Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PROBLEMATIZANDO QUESTÕES DE GÊNERO COM PROFESSORAS/ES DA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DE PERSONAGENS DE TELENOVELAS

"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 52530
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 2821
    "inscrito_id" => 53215
    "titulo" => "PROBLEMATIZANDO QUESTÕES DE GÊNERO COM PROFESSORAS/ES DA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DE PERSONAGENS DE TELENOVELAS"
    "resumo" => " Problematizando questões de gênero com professoras/es da educação básica a partir de personagens de telenovelas Suzi Alves Silva (UFAL-Campus Arapiraca) suzi24soso@gmail.com Ivanderson Pereira da Silva (UFAL-Campus Arapiraca) ivanderson.silva@arapiraca.ufal.br Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológicae práticas docentes. Resumo As telenovelas como produtos culturais, envolvem os telespectadores pela identificação dos sujeitos com as estórias narradas. Ao abordar temas tabus na sociedade como as questões de gênero e sexualidade, os autores proporcionam rico material com potencialidades didáticas para o trabalho pedagógico nas escolas. Nesse sentido, emergiu o seguinte problema de pesquisa: Que concepções e práticas são mobilizadas pelos/as professores/as da educação básica frente à abordagem dos temas Gênero e Sexualidade mediada por cenas de telenovelas? Essa investigação teve por objetivos realizar um levantamento teórico/bibliográfico acerca das representações da diversidade sexual e de gênero veiculadas nas telenovelas brasileiras; explorar telenovelas com foco explícito e/ou implícito na diversidade sexual e de gênero; analisar as concepções e práticas dos/as professores/as que atuam na educação básica alagoana acerca do debate sobre diversidade sexual e de gênero; avaliar como os professores que atuam na educação básica, significam as contribuições das telenovelas na construção de representações da diversidade sexual e de gênero entre crianças e adolescentes. As telenovelas são ainda um dos maiores meios de entretenimento das famílias brasileiras. Segundo Saffioti (1992, p. 209), "as representações que os homens e as mulheres fazem da realidade social operam como forças propulsoras de novas ações". Se reconhecer na representação do outro, encoraja o sujeito, o torna visível na sociedade, estimula pensamentos e ações, ajudando-o na formação social e da identidade. Isso potencializa reflexões acerca de uma nova formação de sujeitos, considerados minorias. De forma cada vez mais frequente as telenovelas abordam temáticas polêmicas diretamente relacionadas às questões de sexualidade e gênero. Segundo Woodward (2007, p. 17) "a representação inclui as práticas de significação e os sistemas simbólicos por meio dos quais os significados são produzidos, posicionando-nos como sujeitos". Partindo desse pressuposto, o currículo escolar precisa abordar temas como sexualidade e gênero, pois se entende que o educando necessita de informações para constituir-se e compreender seu papel na sociedade. A escola um espaço de relações sociais e de formação, não pode padronizar, nem enveredar caminhos a partir de uma sociedade machista, heteronormativa e falocêntrica. Seu papel é desmistificar o que está posto, oportunizar momentos de respeito às diversidades existentes.Nesse sentido, as telenovelas passam a se constituir como recursos didáticos para os professores da educação básica, pois abordam temas sociais vividos no cotidiano dos cidadãos. Segundo Siqueira (2006, p. 131), "na formação docente, [...] gênero e sexualidade são questões silenciadas no currículo, apesar de estarem presentes nas múltiplas interações mantidas em sala de aula". De acordo com Miranda (2011, p. 1), "tendo as telenovelas um importante papel na construção do imaginário brasileiro, uma vez que são assistidas por milhões de telespectadores diariamente na intimidade de seus lares". Assim, se utilizar dessa apropriação de temas sociais abordados em telenovelas que alcançam números significativos de telespectadores é de suma importância para a desconstrução de um modelo de sociedade preconceituosa. