Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

DESENVOLVIMENTO DA UNIDADE DE ENSINO DE HANDEBOL NA SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIA DE UM BOLSISTA PIBID.

Palavra-chaves: HANDEBOL, PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA Tema Livre (TL) AT 05: Educação física escolar e formação profissional
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 52812
    "edicao_id" => 108
    "trabalho_id" => 268
    "inscrito_id" => 610
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DA UNIDADE DE ENSINO DE HANDEBOL NA SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL:  EXPERIÊNCIA DE UM BOLSISTA PIBID."
    "resumo" => "NA ATUALIDADE, MUITAS ESCOLAS CARECEM DE ESPAÇOS E ESTRUTURAS ADEQUADAS PARA PRÁTICAS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. ISSO A LONGO PRAZO PODE COMPROMETER O DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS INDIVÍDUOS, ALÉM DE RESTRINGIR A ABRANGÊNCIA DAS VIVÊNCIAS DOS ALUNOS EM CONTEÚDOS DA CULTURA CORPORAL, EM QUE MENINOS PRATICAM APENAS FUTSAL E MENINAS NÃO SE INTERESSAM TANTO PELAS AULAS. ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA VISA DESCREVER AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR UM BOLSISTA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA, NO DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO HANDEBOL EM NOVAS TURMAS RECÉM CRIADAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, QUE QUE POSSUI BOA ESTRUTURA COM QUADRA POLIESPORTIVA E MATERIAIS COMO BOLAS, CONES E COLETES. O HANDEBOL É UM DESPORTO EXTREMAMENTE POPULAR E PRATICADO EM LARGA ESCALA NAS ESCOLAS, POR SER FÁCIL DE APRENDER E ENSINAR, REUNINDO ELEMENTOS BÁSICOS DO MOVIMENTO HUMANO COMO CORRER, SALTAR E ARREMESSAR. DEVIDO A SUA SIMPLICIDADE, OS ALUNOS, EM GERAL, CONSEGUEM DOMINAR RAPIDAMENTE A DINÂMICA DO JOGO. AS TURMAS DE 6° E 7° ANO, FORMADAS POR ALUNOS VINDOS DE OUTRAS ESCOLAS DA REGIÃO JÁ O CONHECIAM, EMBORA CARECESSEM DE MAIOR DOMÍNIO DE COMPETÊNCIAS MOTORAS E DAS REGRAS. ASSIM, SUPERVISIONADO POR UMA PROFESSORA-ORIENTADORA, AS AULAS AO LONGO DO BIMESTRE FORAM PRÁTICAS E TEÓRICAS. O CONTEÚDO TEÓRICO FOI REFERENTE AO CAMPO DE JOGO, O RECONHECIMENTO DAS LINHAS E SUAS FUNÇÕES E REGRAS. NA PRIMEIRA AULA PRATICA FOI REALIZADO UM JOGO DIAGNÓSTICO, PARA AMBAS AS TURMAS, AFIM DE RECONHECER O NÍVEL DE CONHECIMENTO E DOMÍNIO DOS ESTUDANTES SOBRE A MODALIDADE ESPORTIVA. AS AULAS PRÁTICAS FORAM FOCADAS NOS FUNDAMENTOS BÁSICOS, COM EDUCATIVOS REFERENTE A PASSES PICADO E DE OMBRO, RECEPÇÃO ALTA E BAIXA, DRIBLE E ARREMESSOS COM APOIO E COM SALTO. AO FIM DAS AULAS, OS ALUNOS TINHAM A OPORTUNIDADE DE REALIZAR UMA PRÁTICA DIRIGIDA, COM AS TURMAS DIVIDIDAS EM EQUIPES MASCULINAS E FEMININAS, SENDO ESSE O MOMENTO MAIS ESPERADO POR PARTE DOS ALUNOS.  AO FIM DO BIMESTRE PERCEBEU-SE BOA ACEITAÇÃO DA MODALIDADE PELOS ALUNOS, HAVENDO GRANDE PARTICIPAÇÃO DE MENINOS E MENINAS, EM ESPECIAL DESSE ÚLTIMO GRUPO. CONCLUIU-SE QUE O HANDEBOL É UM DESPORTO ADEQUADO PARA O AMBIENTE ESCOLAR, UMA VEZ QUE É CAPAZ DE PROMOVER LUDICIDADE, DESENVOLVER HABILIDADES MOTORAS, CRIAR LAÇOS SÓCIO-AFETIVOS, ALÉM DE JÁ ESTAR PRESENTE NA CULTURA DE DIVERSAS ESCOLAS. AS EXPERIÊNCIAS PERMITIRAM AO BOLSISTA PIBID MANIPULAR ELEMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS DO ENSINO-APRENDIZAGEM, A EXEMPLO DO PLANEJAMENTO EM DIFERENTES NÍVEIS, GESTÃO DO ENSINO E AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS. ESTE TRABALHO FOI REALIZADO COM APOIO DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – BRASIL (CAPES) – EDITAL 07/2018 – PIBID."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional"
    "palavra_chave" => "HANDEBOL, PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA5_ID610_29042019154226.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIEGO TAVARES FERREIRA DA CONCEIÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "DIEGO TAVARES"
    "autor_email" => "dtfc95@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019"
    "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png"
    "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 52812
    "edicao_id" => 108
    "trabalho_id" => 268
    "inscrito_id" => 610
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DA UNIDADE DE ENSINO DE HANDEBOL NA SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL:  EXPERIÊNCIA DE UM BOLSISTA PIBID."
