Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO DE JOVENS E ADULTOS MEDIANTE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA CONSISTENTE

Palavra-chaves: PRÁTICA PEDAGÓGICA, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6179
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 169
    "inscrito_id" => 777
    "titulo" => "A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO DE JOVENS E ADULTOS MEDIANTE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA CONSISTENTE"
    "resumo" => "O presente artigo faz a análise dos resultados de uma pesquisa referente ao processo de alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública na cidade de Parnaíba-PI. Por isso o objetivo geral foi analisar a prática pedagógica do professor no processo de alfabetização e letramento. E os objetivos específicos são: reconhecer a importância da leitura e da escrita; verificar as metodologias utilizadas e identificar os problemas que interferem nesse processo. A pesquisa foi fundamentada em alguns autores como Pinto (1991); Soares (1998); Freire (2001); Tfouni (2002), entre outros. Optamos pela abordagem qualitativa e o estudo de caso, com base em André (2005), Bogdan e Biklen (1994). Os resultados revelam que a prática pedagógica da professora tem contribuído eficazmente para alfabetizar e letrar os alunos. Por isso é preciso que o docente crie atividades que estimulem os discentes a ler e a produzir diferentes textos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_05_2014_00_39_10_idinscrito_777_f5022e87eaa736d76c9d07d4d66db70f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAMARES ARAÚJO TELES"
    "autor_nome_curto" => "DAMARES"
    "autor_email" => "damares.teless@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6179
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 169
    "inscrito_id" => 777
    "titulo" => "A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO DE JOVENS E ADULTOS MEDIANTE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA CONSISTENTE"
    "resumo" => "O presente artigo faz a análise dos resultados de uma pesquisa referente ao processo de alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública na cidade de Parnaíba-PI. Por isso o objetivo geral foi analisar a prática pedagógica do professor no processo de alfabetização e letramento. E os objetivos específicos são: reconhecer a importância da leitura e da escrita; verificar as metodologias utilizadas e identificar os problemas que interferem nesse processo. A pesquisa foi fundamentada em alguns autores como Pinto (1991); Soares (1998); Freire (2001); Tfouni (2002), entre outros. Optamos pela abordagem qualitativa e o estudo de caso, com base em André (2005), Bogdan e Biklen (1994). Os resultados revelam que a prática pedagógica da professora tem contribuído eficazmente para alfabetizar e letrar os alunos. Por isso é preciso que o docente crie atividades que estimulem os discentes a ler e a produzir diferentes textos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_05_2014_00_39_10_idinscrito_777_f5022e87eaa736d76c9d07d4d66db70f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAMARES ARAÚJO TELES"
    "autor_nome_curto" => "DAMARES"
    "autor_email" => "damares.teless@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

O presente artigo faz a análise dos resultados de uma pesquisa referente ao processo de alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública na cidade de Parnaíba-PI. Por isso o objetivo geral foi analisar a prática pedagógica do professor no processo de alfabetização e letramento. E os objetivos específicos são: reconhecer a importância da leitura e da escrita; verificar as metodologias utilizadas e identificar os problemas que interferem nesse processo. A pesquisa foi fundamentada em alguns autores como Pinto (1991); Soares (1998); Freire (2001); Tfouni (2002), entre outros. Optamos pela abordagem qualitativa e o estudo de caso, com base em André (2005), Bogdan e Biklen (1994). Os resultados revelam que a prática pedagógica da professora tem contribuído eficazmente para alfabetizar e letrar os alunos. Por isso é preciso que o docente crie atividades que estimulem os discentes a ler e a produzir diferentes textos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.