Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS, JOÃO PESSOA – PB, BRASIL

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58674
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1855
    "inscrito_id" => 7879
    "titulo" => "A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS, JOÃO PESSOA – PB, BRASIL"
    "resumo" => "ENSINAR CIÊNCIAS REPRESENTA UM DESAFIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ESPECIFICADAMENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL. O ENSINO TRADICIONAL CONTRIBUI PARA MANTER A EDUCAÇÃO COMO AÇÃO DESCONTEXTUALIZADA COM CONHECIMENTOS FRAGMENTADOS, LEVANDO OS ALUNOS AO DESESTÍMULO ESCOLAR. PARA OCORRER UM ENSINO EFICAZ É NECESSÁRIO QUE HAJA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO CONTEÚDO, DE MODO QUE QUEM ESTEJA RECEBENDO O CONHECIMENTO, SEJA CAPAZ DE ATRIBUI-LO SIGNIFICÂNCIA E SÓ ASSIM INTERNALIZA-LO. O PROFESSOR É PEÇA INDISPENSÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, E AS SUAS METODOLOGIAS DEFINEM NÃO APENAS A MANEIRA COMO OS CONTEÚDOS SÃO ABORDADOS DURANTE AS AULAS, MAS TAMBÉM COMO OS ALUNOS IRÃO CONCEBER A DISCIPLINA, COLETIVAMENTE E INDIVIDUALMENTE, CONSTRUINDO UMA VISÃO QUE PODE ESTENDER-SE PARA VIDA. A PRESENTE PESQUISA BUSCOU ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS ACERCA DAS METODOLOGIAS USADAS PELOS DOCENTES PARA ENSINAR CIÊNCIAS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, EXPLORATÓRIA. FOI REALIZADA EM JUNHO DE 2019 JUNTO AOS ALUNOS DO 8º ANO DO FUNDAMENTAL, EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE JOÃO PESSOA E TEVE OS SEUS DADOS COLETADOS POR MEIO DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS. OS RESULTADOS REVELARAM QUE OS ESTUDANTES VINCULAM CIÊNCIAS AO ESTUDO DA NATUREZA (MEIO AMBIENTE) E DO CORPO HUMANO; IDENTIFICAM CIÊNCIAS COMO DISCIPLINA QUE DEMANDA AULAS PRÁTICAS E EM LABORATÓRIOS E DEMONSTRARAM GRANDE INTERESSE POR METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS. CONCLUI-SE QUE AS LIMITAÇÕES E FRAGILIDADES DO ENSINO PODEM SER SUPERADAS PELA DINAMIZAÇÃO DAS AULAS E QUE O DINAMISMO EM AULAS DE CIÊNCIAS EXIGE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR MEIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA, DE MODO PERMANENTE."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID7879_15082019050848.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIS GUILHERME TEIXEIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "GUILHERME TEIXEIRA "
    "autor_email" => "guilhermesantosjp@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58674
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1855
    "inscrito_id" => 7879
    "titulo" => "A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS, JOÃO PESSOA – PB, BRASIL"
    "resumo" => "ENSINAR CIÊNCIAS REPRESENTA UM DESAFIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ESPECIFICADAMENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL. O ENSINO TRADICIONAL CONTRIBUI PARA MANTER A EDUCAÇÃO COMO AÇÃO DESCONTEXTUALIZADA COM CONHECIMENTOS FRAGMENTADOS, LEVANDO OS ALUNOS AO DESESTÍMULO ESCOLAR. PARA OCORRER UM ENSINO EFICAZ É NECESSÁRIO QUE HAJA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO CONTEÚDO, DE MODO QUE QUEM ESTEJA RECEBENDO O CONHECIMENTO, SEJA CAPAZ DE ATRIBUI-LO SIGNIFICÂNCIA E SÓ ASSIM INTERNALIZA-LO. O PROFESSOR É PEÇA INDISPENSÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, E AS SUAS METODOLOGIAS DEFINEM NÃO APENAS A MANEIRA COMO OS CONTEÚDOS SÃO