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa (FLICK, 2009), apoiada nos fundamentos teóricos da pesquisa de levantamento (SILVA; MERCADO, 2015; NUNES et al., 2016); da etnografia de tela (RIAL, 2005); e da pesquisa participante (BRANDÃO; BORGES, 2007). Num primeiro momento, partimos de um estudo teórico/bibliográfico acerca das representações da diversidade sexual e de gênero veiculadas nas telenovelas e que tinham maior penetração em meio às crianças e adolescentes brasileiras/os. Para isso, fizemos um levantamento bibliográfico a partir da metodologia proposta por Silva e Mercado (2015) e Nunes et al. (2016). A estratégia consistiu em recuperar os estudos publicados nos últimos 10 anos a partir de bases como a Educ@ e o WebQualis. O foco do levantamento foram estudos que investigaram as relações entre mídias, sexualidade, gênero e educação. Num segundo momento, exploramos as telenovelas mais populares e que eram consumidas por crianças e adolescentes no período que compreendeu o cronograma dessa investigação e que apresentavam de forma explícita, conteúdos que apontavam na direção do debate sobre diversidade sexual e/ou de gênero. Para identificar as telenovelas mais populares entre esses segmentos, além dos estudos teórico-bibliográficos, utilizamos como termômetros os indicadores "Media Workstation" e "Kantar Ibope Media". Após identificar esses conteúdos, exploramos esse material tomando por base a abordagem metodológica da etnografia de tela, definida por Rial (2005, p. 120-121) como "uma metodologia que transporta para o estudo do texto da mídia procedimentos próprios da pesquisa antropológica, como a longa imersão do pesquisador no campo, a observação sistemática, registro em caderno de campo, etc.". Para análise etnográfica, foi tomada a telenovela A Força do Querer (2017), produzida e exibida pela Rede Globo, mais especificamente a personagem Ivana, representada pela atriz Carol Duarte, que explicita conteúdos que apontam na direção do debate sobre diversidade sexual e/ou de gênero. De acordo com Carmen Rial "os textos são invadidos por imagens numa transgressão à convenção que quer que o texto diga e que a imagem signifique" (RIAL, 2005, p. 121). Nas representações feitas pela personagem Ivana, as imagens deram significação à cena, os textos foram silenciados, dando espaço as imagens que falaram por si só. Utilizamos as cenas como ponto de partida para abordar os temas que estão em evidência. Debruçamo-nos no caso específico dessa personagem transexual. A partir da problematização do drama vivido por essa personagem, foi possível identificar as concepções que 150 professores das redes pública (estadual e municipal) que atuam no município de Arapiraca-AL significam acerca da questão da transsexualidade. Evidencia-se, por fim, que tais discussões são urgentes e necessárias às escolas. Esses momentos contribuem para o processo de formação, a construção de identidade e a quebra de tabus, favorecendo uma nova visão de mundo que abre caminhos menos difíceis para aqueles que se identificam com os casos retratados nas telenovelas. O estudo aqui apresentado ressaltou a importância de problematizar as experiências vividas diariamente pelos sujeitos dentro de um processo de construção da identidade, destacando o significado dessas discussões quando propiciada pelos professores a partir dos sentidos e significados produzidos pelas telenovelas. Desta forma os professores da educação básica passaram a vislumbrar as telenovelas como instrumentos possíveis para a problematizar questões de gênero e sexualidade na escola. Palavras-chave: Etnografia de Tela, Transsexualidade, Telenovela Referências BRANDÃO, C. R.; BORGES, M. C. A pesquisa participante: um momento da educação popular. Revista de Educação Popular, v. 6, n. 1, 2008. FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009. MIRANDA, Marcelo. Mediações: telenovelas e sexualidades como elementos de condensações de sentidos híbridos entre a hegemonia e a resistência. Razón y Palabra, v. 16, n. 77, 2011. NUNES, E. T.; et al. Levantamento dos temas TIC e EaD nos periódicos qualis.Informática na educação: teoria & prática, v. 19, n. 3 set/dez. 2016. RIAL, Carmen. Por uma antropologia do visual contemporâneo. Horizontes Antropológicos, v. 1, n. 2, p. 93-100, 2005."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "443-53215-30112018-091355.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:46"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:30:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IVANDERSON PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "IVANDERSON"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 52530
