, ENSINO INCLUSIVO, ENSINO INCLUSIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV129_MD4_SA30_ID1210_22082019222522.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:59" "updated_at" => "2020-06-10 12:16:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PATRICIA FARIAS BORGES" "autor_nome_curto" => "ANA PATRICIA" "autor_email" => "anapatriciaborges9@outloo" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO?" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais IV DESFAZENDO GÊNERO" "edicao_evento" => "Seminário Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2018" "edicao_logo" => "5e4991d7a5aed_16022020160247.png" "edicao_capa" => "5f18539444f1a_22072020115620.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-13 00:00:00" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }