Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A IMPORTÂNCIA DE SABER AVALIAR

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO POLÍTICA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

Objetivamos fazer uma pequena anÁlise sistemÁtica dos conceitos, objetivos e o papel da avaliaÇÃo educacional. Sabemos nÓs que ao longo de algumas dÉcadas a avaliaÇÃo passou a ter importÂncia no que concerne a agenda polÍtica dos governos. Desde a dÉcada de 90 a avaliaÇÃo vem sendo palco de transformaÇÕes que visa À igualdade e direitos para os discentes. O desenvolvimento da avaliaÇÃo tem por objetivo contribuir com a aceitaÇÃo da pluralidade de conhecimentos entre os professores e alunos em sala de aula, valorizando os conhecimentos prÉvios dos alunos e o contexto em que este estÁ inserido. Sabemos nÓs que esse envolvimento no contexto educacional permite que o processo de ensino e aprendizagem torne-se mais proveitoso e estimulante para ambas as partes (professores e alunos). Nesta sÍntese procuro ter um melhor entendimento do que É o desempenho, a realidade socioeconÔmica, e as mudanÇas da avaliaÇÃo que contribui para o entendimento e desentendimentos do fracasso do aluno e da escola, alÉm de que possibilita aos profissionais da educaÇÃo repensar o que seria de fato erro, onde se encaixaria essa nomenclatura no contexto da aprendizagem e o que seria uma boa escola. Por isso que para se falar de justiÇa e justiÇa social devemos analisar alguns aspectos das instituiÇÕes de ensino. No que concerne À teoria-prÁtica avaliativa percebemos sua relevÂncia sobre a discussÃo do processo de aprendizagem, devido ao fato de que esse processo estÁ vinculado aos estÍmulos do aprendizado oferecido pelo professor.

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Comentários

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  • joedna vieira

    legal

    02/12/2022 21:41:57

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