Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA, TECNOLOGIA, RECURSOS TECNOLÓGICOS Painel/Pôster AT 05: Educação física escolar e formação profissional
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 52823
    "edicao_id" => 108
    "trabalho_id" => 191
    "inscrito_id" => 486
    "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS"
    "resumo" => "A tecnologia se desenvolveu aceleradamente nos Últimos cinquenta anos e deu origem ao paradoxo facilidades e prejuÍzos. Se por um lado facilita nossas rotinas, por outro pode comprometer a saÚde. A tecnologia foi para dentro da escola e nÃo É mais possÍvel se desvencilhar dela. Considerando o avanÇo tecnolÓgico na sociedade, esse trabalho traz como problema de pesquisa a seguinte pergunta: Qual a contribuiÇÃo do avanÇo tecnolÓgico na EducaÇÃo FÍsica Escolar? Os objetivos consistem em compreender os conceitos de tecnologia e identificar a contribuiÇÃo dos recursos tecnolÓgicos Às aulas de EducaÇÃo FÍsica. Os procedimentos metodolÓgicos se fundamentaram na revisÃo de literatura, analisada qualitativamente de carÁter exploratÓrio. Rangel, Freitas e Rombaldo (2015) afirmam que as crianÇas e adolescentes tÊm passado muitas horas em frente ao celular, tablets e TVs, isso significa que 70% dos jovens entrevistados, entre 11 a 18 anos, permaneceram mais de 4 horas por dia em frente ao celular, colaborando para uma fase adulta sedentÁria. AlÉm disso, hÁbitos como fazer refeiÇÕes em famÍlia e momentos de lazer em grupos deixam de existir. A tecnologia na escola É realidade e É preciso o esforÇo para educar os alunos para o comportamento adequado em relaÇÃo ao seu uso. Bento e Cavalcanti (2013) afirmam que o celular poderia ser usado como ferramenta em algumas situaÇÕes escolares. A EducaÇÃo FÍsica apresenta grande desafio, tanto no combate ao comportamento sedentÁrio, quanto na inovaÇÃo da aula para tornÁ-la mais interessante. A aproximaÇÃo dos recursos tecnolÓgicos da educaÇÃo estimula a criaÇÃo de novos mÉtodos didÁtico-pedagÓgicos. É possÍvel optar pelo uso de aulas prÁticas utilizando equipamentos voltados a tecnologia que estimulem os exercÍcios fÍsicos. Equipamentos como vÍdeo game interativo (Wii, Play Station e Xbox) possuem jogos que estimulam movimento corporal, principalmente os jogos de esportes e coreografados (baseball, basquete, golf e danÇa). As mudanÇas no sentido da inclusÃo de tais recursos nas aulas sÃo importantes e necessÁrias. As escolas precisam ofertar tecnologia desde o inÍcio da EducaÇÃo BÁsica, mas É sabido que em determinadas regiÕes do Brasil os recursos estÃo longe desta realidade. JÚnior e Sales (2012) destacam que a questÃo financeira ainda É um problema muito grande para implementaÇÃo de novos modelos de ensino e equipamentos inovadores. A tecnologia pode ser vista como vilÃ, mas se bem trabalhada, colabora para melhor aprendizagem e estimula comportamentos saudÁveis dentro da EducaÇÃo FÍsica escolar. Somado isso, nÃo basta ter escolas equipadas, É primordial a mudanÇa de paradigma nas metodologias de ensino, o que exigirÁ professores atualizados e dispostos À mudanÇa."
    "modalidade" => "Painel/Pôster"
    "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, TECNOLOGIA, RECURSOS TECNOLÓGICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID486_24042019172152.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FÁBIO AMATUZZI LOPES RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "FÁBIO AMATUZZI"
    "autor_email" => "bijualr@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNINOVE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019"
    "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png"
    "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 52823
    "edicao_id" => 108
    "trabalho_id" => 191
    "inscrito_id" => 486
    "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS"
    "resumo" => "A tecnologia se desenvolveu aceleradamente nos Últimos cinquenta anos e deu origem ao paradoxo facilidades e prejuÍzos. Se por um lado facilita nossas rotinas, por outro pode comprometer a saÚde. A tecnologia foi para dentro da escola e nÃo É mais possÍvel se desvencilhar dela. Considerando o avanÇo tecnolÓgico na sociedade, esse trabalho traz como problema de pesquisa a seguinte pergunta: Qual a contribuiÇÃo do avanÇo tecnolÓgico na EducaÇÃo FÍsica Escolar? Os objetivos consistem em compreender os conceitos de tecnologia e identificar a contribuiÇÃo dos recursos tecnolÓgicos Às aulas de EducaÇÃo FÍsica. Os procedimentos metodolÓgicos se fundamentaram na revisÃo de literatura, analisada qualitativamente de carÁter exploratÓrio. Rangel, Freitas e Rombaldo (2015) afirmam que as crianÇas e adolescentes tÊm passado muitas horas em frente ao celular, tablets e TVs, isso significa que 70% dos jovens entrevistados, entre 11 a 18 anos, permaneceram mais de 4 horas por dia em frente ao celular, colaborando para uma fase adulta sedentÁria. AlÉm disso, hÁbitos como fazer refeiÇÕes em famÍlia e momentos de lazer em grupos deixam de existir. A