Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA COMO DOCUMENTO DE IDENTIDADE

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O estudo em andamento busca ainda identificar as implicações e dificuldades para a elaboração do PPP e de que maneira ele está contribuindo para a legitimação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei Nº 9.394/1996. O PPP é referente a uma instituição escolar que funciona nos turnos matutino e vespertino, ofertando turmas do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental. Considerando essas condições, o estudo buscou observar a dinâmica da escola no que se refere às observações realizadas em relação ao Projeto Político-Pedagógico como uma ferramenta norteadora das práticas pedagógicas que visam atender aos anseios e especificidades da instituição. No desenvolvimento do trabalho, compreendemos que o currículo é um documento de orientação para os agentes educativos da escola, cumprindo um importante papel político e curricular no contexto escolar, por isso é elaborado pelos membros da escola de acordo com a realidade dos estudantes e da instituição, proporcionando diversidade de contextos e conteúdos de aprendizagem, assim como a interdisciplinaridade. Conforme as leituras empreendidas, concebemos que o PPP deve estar de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, pois neles estão definidos objetivos e metas a nível nacional. O currículo tenta garantir o funcionamento da escola, concebendo o desenvolvimento da capacidade crítica do aluno, propondo assim uma metodologia para que os alunos possam atuar no mundo social como cidadãos. Segundo Bobbitt (apud Silva, 1999, p.12), o currículo é visto como um processo de racionalização de resultados educacionais, cuidadosa e rigorosamente especificados e medidos. A proposta a ser trabalhada pela instituição, apresenta como finalidade adaptar o currículo escolar a realidade de modo que possa atender as necessidades da comunidade escolar. Com isso, a escola propõe uma formação entre os docentes, com o propósito de planejar uma metodologia que possa tornar o trabalho mais atraente e receptivo na escola, tentando assim despertar o desenvolvimento crítico e a capacidade de pensar do aluno. Em seu PPP, a escola apresenta como objetivo o direcionamento de todas as ações pedagógicas, administrativas e financeiras de forma a englobar toda a comunidade, para com inclusive integrar os pais e responsáveis com a melhoraria da aprendizagem dos alunos. O currículo se propõe em forma de um plano que ultrapasse onde se desenvolve o ensino, sendo considerada a corrente histórica e cultural de sua comunidade. Fica evidente que para sua construção se leva em consideração o fato que não cabe somente aos docente e gestores a tarefa de sua elaboração, mas a todos que estão vinculados de alguma forma à escola. A partir da análise do documento e referencial teórico utilizado, consideramos que o documento é fundamental para a composição da identidade da escola, à significância da prática pedagógica do professor como principal fonte da continuidade de sua formação para a construção de novos saberes, onde se integra o papel de construir a formação de discentes, docentes, pais e toda a comunidade. Assim o PPP é fundamental para todas as instituições escolares, pois se torna indispensável para sua existência na medida em que orienta o trabalho pedagógico realizado pela instituição. Com base no PPP entendemos que a escola considera que sua importância está no desenvolvimento de uma instituição de ensino que almeja uma educação eficiente e de qualidade. O PPP da escola, tem o intuito de melhorar progressivamente a qualidade de ensino a partir da realidade cultural onde está situada a instituição. Mediante a leitura do PPP, se pode perceber que a situação atual na qual foi registrada este documento ainda está em andamento e apresenta partes incompletas. Sua elaboração foi realizada juntamente com auxilio de toda a comunidade que integra a escola, sendo eles os professores, o projeto Fundo Cristão, a promotoria pública e o conselho tutelar, tendo em mente a superação de problemas existentes na escola, sendo datado de 2011 e demandando atualização com base em outras possibilidades de pensar a educação, tais como as propostas pelas teorias críticas e pós-críticas de currículo discutidas por Silva (1999). Referências BRASIL. Ministério da Educação. Lei Nº 9.394/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).Brasília: 1996. MAIA, Benjamin Perez; COSTAS, M. T. A. Os desafios e as superações na construção coletiva do Projeto Político Pedagógico.Curitiba: Editora InterSaberes, 2009. SILVA, T. T. Documento de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica editora, 1999. VEIGA, Lima Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico da Escola: Uma construção possível. Campinas, SP: Papirus Editora, 1998."
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

O presente resumo. resultado de um projeto de iniciação à docência da área de Pedagogia em andamento, teve como foco o currículo da escola potiguar Centro Educacional Dr. Pedro Amorim, localizada no município de Assu-RN. O trabalho foi desenvolvido por membros do subprojeto da área de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Campus Angicos/UFERSA e contou com a participação autoral da supervisão e coordenação de área. O objetivo do estudo foi analisar o Projeto Político-Pedagógico (PPP) com base em questões elencadas por Veiga (1998), evidenciando as teorias de currículo que o documento apresenta tendo como base Silva (1999) bem como suas contribuições para a implementação do projeto na instituição. O estudo em andamento busca ainda identificar as implicações e dificuldades para a elaboração do PPP e de que maneira ele está contribuindo para a legitimação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei Nº 9.394/1996. 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