Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUE TIPO DE PROFESSOR EU QUERO SER? PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE A PROFISSÃO.

Palavra-chaves: IDENTIDADE PROFISSIONAL, DOCÊNCIA, FORMAÇÃO, SABERES DOCENTES Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62346
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4013
    "inscrito_id" => 2833
    "titulo" => "QUE TIPO DE PROFESSOR EU QUERO SER? PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE A PROFISSÃO."
    "resumo" => "A PROFISSÃO DO PROFESSOR DEMANDA MUITAS RESPONSABILIDADES E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL (IP) É ALGO QUE ESTÁ EM CONSTANTE MUDANÇA AO LONGO DA VIDA DESSE PROFISSIONAL. A FORMAÇÃO DA IP ESTÁ CONECTADA ÀS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS PELOS PROFISSIONAIS ANTES E CONTINUAMENTE DURANTE O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO. NESSE SENTIDO, A CONSTRUÇÃO DA IP É INTRÍNSECA AO PRÓPRIO INDIVÍDUO E ACOMPANHADA PELA CONSOLIDAÇÃO DOS SABERES DOCENTES. NESTA PERSPECTIVA, ESSE ARTIGO TRATA DE UM ESTUDO SOBRE AS PERCEPÇÕES DOCENTES QUE ESTÃO SENDO CONSTRUÍDAS PELOS ALUNOS DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ACERCA DE SUA IP. PARA TANTO, FOI FEITA UMA PESQUISA COM A APLICAÇÃO DA QUESTÃO “QUE TIPO DE PROFESSOR EU QUERO SER?” E POSTERIORMENTE AS RESPOSTAS FORAM ANÁLISADAS POR MEIO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO, AFIM DE COMPREENDER COMO OS ALUNOS DE LICENCIATURA VEEM O PAPEL DO PROFESSOR DENTRO DE SALA E, DE QUE FORMA ISSO REFLETE NA CONSTRUÇÃO DA SUA IP. ALÉM DISSO, FOI POSSÍVEL DISCUTIR ALGUMAS ASSUNTOS LEVANTADOS COMO: AFETIVIDADE E RELACIONAMENTO PROFESSOR-ALUNOS, USO DE NOVOS MATERIAIS E METODOS DIDÁTICOS, ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E DO PENSAMENTO CRÍTICO DO ALUNO E O COMPROMISSO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. A DISCUSSÃO DESSES TEMAS É IMPORTANTE PARA QUE OS ALUNOS DE LICENCIATURA POSSAM REFLETIR SOBRE A DOCÊNCIA, O TIPO DE PROFISSIONAL QUE ELES ALMEJAM SER, E A PARTIR DISSO, SEGUIREM EM BUSCA DAS MELHORES FORMAS DE DIRECIONAR SUA FORMAÇÃO  PARA ALCANÇAR UMA IP PRÓXIMA COM O PROFISSIONAL QUE ELES DESEJAM SER."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "IDENTIDADE PROFISSIONAL, DOCÊNCIA, FORMAÇÃO, SABERES DOCENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID2833_25092019214620.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETÍCIA DE CASTRO VIANA"
    "autor_nome_curto" => "LETÍCIA VIANA"
    "autor_email" => "leticia-castrov@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62346
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4013
    "inscrito_id" => 2833
    "titulo" => "QUE TIPO DE PROFESSOR EU QUERO SER? PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE A PROFISSÃO."