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 2821
    "inscrito_id" => 53215
    "titulo" => "PROBLEMATIZANDO QUESTÕES DE GÊNERO COM PROFESSORAS/ES DA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DE PERSONAGENS DE TELENOVELAS"
    "resumo" => " Problematizando questões de gênero com professoras/es da educação básica a partir de personagens de telenovelas Suzi Alves Silva (UFAL-Campus Arapiraca) suzi24soso@gmail.com Ivanderson Pereira da Silva (UFAL-Campus Arapiraca) ivanderson.silva@arapiraca.ufal.br Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológicae práticas docentes. Resumo As telenovelas como produtos culturais, envolvem os telespectadores pela identificação dos sujeitos com as estórias narradas. Ao abordar temas tabus na sociedade como as questões de gênero e sexualidade, os autores proporcionam rico material com potencialidades didáticas para o trabalho pedagógico nas escolas. Nesse sentido, emergiu o seguinte problema de pesquisa: Que concepções e práticas são mobilizadas pelos/as professores/as da educação básica frente à abordagem dos temas Gênero e Sexualidade mediada por cenas de telenovelas? Essa investigação teve por objetivos realizar um levantamento teórico/bibliográfico acerca das representações da diversidade sexual e de gênero veiculadas nas telenovelas brasileiras; explorar telenovelas com foco explícito e/ou implícito na diversidade sexual e de gênero; analisar as concepções e práticas dos/as professores/as que atuam na educação básica alagoana acerca do debate sobre diversidade sexual e de gênero; avaliar como os professores que atuam na educação básica, significam as contribuições das telenovelas na construção de representações da diversidade sexual e de gênero entre crianças e adolescentes. As telenovelas são ainda um dos maiores meios de entretenimento das famílias brasileiras. Segundo Saffioti (1992, p. 209), "as representações que os homens e as mulheres fazem da realidade social operam como forças propulsoras de novas ações". Se reconhecer na representação do outro, encoraja o sujeito, o torna visível na sociedade, estimula pensamentos e ações, ajudando-o na formação social e da identidade. Isso potencializa reflexões acerca de uma nova formação de sujeitos, considerados minorias. De forma cada vez mais frequente as telenovelas abordam temáticas polêmicas diretamente relacionadas às questões de sexualidade e gênero. Segundo Woodward (2007, p. 17) "a representação inclui as práticas de significação e os sistemas simbólicos por meio dos quais os significados são produzidos, posicionando-nos como sujeitos". Partindo desse pressuposto, o currículo escolar precisa abordar temas como sexualidade e gênero, pois se entende que o educando necessita de informações para constituir-se e compreender seu papel na sociedade. A escola um espaço de relações sociais e de formação, não pode padronizar, nem enveredar caminhos a partir de uma sociedade machista, heteronormativa e falocêntrica. Seu papel é desmistificar o que está posto, oportunizar momentos de respeito às diversidades existentes.Nesse sentido, as telenovelas passam a se constituir como recursos didáticos para os professores da educação básica, pois abordam temas sociais vividos no cotidiano dos cidadãos. Segundo Siqueira (2006, p. 131), "na formação docente, [...] gênero e sexualidade são questões silenciadas no currículo, apesar de estarem presentes nas múltiplas interações mantidas em sala de aula". De acordo com Miranda (2011, p. 1), "tendo as telenovelas um importante papel na construção do imaginário brasileiro, uma vez que são assistidas por milhões de telespectadores diariamente na intimidade de seus lares". Assim, se utilizar dessa apropriação de temas sociais abordados em telenovelas que alcançam números significativos de telespectadores é de suma importância para a desconstrução de um modelo de sociedade preconceituosa. