Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O ENSINO DA QUÍMICA E A APLICAÇÃO DE EXPERIMENTOS EM SALA DE AULA: EM BUSCA DA MOTIVAÇÃO DOS DISCENTES

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Outros aspectos a considerar são os meios de comunicação que favorecem essa concepção. Muitas vezes os meios de comunicação divulgam que produtos naturais não contêmquímica, ou seja, conceituando-a como a vilã no cotidiano. (ARROIO et al., 2005). Em suma, nota-se a importância em utilizar fontes alternativas para o ensino dessas disciplinas, a ponto de proporcionar um novo pensamento crítico referente ao: "Pensar Química ou a ciência, de uma forma geral". Em concordância com Francisco Junior et al., (2006) "os experimentos entram como uma nova possibilidade para a aprendizagem da matéria, de maneira mais interessante e "dinâmica", pois propõe uma diferente perspectiva onde os estudantes não só veriam o conteúdo em sua forma teórica, mas efetivamente na prática, propiciando o aluno a refletir , discutir , socializar , apresentar suposições, tal como estimular a curiosidade dos mesmo". Dessa forma, o presente estudo apresenta a aplicação de três experimentos com materiais que estão presentes no cotidiano dos alunos. Buscou-se a utilização de reagentes acessíveis, uma vez que os acadêmicos traziam em seu imaginário a ideia de que para a realização de experimentos só se utilizavam materiais de alto custo e de difícil acesso. Portanto, este trabalho tem como objetivo aplicar as práticas experimentais e mensurar a motivação dos alunos, conforme as relações com a disciplina, analisando as seguintes categorias: Motivação Intrínseca, Auto eficácia, Autodeterminação, Motivação pela Carreira e Motivação pela nota.Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o questionário "Science motivationquestionnaire II" traduzido (GLYNN et al., 2011). Em termos metodológicos, de acordo com Maccoby, (1984) "a socialização é um procedimento, ao qual o meio em que se está inserido contribui para uma característica intrínseca que significativamente auxilia a aprendizagem". Dessa forma os experimentos a serem aplicados possuem características de demonstração e verificação, no qual o aluno assiste a explicação do professor como também os próprios realizam a prática. Os experimentos são os seguintes: no 1° ano do Ensino Médio - Separação de Mistura com a utilização dos métodos: Catação: Na mistura Sólido-Sólido de (feijões + pedras de cascalho); Separação Magnética: Na mistura Sólido-Sólido de (areia + limalhas de Ferro);Dissolução Fracionada: Na mistura Sólido-Sólido de (areia + sal de cozinha + água). No caso a água seria usada para dissolver o sal de cozinha e formar duas fases (água + sal de cozinha) e Areia; Filtração: posteriormente seria usado o método de filtração para separar água + sal de cozinha da areia, no qual a areia ficará retida no papel de filtro; Cristalização Fracionada: Na mistura Sólido-Líquido de (naftalina pré triturada + solvente orgânico: Gasolina ). Foi adicionado a naftalina pré triturada em um béquer de 200 ml juntamente com a gasolina. O béquer foi aquecido com uma vela, posteriormente a naftalina que possui o menor ponto de ebulição comparado a gasolina, foi se cristalizando gradativamente, assim separando a mistura. No final foi obtido cristais de naftalina e gasolina. No 2° ano do Ensino Médio - Titulação Ácido-Base: Um processo físico para determinar-se a concentração em mol por litro ou em porcentagem de solução de uma substância desconhecida, utilizando uma solução de concentração conhecida. Logo: 1HCl (ácido) + 1 NaOH (base) ? 1 NaCl (sal) + 1 H2O (água). No experimento foi utilizado um ácido (HCl) de concentração conhecida de 5% e uma base de concentração desconhecida (NaOH). Processo no qual foi realizado para se descobrir a concentração da base. Após a titulação foi identificado a concentração do NaOH sendo de 0,01978 mol por litro. Finalmente, no 3° ano do Ensino Médio - Solubilidade de compostos orgânicos. Existem três aspectos que devem ser considerados quanto a solubilidade de compostos orgânicos em água e entre si que são: a polaridade, as forças de atração intermolecular e o tamanho da cadeia carbônica. Há uma regra (que está sujeita a exceções) que se aplica não somente aos compostos orgânicos, mas à grande maioria das substâncias, no que se refere à solubilidade, que é: (1) Substância polar é solúvel (ou se dissolve) em substância polar. (2) Substância apolar é solúvel (ou se dissolve) em substância apolar. Ou seja, semelhante dissolve semelhante. Conforme os alunos do 3° ano do ensino médio estarão aprendendo compostos orgânicos, foi selecionado estes experimentos, associando polaridade, forças intermoleculares, consequentemente, a solubilidade dos mesmos. Os dados coletados foram referentes a pontos de vista de 58 alunos sobre situações que envolvem motivação e dificuldade com a matéria de Química. Como resultados deste trabalho, podemos afirmar, em consonância com outras pesquisas já realizadas(Show da Química:Motivando o Interesse Científico; Dificuldades e motivações de aprendizagem em Química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química;Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa; Saberes Populares e Ensino de Ciências: Possibilidades para um Trabalho Interdisciplinar), as utilizações dessas fontes alternativas são de grande destaque