    "resumo" => "NA ATUALIDADE, MUITAS ESCOLAS CARECEM DE ESPAÇOS E ESTRUTURAS ADEQUADAS PARA PRÁTICAS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. ISSO A LONGO PRAZO PODE COMPROMETER O DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS INDIVÍDUOS, ALÉM DE RESTRINGIR A ABRANGÊNCIA DAS VIVÊNCIAS DOS ALUNOS EM CONTEÚDOS DA CULTURA CORPORAL, EM QUE MENINOS PRATICAM APENAS FUTSAL E MENINAS NÃO SE INTERESSAM TANTO PELAS AULAS. ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA VISA DESCREVER AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR UM BOLSISTA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA, NO DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO HANDEBOL EM NOVAS TURMAS RECÉM CRIADAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, QUE QUE POSSUI BOA ESTRUTURA COM QUADRA POLIESPORTIVA E MATERIAIS COMO BOLAS, CONES E COLETES. O HANDEBOL É UM DESPORTO EXTREMAMENTE POPULAR E PRATICADO EM LARGA ESCALA NAS ESCOLAS, POR SER FÁCIL DE APRENDER E ENSINAR, REUNINDO ELEMENTOS BÁSICOS DO MOVIMENTO HUMANO COMO CORRER, SALTAR E ARREMESSAR. DEVIDO A SUA SIMPLICIDADE, OS ALUNOS, EM GERAL, CONSEGUEM DOMINAR RAPIDAMENTE A DINÂMICA DO JOGO. AS TURMAS DE 6° E 7° ANO, FORMADAS POR ALUNOS VINDOS DE OUTRAS ESCOLAS DA REGIÃO JÁ O CONHECIAM, EMBORA CARECESSEM DE MAIOR DOMÍNIO DE COMPETÊNCIAS MOTORAS E DAS REGRAS. ASSIM, SUPERVISIONADO POR UMA PROFESSORA-ORIENTADORA, AS AULAS AO LONGO DO BIMESTRE FORAM PRÁTICAS E TEÓRICAS. O CONTEÚDO TEÓRICO FOI REFERENTE AO CAMPO DE JOGO, O RECONHECIMENTO DAS LINHAS E SUAS FUNÇÕES E REGRAS. NA PRIMEIRA AULA PRATICA FOI REALIZADO UM JOGO DIAGNÓSTICO, PARA AMBAS AS TURMAS, AFIM DE RECONHECER O NÍVEL DE CONHECIMENTO E DOMÍNIO DOS ESTUDANTES SOBRE A MODALIDADE ESPORTIVA. AS AULAS PRÁTICAS FORAM FOCADAS NOS FUNDAMENTOS BÁSICOS, COM EDUCATIVOS REFERENTE A PASSES PICADO E DE OMBRO, RECEPÇÃO ALTA E BAIXA, DRIBLE E ARREMESSOS COM APOIO E COM SALTO. AO FIM DAS AULAS, OS ALUNOS TINHAM A OPORTUNIDADE DE REALIZAR UMA PRÁTICA DIRIGIDA, COM AS TURMAS DIVIDIDAS EM EQUIPES MASCULINAS E FEMININAS, SENDO ESSE O MOMENTO MAIS ESPERADO POR PARTE DOS ALUNOS.  AO FIM DO BIMESTRE PERCEBEU-SE BOA ACEITAÇÃO DA MODALIDADE PELOS ALUNOS, HAVENDO GRANDE PARTICIPAÇÃO DE MENINOS E MENINAS, EM ESPECIAL DESSE ÚLTIMO GRUPO. CONCLUIU-SE QUE O HANDEBOL É UM DESPORTO ADEQUADO PARA O AMBIENTE ESCOLAR, UMA VEZ QUE É CAPAZ DE PROMOVER LUDICIDADE, DESENVOLVER HABILIDADES MOTORAS, CRIAR LAÇOS SÓCIO-AFETIVOS, ALÉM DE JÁ ESTAR PRESENTE NA CULTURA DE DIVERSAS ESCOLAS. AS EXPERIÊNCIAS PERMITIRAM AO BOLSISTA PIBID MANIPULAR ELEMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS DO ENSINO-APRENDIZAGEM, A EXEMPLO DO PLANEJAMENTO EM DIFERENTES NÍVEIS, GESTÃO DO ENSINO E AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS. ESTE TRABALHO FOI REALIZADO COM APOIO DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – BRASIL (CAPES) – EDITAL 07/2018 – PIBID."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional"
    "palavra_chave" => "HANDEBOL, PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD2_SA5_ID610_29042019154226.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIEGO TAVARES FERREIRA DA CONCEIÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "DIEGO TAVARES"