ABORDADOS DURANTE AS AULAS, MAS TAMBÉM COMO OS ALUNOS IRÃO CONCEBER A DISCIPLINA, COLETIVAMENTE E INDIVIDUALMENTE, CONSTRUINDO UMA VISÃO QUE PODE ESTENDER-SE PARA VIDA. A PRESENTE PESQUISA BUSCOU ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS ACERCA DAS METODOLOGIAS USADAS PELOS DOCENTES PARA ENSINAR CIÊNCIAS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, EXPLORATÓRIA. FOI REALIZADA EM JUNHO DE 2019 JUNTO AOS ALUNOS DO 8º ANO DO FUNDAMENTAL, EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE JOÃO PESSOA E TEVE OS SEUS DADOS COLETADOS POR MEIO DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS. OS RESULTADOS REVELARAM QUE OS ESTUDANTES VINCULAM CIÊNCIAS AO ESTUDO DA NATUREZA (MEIO AMBIENTE) E DO CORPO HUMANO; IDENTIFICAM CIÊNCIAS COMO DISCIPLINA QUE DEMANDA AULAS PRÁTICAS E EM LABORATÓRIOS E DEMONSTRARAM GRANDE INTERESSE POR METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS. CONCLUI-SE QUE AS LIMITAÇÕES E FRAGILIDADES DO ENSINO PODEM SER SUPERADAS PELA DINAMIZAÇÃO DAS AULAS E QUE O DINAMISMO EM AULAS DE CIÊNCIAS EXIGE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR MEIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA, DE MODO PERMANENTE."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID7879_15082019050848.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIS GUILHERME TEIXEIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "GUILHERME TEIXEIRA "
    "autor_email" => "guilhermesantosjp@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ENSINAR CIÊNCIAS REPRESENTA UM DESAFIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ESPECIFICADAMENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL. O ENSINO TRADICIONAL CONTRIBUI PARA MANTER A EDUCAÇÃO COMO AÇÃO DESCONTEXTUALIZADA COM CONHECIMENTOS FRAGMENTADOS, LEVANDO OS ALUNOS AO DESESTÍMULO ESCOLAR. PARA OCORRER UM ENSINO EFICAZ É NECESSÁRIO QUE HAJA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO CONTEÚDO, DE MODO QUE QUEM ESTEJA RECEBENDO O CONHECIMENTO, SEJA CAPAZ DE ATRIBUI-LO SIGNIFICÂNCIA E SÓ ASSIM INTERNALIZA-LO. O PROFESSOR É PEÇA INDISPENSÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, E AS SUAS METODOLOGIAS DEFINEM NÃO APENAS A MANEIRA COMO OS CONTEÚDOS SÃO ABORDADOS DURANTE AS AULAS, MAS TAMBÉM COMO OS ALUNOS IRÃO CONCEBER A DISCIPLINA, COLETIVAMENTE E INDIVIDUALMENTE, CONSTRUINDO UMA VISÃO QUE PODE ESTENDER-SE PARA VIDA. A PRESENTE PESQUISA BUSCOU ANALISAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS ACERCA DAS METODOLOGIAS USADAS PELOS DOCENTES PARA ENSINAR CIÊNCIAS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, EXPLORATÓRIA. FOI REALIZADA EM JUNHO DE 2019 JUNTO AOS ALUNOS DO 8º ANO DO FUNDAMENTAL, EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE JOÃO PESSOA E TEVE OS SEUS DADOS COLETADOS POR MEIO DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS. OS RESULTADOS REVELARAM QUE OS ESTUDANTES VINCULAM CIÊNCIAS AO ESTUDO DA NATUREZA (MEIO AMBIENTE) E DO CORPO HUMANO; IDENTIFICAM CIÊNCIAS COMO DISCIPLINA QUE DEMANDA AULAS PRÁTICAS E EM LABORATÓRIOS E DEMONSTRARAM GRANDE INTERESSE POR METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS. CONCLUI-SE QUE AS LIMITAÇÕES E FRAGILIDADES DO ENSINO PODEM SER SUPERADAS PELA DINAMIZAÇÃO DAS AULAS E QUE O DINAMISMO EM AULAS DE CIÊNCIAS EXIGE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR MEIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA, DE MODO PERMANENTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.