    "resumo" => "A PROFISSÃO DO PROFESSOR DEMANDA MUITAS RESPONSABILIDADES E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL (IP) É ALGO QUE ESTÁ EM CONSTANTE MUDANÇA AO LONGO DA VIDA DESSE PROFISSIONAL. A FORMAÇÃO DA IP ESTÁ CONECTADA ÀS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS PELOS PROFISSIONAIS ANTES E CONTINUAMENTE DURANTE O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO. NESSE SENTIDO, A CONSTRUÇÃO DA IP É INTRÍNSECA AO PRÓPRIO INDIVÍDUO E ACOMPANHADA PELA CONSOLIDAÇÃO DOS SABERES DOCENTES. NESTA PERSPECTIVA, ESSE ARTIGO TRATA DE UM ESTUDO SOBRE AS PERCEPÇÕES DOCENTES QUE ESTÃO SENDO CONSTRUÍDAS PELOS ALUNOS DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ACERCA DE SUA IP. PARA TANTO, FOI FEITA UMA PESQUISA COM A APLICAÇÃO DA QUESTÃO “QUE TIPO DE PROFESSOR EU QUERO SER?” E POSTERIORMENTE AS RESPOSTAS FORAM ANÁLISADAS POR MEIO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO, AFIM DE COMPREENDER COMO OS ALUNOS DE LICENCIATURA VEEM O PAPEL DO PROFESSOR DENTRO DE SALA E, DE QUE FORMA ISSO REFLETE NA CONSTRUÇÃO DA SUA IP. ALÉM DISSO, FOI POSSÍVEL DISCUTIR ALGUMAS ASSUNTOS LEVANTADOS COMO: AFETIVIDADE E RELACIONAMENTO PROFESSOR-ALUNOS, USO DE NOVOS MATERIAIS E METODOS DIDÁTICOS, ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E DO PENSAMENTO CRÍTICO DO ALUNO E O COMPROMISSO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. A DISCUSSÃO DESSES TEMAS É IMPORTANTE PARA QUE OS ALUNOS DE LICENCIATURA POSSAM REFLETIR SOBRE A DOCÊNCIA, O TIPO DE PROFISSIONAL QUE ELES ALMEJAM SER, E A PARTIR DISSO, SEGUIREM EM BUSCA DAS MELHORES FORMAS DE DIRECIONAR SUA FORMAÇÃO  PARA ALCANÇAR UMA IP PRÓXIMA COM O PROFISSIONAL QUE ELES DESEJAM SER."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "IDENTIDADE PROFISSIONAL, DOCÊNCIA, FORMAÇÃO, SABERES DOCENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID2833_25092019214620.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETÍCIA DE CASTRO VIANA"
    "autor_nome_curto" => "LETÍCIA VIANA"
    "autor_email" => "leticia-castrov@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A PROFISSÃO DO PROFESSOR DEMANDA MUITAS RESPONSABILIDADES E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL (IP) É ALGO QUE ESTÁ EM CONSTANTE MUDANÇA AO LONGO DA VIDA DESSE PROFISSIONAL. A FORMAÇÃO DA IP ESTÁ CONECTADA ÀS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS PELOS PROFISSIONAIS ANTES E CONTINUAMENTE DURANTE O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO. NESSE SENTIDO, A CONSTRUÇÃO DA IP É INTRÍNSECA AO PRÓPRIO INDIVÍDUO E ACOMPANHADA PELA CONSOLIDAÇÃO DOS SABERES DOCENTES. NESTA PERSPECTIVA, ESSE ARTIGO TRATA DE UM ESTUDO SOBRE AS PERCEPÇÕES DOCENTES QUE ESTÃO SENDO CONSTRUÍDAS PELOS ALUNOS DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ACERCA DE SUA IP. PARA TANTO, FOI FEITA UMA PESQUISA COM A APLICAÇÃO DA QUESTÃO “QUE TIPO DE PROFESSOR EU QUERO SER?” E POSTERIORMENTE AS RESPOSTAS FORAM ANÁLISADAS POR MEIO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO, AFIM DE COMPREENDER COMO OS ALUNOS DE LICENCIATURA VEEM O PAPEL DO PROFESSOR DENTRO DE SALA E, DE QUE FORMA ISSO REFLETE NA CONSTRUÇÃO DA SUA IP. ALÉM DISSO, FOI POSSÍVEL DISCUTIR ALGUMAS ASSUNTOS LEVANTADOS COMO: AFETIVIDADE E RELACIONAMENTO PROFESSOR-ALUNOS, USO DE NOVOS MATERIAIS E METODOS DIDÁTICOS, ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E DO PENSAMENTO CRÍTICO DO ALUNO E O COMPROMISSO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. A DISCUSSÃO DESSES TEMAS É IMPORTANTE PARA QUE OS ALUNOS DE LICENCIATURA POSSAM REFLETIR SOBRE A DOCÊNCIA, O TIPO DE PROFISSIONAL QUE ELES ALMEJAM SER, E A PARTIR DISSO, SEGUIREM EM BUSCA DAS MELHORES FORMAS DE DIRECIONAR SUA FORMAÇÃO PARA ALCANÇAR UMA IP PRÓXIMA COM O PROFISSIONAL QUE ELES DESEJAM SER.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.