    "autor_email" => "dtfc95@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019"
    "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png"
    "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de junho de 2019

Resumo

NA ATUALIDADE, MUITAS ESCOLAS CARECEM DE ESPAÇOS E ESTRUTURAS ADEQUADAS PARA PRÁTICAS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. ISSO A LONGO PRAZO PODE COMPROMETER O DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS INDIVÍDUOS, ALÉM DE RESTRINGIR A ABRANGÊNCIA DAS VIVÊNCIAS DOS ALUNOS EM CONTEÚDOS DA CULTURA CORPORAL, EM QUE MENINOS PRATICAM APENAS FUTSAL E MENINAS NÃO SE INTERESSAM TANTO PELAS AULAS. ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA VISA DESCREVER AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR UM BOLSISTA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA, NO DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO HANDEBOL EM NOVAS TURMAS RECÉM CRIADAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, QUE QUE POSSUI BOA ESTRUTURA COM QUADRA POLIESPORTIVA E MATERIAIS COMO BOLAS, CONES E COLETES. O HANDEBOL É UM DESPORTO EXTREMAMENTE POPULAR E PRATICADO EM LARGA ESCALA NAS ESCOLAS, POR SER FÁCIL DE APRENDER E ENSINAR, REUNINDO ELEMENTOS BÁSICOS DO MOVIMENTO HUMANO COMO CORRER, SALTAR E ARREMESSAR. DEVIDO A SUA SIMPLICIDADE, OS ALUNOS, EM GERAL, CONSEGUEM DOMINAR RAPIDAMENTE A DINÂMICA DO JOGO. AS TURMAS DE 6° E 7° ANO, FORMADAS POR ALUNOS VINDOS DE OUTRAS ESCOLAS DA REGIÃO JÁ O CONHECIAM, EMBORA CARECESSEM DE MAIOR DOMÍNIO DE COMPETÊNCIAS MOTORAS E DAS REGRAS. ASSIM, SUPERVISIONADO POR UMA PROFESSORA-ORIENTADORA, AS AULAS AO LONGO DO BIMESTRE FORAM PRÁTICAS E TEÓRICAS. O CONTEÚDO TEÓRICO FOI REFERENTE AO CAMPO DE JOGO, O RECONHECIMENTO DAS LINHAS E SUAS FUNÇÕES E REGRAS. NA PRIMEIRA AULA PRATICA FOI REALIZADO UM JOGO DIAGNÓSTICO, PARA AMBAS AS TURMAS, AFIM DE RECONHECER O NÍVEL DE CONHECIMENTO E DOMÍNIO DOS ESTUDANTES SOBRE A MODALIDADE ESPORTIVA. AS AULAS PRÁTICAS FORAM FOCADAS NOS FUNDAMENTOS BÁSICOS, COM EDUCATIVOS REFERENTE A PASSES PICADO E DE OMBRO, RECEPÇÃO ALTA E BAIXA, DRIBLE E ARREMESSOS COM APOIO E COM SALTO. AO FIM DAS AULAS, OS ALUNOS TINHAM A OPORTUNIDADE DE REALIZAR UMA PRÁTICA DIRIGIDA, COM AS TURMAS DIVIDIDAS EM EQUIPES MASCULINAS E FEMININAS, SENDO ESSE O MOMENTO MAIS ESPERADO POR PARTE DOS ALUNOS. AO FIM DO BIMESTRE PERCEBEU-SE BOA ACEITAÇÃO DA MODALIDADE PELOS ALUNOS, HAVENDO GRANDE PARTICIPAÇÃO DE MENINOS E MENINAS, EM ESPECIAL DESSE ÚLTIMO GRUPO. CONCLUIU-SE QUE O HANDEBOL É UM DESPORTO ADEQUADO PARA O AMBIENTE ESCOLAR, UMA VEZ QUE É CAPAZ DE PROMOVER LUDICIDADE, DESENVOLVER HABILIDADES MOTORAS, CRIAR LAÇOS SÓCIO-AFETIVOS, ALÉM DE JÁ ESTAR PRESENTE NA CULTURA DE DIVERSAS ESCOLAS. AS EXPERIÊNCIAS PERMITIRAM AO BOLSISTA PIBID MANIPULAR ELEMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS DO ENSINO-APRENDIZAGEM, A EXEMPLO DO PLANEJAMENTO EM DIFERENTES NÍVEIS, GESTÃO DO ENSINO E AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS. ESTE TRABALHO FOI REALIZADO COM APOIO DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – BRASIL (CAPES) – EDITAL 07/2018 – PIBID.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.