tecnologia na escola É realidade e É preciso o esforÇo para educar os alunos para o comportamento adequado em relaÇÃo ao seu uso. Bento e Cavalcanti (2013) afirmam que o celular poderia ser usado como ferramenta em algumas situaÇÕes escolares. A EducaÇÃo FÍsica apresenta grande desafio, tanto no combate ao comportamento sedentÁrio, quanto na inovaÇÃo da aula para tornÁ-la mais interessante. A aproximaÇÃo dos recursos tecnolÓgicos da educaÇÃo estimula a criaÇÃo de novos mÉtodos didÁtico-pedagÓgicos. É possÍvel optar pelo uso de aulas prÁticas utilizando equipamentos voltados a tecnologia que estimulem os exercÍcios fÍsicos. Equipamentos como vÍdeo game interativo (Wii, Play Station e Xbox) possuem jogos que estimulam movimento corporal, principalmente os jogos de esportes e coreografados (baseball, basquete, golf e danÇa). As mudanÇas no sentido da inclusÃo de tais recursos nas aulas sÃo importantes e necessÁrias. As escolas precisam ofertar tecnologia desde o inÍcio da EducaÇÃo BÁsica, mas É sabido que em determinadas regiÕes do Brasil os recursos estÃo longe desta realidade. JÚnior e Sales (2012) destacam que a questÃo financeira ainda É um problema muito grande para implementaÇÃo de novos modelos de ensino e equipamentos inovadores. A tecnologia pode ser vista como vilÃ, mas se bem trabalhada, colabora para melhor aprendizagem e estimula comportamentos saudÁveis dentro da EducaÇÃo FÍsica escolar. Somado isso, nÃo basta ter escolas equipadas, É primordial a mudanÇa de paradigma nas metodologias de ensino, o que exigirÁ professores atualizados e dispostos À mudanÇa."
    "modalidade" => "Painel/Pôster"
    "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, TECNOLOGIA, RECURSOS TECNOLÓGICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID486_24042019172152.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FÁBIO AMATUZZI LOPES RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "FÁBIO AMATUZZI"
    "autor_email" => "bijualr@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNINOVE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019"
    "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png"
    "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de junho de 2019

Resumo

A tecnologia se desenvolveu aceleradamente nos Últimos cinquenta anos e deu origem ao paradoxo facilidades e prejuÍzos. Se por um lado facilita nossas rotinas, por outro pode comprometer a saÚde. A tecnologia foi para dentro da escola e nÃo É mais possÍvel se desvencilhar dela. Considerando o avanÇo tecnolÓgico na sociedade, esse trabalho traz como problema de pesquisa a seguinte pergunta: Qual a contribuiÇÃo do avanÇo tecnolÓgico na EducaÇÃo FÍsica Escolar? Os objetivos consistem em compreender os conceitos de tecnologia e identificar a contribuiÇÃo dos recursos tecnolÓgicos Às aulas de EducaÇÃo FÍsica. Os procedimentos metodolÓgicos se fundamentaram na revisÃo de literatura, analisada qualitativamente de carÁter exploratÓrio. Rangel, Freitas e Rombaldo (2015) afirmam que as crianÇas e adolescentes tÊm passado muitas horas em frente ao celular, tablets e TVs, isso significa que 70% dos jovens entrevistados, entre 11 a 18 anos, permaneceram mais de 4 horas por dia em frente ao celular, colaborando para uma fase adulta sedentÁria. AlÉm disso, hÁbitos como fazer refeiÇÕes em famÍlia e momentos de lazer em grupos deixam de existir. A tecnologia na escola É realidade e É preciso o esforÇo para educar os alunos para o comportamento adequado em relaÇÃo ao seu uso. Bento e Cavalcanti (2013) afirmam que o celular poderia ser usado como ferramenta em algumas situaÇÕes escolares. A EducaÇÃo FÍsica apresenta grande desafio, tanto no combate ao comportamento sedentÁrio, quanto na inovaÇÃo da aula para tornÁ-la mais interessante. A aproximaÇÃo dos recursos tecnolÓgicos da educaÇÃo estimula a criaÇÃo de novos mÉtodos didÁtico-pedagÓgicos. É possÍvel optar pelo uso de aulas prÁticas utilizando equipamentos voltados a tecnologia que estimulem os exercÍcios fÍsicos. Equipamentos como vÍdeo game interativo (Wii, Play Station e Xbox) possuem jogos que estimulam movimento corporal, principalmente os jogos de esportes e coreografados (baseball, basquete, golf e danÇa). As mudanÇas no sentido da inclusÃo de tais recursos nas aulas sÃo importantes e necessÁrias. As escolas precisam ofertar tecnologia desde o inÍcio da EducaÇÃo BÁsica, mas É sabido que em determinadas regiÕes do Brasil os recursos estÃo longe desta realidade. JÚnior e Sales (2012) destacam que a questÃo financeira ainda É um problema muito grande para implementaÇÃo de novos modelos de ensino e equipamentos inovadores. A tecnologia pode ser vista como vilÃ, mas se bem trabalhada, colabora para melhor aprendizagem e estimula comportamentos saudÁveis dentro da EducaÇÃo FÍsica escolar. Somado isso, nÃo basta ter escolas equipadas, É primordial a mudanÇa de paradigma nas metodologias de ensino, o que exigirÁ professores atualizados e dispostos À mudanÇa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.