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa (FLICK, 2009), apoiada nos fundamentos teóricos da pesquisa de levantamento (SILVA; MERCADO, 2015; NUNES et al., 2016); da etnografia de tela (RIAL, 2005); e da pesquisa participante (BRANDÃO; BORGES, 2007). Num primeiro momento, partimos de um estudo teórico/bibliográfico acerca das representações da diversidade sexual e de gênero veiculadas nas telenovelas e que tinham maior penetração em meio às crianças e adolescentes brasileiras/os. Para isso, fizemos um levantamento bibliográfico a partir da metodologia proposta por Silva e Mercado (2015) e Nunes et al. (2016). A estratégia consistiu em recuperar os estudos publicados nos últimos 10 anos a partir de bases como a Educ@ e o WebQualis. O foco do levantamento foram estudos que investigaram as relações entre mídias, sexualidade, gênero e educação. Num segundo momento, exploramos as telenovelas mais populares e que eram consumidas por crianças e adolescentes no período que compreendeu o cronograma dessa investigação e que apresentavam de forma explícita, conteúdos que apontavam na direção do debate sobre diversidade sexual e/ou de gênero. Para identificar as telenovelas mais populares entre esses segmentos, além dos estudos teórico-bibliográficos, utilizamos como termômetros os indicadores "Media Workstation" e "Kantar Ibope Media". Após identificar esses conteúdos, exploramos esse material tomando por base a abordagem metodológica da etnografia de tela, definida por Rial (2005, p. 120-121) como "uma metodologia que transporta para o estudo do texto da mídia procedimentos próprios da pesquisa antropológica, como a longa imersão do pesquisador no campo, a observação sistemática, registro em caderno de campo, etc.". Para análise etnográfica, foi tomada a telenovela A Força do Querer (2017), produzida e exibida pela Rede Globo, mais especificamente a personagem Ivana, representada pela atriz Carol Duarte, que explicita conteúdos que apontam na direção do debate sobre diversidade sexual e/ou de gênero. De acordo com Carmen Rial "os textos são invadidos por imagens numa transgressão à convenção que quer que o texto diga e que a imagem signifique" (RIAL, 2005, p. 121). Nas representações feitas pela personagem Ivana, as imagens deram significação à cena, os textos foram silenciados, dando espaço as imagens que falaram por si só. Utilizamos as cenas como ponto de partida para abordar os temas que estão em evidência. Debruçamo-nos no caso específico dessa personagem transexual. A partir da problematização do drama vivido por essa personagem, foi possível identificar as concepções que 150 professores das redes pública (estadual e municipal) que atuam no município de Arapiraca-AL significam acerca da questão da transsexualidade. Evidencia-se, por fim, que tais discussões são urgentes e necessárias às escolas. Esses momentos contribuem para o processo de formação, a construção de identidade e a quebra de tabus, favorecendo uma nova visão de mundo que abre caminhos menos difíceis para aqueles que se identificam com os casos retratados nas telenovelas. O estudo aqui apresentado ressaltou a importância de problematizar as experiências vividas diariamente pelos sujeitos dentro de um processo de construção da identidade, destacando o significado dessas discussões quando propiciada pelos professores a partir dos sentidos e significados produzidos pelas telenovelas. Desta forma os professores da educação básica passaram a vislumbrar as telenovelas como instrumentos possíveis para a problematizar questões de gênero e sexualidade na escola. Palavras-chave: Etnografia de Tela, Transsexualidade, Telenovela Referências BRANDÃO, C. R.; BORGES, M. C. A pesquisa participante: um momento da educação popular. Revista de Educação Popular, v. 6, n. 1, 2008. FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009. MIRANDA, Marcelo. Mediações: telenovelas e sexualidades como elementos de condensações de sentidos híbridos entre a hegemonia e a resistência. Razón y Palabra, v. 16, n. 77, 2011. NUNES, E. T.; et al. Levantamento dos temas TIC e EaD nos periódicos qualis.Informática na educação: teoria & prática, v. 19, n. 3 set/dez. 2016. RIAL, Carmen. Por uma antropologia do visual contemporâneo. Horizontes Antropológicos, v. 1, n. 2, p. 93-100, 2005."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "443-53215-30112018-091355.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:46"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:30:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IVANDERSON PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "IVANDERSON"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

Problematizando questões de gênero com professoras/es da educação básica a partir de personagens de telenovelas Suzi Alves Silva (UFAL-Campus Arapiraca) suzi24soso@gmail.com Ivanderson Pereira da Silva (UFAL-Campus Arapiraca) ivanderson.silva@arapiraca.ufal.br Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológicae práticas docentes. Resumo As telenovelas como produtos culturais, envolvem os telespectadores pela identificação dos sujeitos com as estórias narradas. Ao abordar temas tabus na sociedade como as questões de gênero e sexualidade, os autores proporcionam rico material com potencialidades didáticas para o trabalho pedagógico nas escolas. Nesse sentido, emergiu o seguinte problema de pesquisa: Que concepções e práticas são mobilizadas pelos/as professores/as da educação básica frente à abordagem dos temas Gênero e Sexualidade mediada por cenas de telenovelas? Essa investigação teve por objetivos realizar um levantamento teórico/bibliográfico acerca das representações da diversidade sexual e de gênero veiculadas nas telenovelas brasileiras; explorar telenovelas com foco explícito e/ou implícito na diversidade sexual e de gênero; analisar as concepções e práticas dos/as professores/as que atuam na educação básica alagoana acerca do debate sobre diversidade sexual e de gênero; avaliar como os professores que atuam na educação básica, significam as contribuições das telenovelas na construção de representações da diversidade sexual e de gênero entre crianças e adolescentes. As telenovelas são ainda um dos maiores meios de entretenimento das famílias brasileiras. Segundo Saffioti (1992, p. 209), "as representações que os homens e as mulheres fazem da realidade social operam como forças propulsoras de novas ações". Se reconhecer na representação do outro, encoraja o sujeito, o torna visível na sociedade, estimula pensamentos e ações, ajudando-o na formação social e da identidade. Isso potencializa reflexões acerca de uma nova formação de sujeitos, considerados minorias. De forma cada vez mais frequente as telenovelas abordam temáticas polêmicas diretamente relacionadas às questões de sexualidade e gênero. Segundo Woodward (2007, p. 17) "a representação inclui as práticas de significação e os sistemas simbólicos por meio dos quais os significados são produzidos, posicionando-nos como sujeitos". Partindo desse pressuposto, o currículo escolar precisa abordar temas como sexualidade e gênero, pois se entende que o educando necessita de informações para constituir-se e compreender seu papel na sociedade. A escola um espaço de relações sociais e de formação, não pode padronizar, nem enveredar caminhos a partir de uma sociedade machista, heteronormativa e falocêntrica. Seu papel é desmistificar o que está posto, oportunizar momentos de respeito às diversidades existentes.Nesse sentido, as telenovelas passam a se constituir como recursos didáticos para os professores da educação básica, pois abordam temas sociais vividos no cotidiano dos cidadãos. Segundo Siqueira (2006, p. 131), "na formação docente, [...] gênero e sexualidade são questões silenciadas no currículo, apesar de estarem presentes nas múltiplas interações mantidas em sala de aula". De acordo com Miranda (2011, p. 1), "tendo as telenovelas um importante papel na construção do imaginário brasileiro, uma vez que são assistidas por milhões de telespectadores diariamente na intimidade de seus lares". Assim, se utilizar dessa apropriação de temas sociais abordados em telenovelas que alcançam números significativos de telespectadores é de suma importância para a desconstrução de um modelo de sociedade preconceituosa. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa (FLICK, 2009), apoiada nos fundamentos teóricos da pesquisa de levantamento (SILVA; MERCADO, 2015; NUNES et al., 2016); da etnografia de tela (RIAL, 2005); e da pesquisa participante (BRANDÃO; BORGES, 2007). Num primeiro momento, partimos de um estudo teórico/bibliográfico acerca das representações da diversidade sexual e de gênero veiculadas nas telenovelas e que tinham maior penetração em meio às crianças e adolescentes brasileiras/os. Para isso, fizemos um levantamento bibliográfico a partir da metodologia proposta por Silva e Mercado (2015) e Nunes et al. (2016). A estratégia consistiu em recuperar os estudos publicados nos últimos 10 anos a partir de bases como a Educ@ e o WebQualis. O foco do levantamento foram estudos que investigaram as relações entre mídias, sexualidade, gênero e educação. Num segundo momento, exploramos as telenovelas mais populares e que eram consumidas por crianças e adolescentes no período que compreendeu o cronograma dessa investigação e que apresentavam de forma explícita, conteúdos que apontavam na direção do debate sobre diversidade sexual e/ou de gênero. Para identificar as telenovelas mais populares entre esses segmentos, além dos estudos teórico-bibliográficos, utilizamos como termômetros os indicadores "Media Workstation" e "Kantar Ibope Media". Após identificar esses conteúdos, exploramos esse material tomando por base a abordagem metodológica da etnografia de tela, definida por Rial (2005, p. 120-121) como "uma metodologia que transporta para o estudo do texto da mídia procedimentos próprios da pesquisa antropológica, como a longa imersão do pesquisador no campo, a observação sistemática, registro em caderno de campo, etc.". Para análise etnográfica, foi tomada a telenovela A Força do Querer (2017), produzida e exibida pela Rede Globo, mais especificamente a personagem Ivana, representada pela atriz Carol Duarte, que explicita conteúdos que apontam na direção do debate sobre diversidade sexual e/ou de gênero. De acordo com Carmen Rial "os textos são invadidos por imagens numa transgressão à convenção que quer que o texto diga e que a imagem signifique" (RIAL, 2005, p. 121). Nas representações feitas pela personagem Ivana, as imagens deram significação à cena, os textos foram silenciados, dando espaço as imagens que falaram por si só. Utilizamos as cenas como ponto de partida para abordar os temas que estão em evidência. Debruçamo-nos no caso específico dessa personagem transexual. A partir da problematização do drama vivido por essa personagem, foi possível identificar as concepções que 150 professores das redes pública (estadual e municipal) que atuam no município de Arapiraca-AL significam acerca da questão da transsexualidade. Evidencia-se, por fim, que tais discussões são urgentes e necessárias às escolas. Esses momentos contribuem para o processo de formação, a construção de identidade e a quebra de tabus, favorecendo uma nova visão de mundo que abre caminhos menos difíceis para aqueles que se identificam com os casos retratados nas telenovelas. O estudo aqui apresentado ressaltou a importância de problematizar as experiências vividas diariamente pelos sujeitos dentro de um processo de construção da identidade, destacando o significado dessas discussões quando propiciada pelos professores a partir dos sentidos e significados produzidos pelas telenovelas. Desta forma os professores da educação básica passaram a vislumbrar as telenovelas como instrumentos possíveis para a problematizar questões de gênero e sexualidade na escola. Palavras-chave: Etnografia de Tela, Transsexualidade, Telenovela Referências BRANDÃO, C. R.; BORGES, M. C. A pesquisa participante: um momento da educação popular. Revista de Educação Popular, v. 6, n. 1, 2008. FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009. MIRANDA, Marcelo. Mediações: telenovelas e sexualidades como elementos de condensações de sentidos híbridos entre a hegemonia e a resistência. Razón y Palabra, v. 16, n. 77, 2011. NUNES, E. T.; et al. Levantamento dos temas TIC e EaD nos periódicos qualis.Informática na educação: teoria & prática, v. 19, n. 3 set/dez. 2016. RIAL, Carmen. Por uma antropologia do visual contemporâneo. Horizontes Antropológicos, v. 1, n. 2, p. 93-100, 2005.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.