“TRAVESSURAS”: A CRÔNICA NO PARALELISMO DA ARTE COM A REALIDADE
"2014-08-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6176 "edicao_id" => 19 "trabalho_id" => 141 "inscrito_id" => 131 "titulo" => "“TRAVESSURAS”: A CRÔNICA NO PARALELISMO DA ARTE COM A REALIDADE" "resumo" => "“TRAVESSURAS”: A CRÔNICA NO PARALELISMO DA ARTE COM A REALIDADEMaria Suely da COSTA (UEPB/PROFLETRAS) RESUMO Este trabalho traz uma leitura dos conflitos tecidos nas relações entre adultos e crianças, apresentados como motivo literário nas crônicas do livro “Um país chamado infância” de Moacyr Scliar. Terá como fundamentação os estudos teóricos de Candido (1995), Lajolo e Zilberman (1984), Mello (2010), Menin (2010), dentre outros. Parte-se da concepção de que arte e sociedade mantêm vínculos estreitos e, neste processo, a literatura se inscreve como instrumento humanizador, possibilitando a (trans)formação. As crônicas da sessão intitulada “Travessuras” revelam que a literatura é uma importante modalidade para a relação do aluno/leitor com os acontecimentos da vida cotidiana, dando forma, por meio do humor, à função educativa ao promover leituras críticas e geradoras de novos significados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-03: Estudos sobre crônica: abordagem crítica e metodológica" "palavra_chave" => "LITERATURA, . INFÂNCIA, FUNÇÃO EDUCATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_24_05_2014_21_20_09_idinscrito_131_cb29086747ee01e628505578ae7fac51.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA SUELY DA COSTA" "autor_nome_curto" => "SUELY COSTA" "autor_email" => "mscosta3@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlije" "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE" "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014" "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg" "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6176 "edicao_id" => 19 "trabalho_id" => 141 "inscrito_id" => 131 "titulo" => "“TRAVESSURAS”: A CRÔNICA NO PARALELISMO DA ARTE COM A REALIDADE" "resumo" => "“TRAVESSURAS”: A CRÔNICA NO PARALELISMO DA ARTE COM A REALIDADEMaria Suely da COSTA (UEPB/PROFLETRAS) RESUMO Este trabalho traz uma leitura dos conflitos tecidos nas relações entre adultos e crianças, apresentados como motivo literário nas crônicas do livro “Um país chamado infância” de Moacyr Scliar. Terá como fundamentação os estudos teóricos de Candido (1995), Lajolo e Zilberman (1984), Mello (2010), Menin (2010), dentre outros. Parte-se da concepção de que arte e sociedade mantêm vínculos estreitos e, neste processo, a literatura se inscreve como instrumento humanizador, possibilitando a (trans)formação. As crônicas da sessão intitulada “Travessuras” revelam que a literatura é uma importante modalidade para a relação do aluno/leitor com os acontecimentos da vida cotidiana, dando forma, por meio do humor, à função educativa ao promover leituras críticas e geradoras de novos significados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-03: Estudos sobre crônica: abordagem crítica e metodológica" "palavra_chave" => "LITERATURA, . INFÂNCIA, FUNÇÃO EDUCATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_24_05_2014_21_20_09_idinscrito_131_cb29086747ee01e628505578ae7fac51.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA SUELY DA COSTA" "autor_nome_curto" => "SUELY COSTA" "autor_email" => "mscosta3@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlije" "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE" "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014" "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg" "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }