Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PERSPECTIVAS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO IFC – CAMPUS CONCÓRDIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

O Programa Residência Pedagógica é uma das ações inerentes ao Plano Nacional de Formação de Professores que tem como premissa básica aperfeiçoar a formação de professores, culminando neste sentido, em uma modificação na estrutura do Estágio Curricular Supervisionado. Nessa perspectiva, entendemos que por meio do Programa RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, é possível promover processos de ensino e aprendizagem mais adequados e qualitativamente mais abrangentes no sentido de construir e desenvolver o conhecimento matemático dos estudantes no âmbito de abrangência da RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA no município de Concórdia, SC. Para além disso, possibilitar que licenciandos do Curso de Matemática possam produzir materiais e implementar atividades voltadas ao ensino de Matemática fundamentados nos pressupostos da Educação Matemática visando desenvolver a aprendizagem de estudantes do Ensino Médio. Ademais, o trabalho coletivo que se desenvolverá, articulando escolas estaduais, o IFC - Campus Concórdia, professores e alunos, contribuirá para a oxigenação das licenciaturas enquanto espaço de formação, bem como envolverá os docentes da escola básica também em processos formativos com possível ressignificação da prática e certamente com desdobramentos na aprendizagem dos estudantes. O IFC - Campus Concórdia, enquanto uma das escolas Campo do Projeto de Residência Pedagógica, possui três Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, a saber: Técnico em Agropecuária, Técnico em Alimentos e Técnico em Informática para a Internet totalizando 18 turmas. Entretanto, é sabido, no que respeita a disciplina de Matemática, que esta compreende 4 horas/ aula semanais e representa uma das disciplinas que historicamente se constitui em maior dificuldade em termos de aprendizagem para os estudantes. Ela configura-se também em um maior índice de reprovação, não só nas disciplinas do IFC bem como em outras formas de avaliação nacionais e internacionais. No âmbito do IFC há um índice elevado de reprovação na disciplina de Matemática, especialmente entre alunos que estão iniciando o Ensino Médio Técnico, ou seja, alunos da primeira série. Algumas ações são criadas neste sentido, especialmente na proposição de Projetos de Ensino que visam trabalhar as dificuldades de Matemática. Entretanto, dado o quantitativo de turmas de primeiro ano, a saber 6, que compreendem aproximadamente 240 alunos, o professor não consegue acompanhar de perto todos estes alunos em sala de aula, tampouco em horário extraclasse. Assim, de acordo com os gestores do IFC, com a implementação do Projeto de RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, há possibilidades de melhor acompanhamento dos alunos em seus processos de ensino e aprendizagem da Matemática. Nessa mesma direção, a Escola Estadual de Educação Básica Olavo Cecco Rigon, localizada no Centro de Concórdia, caracteriza-se como a outra escola campo do programa. A EEB Olavo Cecco Rigon oferta Cursos em Nível Médio, sendo eles: Técnico em Informática, Técnico em Administração, Magistério Séries Iniciais e Ensino Médio Integral/Inovador. De acordo com diretores e coordenadores da EEB Olavo Cecco Rigon, a disciplina de Matemática permeia todos os Cursos da referida escola, a qual também apresenta fragilidades e deficiências com relação ao processo de ensino e aprendizagem. Com a implementação do Programa RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, articulando o Docente Orientador, o Professor Preceptor e alunos residentes ampliam-se os esforços em melhorar a formação de professores com ênfase na atividade prática supervisionada, a qual deve ser tomada como um elemento crítico para a preparação futura e efetiva da prática pedagógica docente, de acordo com a prática clínica (DARLING-HAMMOND, 2014), Assim, buscamos compreender a experiência vivenciada no âmbito do Projeto RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA de Matemática do IFC - Campus Concórdia, que está em fase inicial, quer seja em termos de desafios que se colocam ao construir experiências práticas em docência mais profícuas e produtivas para os futuros professores como a possibilidade de fornecer um feedback a estes futuros professores. Ademais, buscamos por meio do projeto, compreender o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo na perspectiva de Shulmann (1986), o Conhecimento Pedagógico e Tecnológico do Conteúdo de acordo com Mishra e Koehler (2006) e do Conhecimento Matemático para o Ensino de Ball, Thames e Phelps (2008). O processo de constituição dos dados segue os pressupostos da pesquisa qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994) e lançará mão de notas de campo, questionários, entrevistas, filmagens e relatórios produzidos pelos alunos ao longo do desenvolvimento do Projeto. No texto aqui exposto, apresentaremos breves considerações sobre o PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, visto que o mesmo está em fase inicial, tendo iniciado em agosto de 2018. Compreendemos, de uma perspectiva inicial, que as participações dos acadêmicos neste projeto revelam aspectos significativos às ações e práticas na sala de aula de Matemática.

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