USANDO O KAHOOT! PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS
"2019-11-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 63950 "edicao_id" => 114 "trabalho_id" => 827 "inscrito_id" => 1520 "titulo" => "USANDO O KAHOOT! PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS" "resumo" => "OS ANIMAIS INVERTEBRADOS CONSTITUEM MAIS DE 95% DAS ESPÉCIES DE ANIMAIS ENCONTRADAS EM DIVERSOS AMBIENTES, PORTANTO É IMPORTANTE ESTUDAR SOBRE ELES, CONHECÊ-LOS PARA GARANTIR SUA SOBREVIVÊNCIA E PROTEGÊ-LOS; ENTRETANTO, O ESTUDO DESSES ANIMAIS É, NA MAIORIA DAS VEZES, DESMOTIVADOR E CANSATIVO, FAZENDO COM QUE O ALUNO PERCA O INTERESSE. PARA REVERTER TAL SITUAÇÃO, O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO UTILIZAR A FERRAMENTA KAHOOT! PARA FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ACERCA DOS ANIMAIS INVERTEBRADOS E INSTIGAR O INTERESSE DOS ALUNOS PARA COM ESSE CONTEÚDO. ESTE ARTIGO TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA QUE FOI REALIZADA ATRAVÉS DE OBSERVAÇÕES DURANTE UMA ATIVIDADE LÚDICA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE UMA ESCOLA PÚBLICA DURANTE A REGÊNCIA DE AULAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FINANCIADO PELA CAPES; OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM SATISFATÓRIOS – TANTO PARA A DINÂMICA EM SALA DE AULA, QUANTO PARA A MAIOR INTERAÇÃO DOS ALUNOS PARA COM O TEMA, POIS DURANTE APLICAÇÃO DO SOFTWARE KAHOOT! FOI OBSERVADO QUE SEU USO POSSIBILITA CONDIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE ALGUMAS HABILIDADES IMPORTANTES, COMO MOTIVAÇÃO, MELHORIA DO RACIOCÍNIO LÓGICO E CONCENTRAÇÃO DURANTE DAS AULAS, VISTO QUE, COM ESSE JOGO OS ALUNOS APRENDEM DE FORMA DESCONTRAÍDA E DIVERTIDA, ALÉM DO MAIS, O KAHOOT! PODE SER USADO DE MUITAS MANEIRAS, TUDO VAI DEPENDER DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS PROPOSTOS PELO PROFESSOR. PORTANTO, PODE-SE AFIRMAR QUE HÁ MAIOR EMPENHO PELAS AULAS, POR PARTE DOS ALUNOS, QUANDO O PROFESSOR FAZ USO DE METODOLOGIAS DIFERENTES, COMO O USO DE JOGOS, POR EXEMPLO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07: Educação e Comunicação" "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, KAHOOT!, ENSINO DE CIÊNCIAS, ANIMAIS INVERTEBRADOS, ANIMAIS INVERTEBRADOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV133_MD1_SA41_ID1520_07112019115150.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:59" "updated_at" => "2020-06-10 11:45:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA SILVA BARBOZA" "autor_nome_curto" => "RAFAELA BARBOZA" "autor_email" => "rafaelabarboza1234@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conimas-e-iii-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIMAS e III CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conimas-e-conidis/2019" "edicao_logo" => "5e4a0ac95979e_17022020003849.png" "edicao_capa" => "5f184b3570210_22072020112037.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-20 00:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 63950 "edicao_id" => 114 "trabalho_id" => 827 "inscrito_id" => 1520 "titulo" => "USANDO O KAHOOT! PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS" "resumo" => "OS ANIMAIS INVERTEBRADOS CONSTITUEM MAIS DE 95% DAS ESPÉCIES DE ANIMAIS ENCONTRADAS EM DIVERSOS AMBIENTES, PORTANTO É IMPORTANTE ESTUDAR SOBRE ELES, CONHECÊ-LOS PARA GARANTIR SUA SOBREVIVÊNCIA E PROTEGÊ-LOS; ENTRETANTO, O ESTUDO DESSES ANIMAIS É, NA MAIORIA DAS VEZES, DESMOTIVADOR E CANSATIVO, FAZENDO COM QUE O ALUNO PERCA O INTERESSE. PARA REVERTER TAL SITUAÇÃO, O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO UTILIZAR A FERRAMENTA KAHOOT! PARA FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ACERCA DOS ANIMAIS INVERTEBRADOS E INSTIGAR O INTERESSE DOS ALUNOS PARA COM ESSE CONTEÚDO. ESTE ARTIGO TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA QUE FOI REALIZADA ATRAVÉS DE OBSERVAÇÕES DURANTE UMA ATIVIDADE LÚDICA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II DE UMA ESCOLA PÚBLICA DURANTE A REGÊNCIA DE AULAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FINANCIADO PELA CAPES; OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM SATISFATÓRIOS – TANTO PARA A DINÂMICA EM SALA DE AULA, QUANTO PARA A MAIOR INTERAÇÃO DOS ALUNOS PARA COM O TEMA, POIS DURANTE APLICAÇÃO DO SOFTWARE KAHOOT! FOI OBSERVADO QUE SEU USO POSSIBILITA CONDIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE ALGUMAS HABILIDADES IMPORTANTES, COMO MOTIVAÇÃO, MELHORIA DO RACIOCÍNIO LÓGICO E CONCENTRAÇÃO DURANTE DAS AULAS, VISTO QUE, COM ESSE JOGO OS ALUNOS APRENDEM DE FORMA DESCONTRAÍDA E DIVERTIDA, ALÉM DO MAIS, O KAHOOT! PODE SER USADO DE MUITAS MANEIRAS, TUDO VAI DEPENDER DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS PROPOSTOS PELO PROFESSOR. PORTANTO, PODE-SE AFIRMAR QUE HÁ MAIOR EMPENHO PELAS AULAS, POR PARTE DOS ALUNOS, QUANDO O PROFESSOR FAZ USO DE METODOLOGIAS DIFERENTES, COMO O USO DE JOGOS, POR EXEMPLO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07: Educação e Comunicação" "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, KAHOOT!, ENSINO DE CIÊNCIAS, ANIMAIS INVERTEBRADOS, ANIMAIS INVERTEBRADOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV133_MD1_SA41_ID1520_07112019115150.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:59" "updated_at" => "2020-06-10 11:45:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA SILVA BARBOZA" "autor_nome_curto" => "RAFAELA BARBOZA" "autor_email" => "rafaelabarboza1234@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conimas-e-iii-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIMAS e III CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conimas-e-conidis/2019" "edicao_logo" => "5e4a0ac95979e_17022020003849.png" "edicao_capa" => "5f184b3570210_22072020112037.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-11-20 00:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }