IDENTIDADES E ESTEREÓTIPOS EM “LOS COLORES” DE NUNILA LOPÉZ SALAMERO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA.
"2014-08-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 5957 "edicao_id" => 19 "trabalho_id" => 154 "inscrito_id" => 449 "titulo" => "IDENTIDADES E ESTEREÓTIPOS EM “LOS COLORES” DE NUNILA LOPÉZ SALAMERO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA." "resumo" => "Neste artigo, propomo-nos a realizar, à luz da Análise do Discurso de Linha Francesa e dos Estudos Culturais, uma leitura discursiva do conto infantil “Los colores” de Nunila Lopéz Salamero. Para tanto, identificaremos qual(is) a(s) “vontades de verdade” relacionada(s) as relações de gênero presente(s) no conto, bem como qual(is) a(s) identidade(s) e estereótipo(s) de gênero apresentada(s). Partindo-se dos conceitos de identidade, estereótipo e de “vontades de verdade”, podemos afirmar que no conto, o sujeito-mulher representado pelo rosa é identificado como a cor proibida de pensar e decidir, enquanto o sujeito-homem, representando pelo azul é identificado como a cor proibida de chorar e sentir medo. A cor lilás representa a união das forças entre homens e mulheres em busca da igualdade de gêneros em nossa sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-15: Literatura e estudos de gênero: Reflexões de (e para) a sala de aula" "palavra_chave" => "GÊNERO, IDENTIDADE, ESTEREÓTIPOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_05_2014_08_35_09_idinscrito_449_e2ba440113370b2e32806adfd3144ae2.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÂNGELA PAULA NUNES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ÂNGELA" "autor_email" => "paulanunesf@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlije" "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE" "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014" "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg" "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 5957 "edicao_id" => 19 "trabalho_id" => 154 "inscrito_id" => 449 "titulo" => "IDENTIDADES E ESTEREÓTIPOS EM “LOS COLORES” DE NUNILA LOPÉZ SALAMERO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA." "resumo" => "Neste artigo, propomo-nos a realizar, à luz da Análise do Discurso de Linha Francesa e dos Estudos Culturais, uma leitura discursiva do conto infantil “Los colores” de Nunila Lopéz Salamero. Para tanto, identificaremos qual(is) a(s) “vontades de verdade” relacionada(s) as relações de gênero presente(s) no conto, bem como qual(is) a(s) identidade(s) e estereótipo(s) de gênero apresentada(s). Partindo-se dos conceitos de identidade, estereótipo e de “vontades de verdade”, podemos afirmar que no conto, o sujeito-mulher representado pelo rosa é identificado como a cor proibida de pensar e decidir, enquanto o sujeito-homem, representando pelo azul é identificado como a cor proibida de chorar e sentir medo. A cor lilás representa a união das forças entre homens e mulheres em busca da igualdade de gêneros em nossa sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-15: Literatura e estudos de gênero: Reflexões de (e para) a sala de aula" "palavra_chave" => "GÊNERO, IDENTIDADE, ESTEREÓTIPOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_05_2014_08_35_09_idinscrito_449_e2ba440113370b2e32806adfd3144ae2.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÂNGELA PAULA NUNES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ÂNGELA" "autor_email" => "paulanunesf@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlije" "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE" "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014" "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg" "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }