Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A DEFESA DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO SOCIAL

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Nosso objetivo consiste em apresentar reflexões introdutórias sobre a nova Legislação educacional adotada pelo estado brasileiro que instituiu dentre outras medidas a Lei do Piso Nacional para o Magistério, nos reportando a esta Lei como um marco regulatório relevante para o desenvolvimento da profissão docente e para a existência da escola pública enquanto espaço de inclusão cultural das classes populares e lócus essencial do fazer-se docente. Para o desenvolvimento deste trabalho estudamos as ideias de autores contemporâneos que atuam como docentes pesquisadores no campo da educação brasileira como Gatti ( 2009), Algebaile (2014 ), Konder (2010), Munoz (2009), Saviani (2009), dentre outros. Para este trabalho recorremos aos métodos da Pesquisa bibliográfica nos reportando a análise de artigos e documentos relacionados ao assunto. Os resultados são preliminares e não conclusivos tendo em vista tratar-se de um estudo em andamento. No entanto, pode-se afirmar que a Lei do Piso Salarial Nacional do Magistério constitui-se num marco regulatório de reconhecida importância para o(a) professor (a). Ao instituir uma regulamentação nacional para a carreira do profissional do magistério, abriu-se o caminho para que estes profissionais passem a ter mais e melhores condições de trabalho e de luta pelo reconhecimento social da profissão e do seu lócus de trabalho, a escola pública básica regular. Nossa expectativa é contribuir com o debate sobre a formação e auto formação docente, por entender que a melhoria da qualificação do (a) professor(a) pressupõe a existência de escolas bem estruturadas conduzidas por professores com carreira e salários dignos. Que a formação docente adequada e de qualidade do(a) professor(a) pressupõe dar a este profissional mais tempo livre para que o mesmo possa escolher sua trajetória de estudos, pesquisas e modos de compartilhamentos das suas práticas e saberes adquiridos. Entende-se seguindo esta linha de raciocínio que a escola como local de trabalho do professor, deva ser para este o espaço da investigação e de produção de novos conhecimentos, do fazer-se permanentemente docente. Neste cenário questiona-se a efetividade da formação tradicional inicial e continuada dos professores quando efetivada em condições de trabalho precarizadas. O ato de ensinar é um ato cultural precisa de tempo para pensar e planejar seus objetivos e métodos. Portanto, esperamos com este trabalho dar nossa contribuição ao debate. Palavras-chave: Educação, Política educacional, Formação de professores, e Trabalho docente Referências BRASIL. [Plano Nacional de Educação (PNE)].?Plano Nacional de Educação 2014-2024 [recurso eletrônico] : Lei no 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. - Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. 86 p. - Série legislação ; n. 125. GARCIA, C. Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto, Portugal: Porto. 1999. GATTI, Bernadete A.; BARRETO, Elba Siqueira de Sá (Coord.) Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília, DF: UNESCO, 2009. 294 p. KONDER, Leandro. Em torno de Marx. - São Paulo: Boitempo, 2010. MONTEIRO, A. Reis. Profissão docente: profissionalidade e autorregulação. São Paulo: Cortez, 2015. MONASTA, Atílio. Antônio Gramsci. Coleção Educadores. Disponível no site. www.dominiopublico.gov.br. Acesso em 03.03.2016 MUNOZ, Francisco Imbernón. Formação Docente e profissional (formar-se para a mudança e a incerteza). 7 ed. São Paulo: Cortez. 2009. OLIVEIRA, Dalila Andrade. Politica educacional e a reestruturação do trabalho docente: reflexões sobre o contexto latino-americano. Campinas, SP: Revista Educação & Sociedade. v. 28, n.99 p. 355-375. mai/ago. 2007. Disponível no site: www.cedes.unicamp.br. Acesso em 10.04.2016. SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. in: Revista brasileira de educação. v. 14 n. 40 jan./abr. 2009. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br SUCHODOLSKI, B. A pedagogia e as grandes corrente filosóficas. 4. ed. Lisboa, Portugal: Horizonte . 1992. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 12.ed. Petrópolis, RJ:Vozes. 2011 TARDIF, M; Lessard, C. O trabalho docente. Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 8. Ed. Petropólis,RJ:Vozes. 2013. SCHEIBE, Leda. Valorização e formação dos professores para a educação básica: questões desafiadoras para um novo plano nacional de educação. in: revista Educação & Sociedade. Campinas, SP. Edunicamp. V. 31, n. 112, p. 981-1000, jul-set. 2010. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br "
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A DEFESA DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO SOCIAL Francisca Clara de Paula Oliveira francisca.clara@urca.br Universidade Regional do Cariri -URCA Laiane Borges do Nascimento laiaeborges2510@gmail.com Universidade Regional do Cariri-URCA Vitória Geovana Sales de Freitas vitoriak2@hotmail.com Universidade Regional do Cariri-URCA Eixo Temático: Políticas Públicas e identidade docente Agência Financiadora: PIBIC/URCA Este trabalho de pesquisa se originou da necessidade que sentimos enquanto pesquisadores das áreas da Educação e da Pedagogia de discutirmos as intrínsecas relações entre formação, valorização docente e defesa do acesso à educação como direito social. Neste trabalho recortaremos nossa análise para os impactos da Lei do Piso Nacional do Magistério (Lei No 11.738/2008), para a melhoria da qualidade do trabalho docente. e para o reconhecimento da escola pública enquanto espaço de produção de saberes e de escolarização das classes populares. Nosso objetivo consiste em apresentar reflexões introdutórias sobre a nova Legislação educacional adotada pelo estado brasileiro que instituiu dentre outras medidas a Lei do Piso Nacional para o Magistério, nos reportando a esta Lei como um marco regulatório relevante para o desenvolvimento da profissão docente e para a existência da escola pública enquanto espaço de inclusão cultural das classes populares e lócus essencial do fazer-se docente. Para o desenvolvimento deste trabalho estudamos as ideias de autores contemporâneos que atuam como docentes pesquisadores no campo da educação brasileira como Gatti ( 2009), Algebaile (2014 ), Konder (2010), Munoz (2009), Saviani (2009), dentre outros. Para este trabalho recorremos aos métodos da Pesquisa bibliográfica nos reportando a análise de artigos e documentos relacionados ao assunto. Os resultados são preliminares e não conclusivos tendo em vista tratar-se de um estudo em andamento. No entanto, pode-se afirmar que a Lei do Piso Salarial Nacional do Magistério constitui-se num marco regulatório de reconhecida importância para o(a) professor (a). Ao instituir uma regulamentação nacional para a carreira do profissional do magistério, abriu-se o caminho para que estes profissionais passem a ter mais e melhores condições de trabalho e de luta pelo reconhecimento social da profissão e do seu lócus de trabalho, a escola pública básica regular. Nossa expectativa é contribuir com o debate sobre a formação e auto formação docente, por entender que a melhoria da qualificação do (a) professor(a) pressupõe a existência de escolas bem estruturadas conduzidas por professores com carreira e salários dignos. Que a formação docente adequada e de qualidade do(a) professor(a) pressupõe dar a este profissional mais tempo livre para que o mesmo possa escolher sua trajetória de estudos, pesquisas e modos de compartilhamentos das suas práticas e saberes adquiridos. Entende-se seguindo esta linha de raciocínio que a escola como local de trabalho do professor, deva ser para este o espaço da investigação e de produção de novos conhecimentos, do fazer-se permanentemente docente. Neste cenário questiona-se a efetividade da formação tradicional inicial e continuada dos professores quando efetivada em condições de trabalho precarizadas. O ato de ensinar é um ato cultural precisa de tempo para pensar e planejar seus objetivos e métodos. Portanto, esperamos com este trabalho dar nossa contribuição ao debate. Palavras-chave: Educação, Política educacional, Formação de professores, e Trabalho docente Referências BRASIL. [Plano Nacional de Educação (PNE)].?Plano Nacional de Educação 2014-2024 [recurso eletrônico] : Lei no 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. - Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. 86 p. - Série legislação ; n. 125. GARCIA, C. Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto, Portugal: Porto. 1999. GATTI, Bernadete A.; BARRETO, Elba Siqueira de Sá (Coord.) Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília, DF: UNESCO, 2009. 294 p. KONDER, Leandro. Em torno de Marx. - São Paulo: Boitempo, 2010. MONTEIRO, A. Reis. Profissão docente: profissionalidade e autorregulação. São Paulo: Cortez, 2015. MONASTA, Atílio. Antônio Gramsci. Coleção Educadores. Disponível no site. www.dominiopublico.gov.br. Acesso em 03.03.2016 MUNOZ, Francisco Imbernón. Formação Docente e profissional (formar-se para a mudança e a incerteza). 7 ed. São Paulo: Cortez. 2009. OLIVEIRA, Dalila Andrade. Politica educacional e a reestruturação do trabalho docente: reflexões sobre o contexto latino-americano. Campinas, SP: Revista Educação & Sociedade. v. 28, n.99 p. 355-375. mai/ago. 2007. Disponível no site: www.cedes.unicamp.br. Acesso em 10.04.2016. SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. in: Revista brasileira de educação. v. 14 n. 40 jan./abr. 2009. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br SUCHODOLSKI, B. A pedagogia e as grandes corrente filosóficas. 4. ed. Lisboa, Portugal: Horizonte . 1992. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 12.ed. Petrópolis, RJ:Vozes. 2011 TARDIF, M; Lessard, C. O trabalho docente. Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 8. Ed. Petropólis,RJ:Vozes. 2013. SCHEIBE, Leda. Valorização e formação dos professores para a educação básica: questões desafiadoras para um novo plano nacional de educação. in: revista Educação & Sociedade. Campinas, SP. Edunicamp. V. 31, n. 112, p. 981-1000, jul-set. 2010. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br

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