Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

FATORES PARA O ÊXITO NOS JOGOS ESCOLARES DO PARANÁ: O CASO DA NATAÇÃO E DO ATLETISMO

Palavra-chaves: ESPORTE ESCOLAR, SOCIOLOGIA DO ESPORTE, JOGOS ESCOLARES Tema Livre (TL) AT 06: Esporte e lazer
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Publicado em 19 de junho de 2019

Resumo

OS JOGOS ESCOLARES DO PARANÁ SÃO UM EVENTO ESPORTIVO COMPETITIVO, DE ESPORTE ESCOLAR, REALIZADO PELO GOVERNO DO PARANÁ E FAZEM PARTE DOS JOGOS OFICIAIS DO ESTADO. O EVENTO OCORRE DESDE 1953 E, NO DECORRER DE SUA HISTÓRIA, ESSES JOGOS FORAM REFORMULADOS. DESSA FORMA, AUMENTANDO O NÚMERO DE ALUNOS PARTICIPANTES, PORÉM QUANDO VISUALIZADOS OS DADOS DA FASE FINAL DA COMPETIÇÃO, É NÍTIDA A PREDOMINÂNCIA DE ALGUMAS EQUIPES NO RANKING NOS ÚLTIMOS 5 ANOS. ASSIM, O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR OS FATORES QUE LEVARAM DETERMINADAS ESCOLAS PÚBLICAS AO ÊXITO NOS JOGOS ESCOLARES DO PARANÁ, NO PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE OS ANOS DE 2012 A 2016, NAS MODALIDADES DE ATLETISMO E NATAÇÃO – DE ACORDO COM A PERSPECTIVA DE PROFESSORES DAS RESPECTIVAS ESCOLAS. EM TERMOS METODOLÓGICOS, TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALI-QUANTITATIVA, DIVIDIDA EM DUAS FASES. A PRIMEIRA FASE É UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA COM AVERIGUAÇÃO DOCUMENTAL, POSSUINDO COMO PASSOS: (A) DESCRIÇÃO DAS LEIS QUE REGEM O ESPORTE NO BRASIL E NO ESTADO DO PARANÁ; (B) RECORTES JORNALÍSTICOS DO JORNAL GAZETA DO POVO E JORNAL DO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ; (C) CATALOGAÇÃO DE 7.901 DADOS DE INSTITUIÇÕES PRESENTES NA FASE FINAL DAS CATEGORIAS A E B DOS JOGOS ESCOLARES DO PARANÁ, DADOS ESSES OBTIDOS NO SITE DOS JOGOS ESCOLARES DO PARANÁ. A SEGUNDA FASE TRATA-SE DA PESQUISA DE CAMPO E, PARA ISSO, FORAM UTILIZADAS – COMO INSTRUMENTO – ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS. FORAM ENTREVISTADOS OS PROFESSORES RESPONSÁVEIS PELA MODALIDADE ESPORTIVA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO QUE TIVERAM O MAIOR NÚMERO DE ATLETA E PERENIDADE NESSES NÚMEROS NOS ÚLTIMOS 5 ANOS. ASSIM, TOTALIZANDO 5 ENTREVISTAS (3 PROFESSORES DE ATLETISMO E 2 PROFESSORES DE NATAÇÃO) EM 4 CIDADES DIFERENTES, SENDO ELAS: CURITIBA, CAMPO MOURÃO, TOLEDO E MEDIANEIRA. PARA A INTERPRETAÇÃO DOS DADOS, AS ENTREVISTAS FORAM CATEGORIZADAS UTILIZANDO O MÉTODO DE BARDIN E ANALISADAS A PARTIR DE CONCEITOS DO SOCIÓLOGO NORBERT ELIAS – SENDO ELES: HABITUS, PODER, CONFIGURAÇÃO E INTERDEPENDÊNCIA. A PARTIR DOS RESULTADOS DESSA PESQUISA, FOI POSSÍVEL LISTAR FATORES QUE LEVARAM AS ESCOLAS AO ÊXITO NA COMPETIÇÃO, SENDO ESSES: INCENTIVO DO GOVERNO, QUALIDADE DA INFRAESTRUTURA, PROFISSIONAL CAPACITADO, RELAÇÃO ESPORTE E ESCOLA, FORMAÇÃO DO ATLETA E, POR ÚLTIMO, MERCANTILIZAÇÃO E ESPETACULARIZAÇÃO DO ESPORTE. APOIO: COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL E NÍVEL SUPERIOR (CAPES).

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