e de suma importância. Foi notável a atenção e o envolvimento dos alunos quanto à experimentação, eles fizeram perguntas, refletiram sobre a prática que foi afinada com o cotidiano. Segundo os dados analisados comprova-se que as maiorias dos alunos estudam química pela nota, ou seja, uma forma de mostrar que são capazes de concluir a disciplina, seguidamente da motivação Intrínseca, auto eficácia, motivação pela carreira e por fim autodeterminação o que ainda não se é o ideal, pois a real intenção é que a unidade curricular química agregue conhecimento e assim ocorrer à assimilação da natureza e o comportamento da matéria que os regem. Palavras-chave: Ensino de Química; Experimentos em sala de aula; Motivação Referências ARROIO, Agnaldo; HONÒRIO, Kátia; WEBER, Karen C., et.al. Show da Química: Motivando o Interesse Científico. In: Química Nova. Vol. 29, pp. 173-178, 2006. Disponível em: .Acesso em: 25 de set 2018. FRANCISCO JR, Wilmo E.; FERREIRA, Luiz Henrique; HARTWIG, Dácio Rodney. Experimentação Problematizadora:Fundamentos Teóricos e Práticos para a Aplicação em Salas de Aula de Ciências. Química Nova Na Escola. n. 30. Disponível em: . Acesso em: 08 de nov 2018. GLYNN, Shawn; BRICKMAN, Peggy; ARMSTRONG, Nomis; TAASOOBSHIRAZI, Gita.Science motivation questionnaire II: Validation with science majors and nonscience majors.In:Journal of Research In Science Teaching. Vol. 48, No. 10, pp. 1159-1176. 2011. Disponívelem: . Acesso em: 25 de set 2018. MACCOBY, E. E. Socialization and Developmental Change. Journal Article . Vol. 55, No. 2,pp. 317-328. 1984. "
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

O ensino da química e A aplicação de experimentos em sala de aula: em busca da motivação dos discentes Leonardo Freitas [1] /leofelplio21@gmail.com / Instituto Federal do Triângulo Mineiro Bruno Pereira Garcés [2] / Instituto Federal do Triângulo Mineiro Anderson Claytom Ferreira Brettas [3] / Instituto Federal do Triângulo Mineiro Andréia Cassiano Teixeira [4] / Escola Estadual Francisco Cândido Xavier Eixo Temático: Processos de Ensino e Aprendizagem Resumo Investigações e pesquisas científicas evidenciam a situação do aluno diante as aulas de química, mostrando o desinteresse nas ciências exatas, como Química, Física e Matemática. "A forma como essas disciplinas são apresentadas nas instituições contribuíram para uma percepção errônea sobre essas ciências, uma vez que seu conteúdo é passado de forma tão somente teórica, corroborando em uma matéria desanimadora e focada na memorização. Outros aspectos a considerar são os meios de comunicação que favorecem essa concepção. Muitas vezes os meios de comunicação divulgam que produtos naturais não contêmquímica, ou seja, conceituando-a como a vilã no cotidiano. (ARROIO et al., 2005). Em suma, nota-se a importância em utilizar fontes alternativas para o ensino dessas disciplinas, a ponto de proporcionar um novo pensamento crítico referente ao: "Pensar Química ou a ciência, de uma forma geral". Em concordância com Francisco Junior et al., (2006) "os experimentos entram como uma nova possibilidade para a aprendizagem da matéria, de maneira mais interessante e "dinâmica", pois propõe uma diferente perspectiva onde os estudantes não só veriam o conteúdo em sua forma teórica, mas efetivamente na prática, propiciando o aluno a refletir , discutir , socializar , apresentar suposições, tal como estimular a curiosidade dos mesmo". Dessa forma, o presente estudo apresenta a aplicação de três experimentos com materiais que estão presentes no cotidiano dos alunos. Buscou-se a utilização de reagentes acessíveis, uma vez que os acadêmicos traziam em seu imaginário a ideia de que para a realização de experimentos só se utilizavam materiais de alto custo e de difícil acesso. Portanto, este trabalho tem como objetivo aplicar as práticas experimentais e mensurar a motivação dos alunos, conforme as relações com a disciplina, analisando as seguintes categorias: Motivação Intrínseca, Auto eficácia, Autodeterminação, Motivação pela Carreira e Motivação pela nota.Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o questionário "Science motivationquestionnaire II" traduzido (GLYNN et al., 2011). Em termos metodológicos, de acordo com Maccoby, (1984) "a socialização é um procedimento, ao qual o meio em que se está inserido contribui para uma característica intrínseca que significativamente auxilia a aprendizagem". Dessa forma os experimentos a serem aplicados possuem características de demonstração e verificação, no qual o aluno assiste a explicação do professor como também os próprios realizam a prática. Os experimentos são os seguintes: no 1° ano do Ensino Médio - Separação de Mistura com a utilização dos métodos: Catação: Na mistura Sólido-Sólido de (feijões + pedras de cascalho); Separação Magnética: Na mistura Sólido-Sólido de (areia + limalhas de Ferro);Dissolução Fracionada: Na mistura Sólido-Sólido de (areia + sal de cozinha + água). No caso a água seria usada para dissolver o sal de cozinha e formar duas fases (água + sal de cozinha) e Areia; Filtração: posteriormente seria usado o método de filtração para separar água + sal de cozinha da areia, no qual a areia ficará retida no papel de filtro; Cristalização Fracionada: Na mistura Sólido-Líquido de (naftalina pré triturada + solvente orgânico: Gasolina ). 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