Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

MAPEAMENTO DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESTÁGIO OBRIGATÓRIO NAS ESCOLAS

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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

Em 2008 foi criada a Lei 11.788, conhecida como a Lei do Estágio, em que apresenta a importância dos estágios para os cursos, dos direitos que assegura os estagiários e orientações para as concedentes dos estágios. Além da lei, temos também o Conselho Nacional de Educação (CNE) que define as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de licenciatura, em que as diretrizes buscam dar coerência e continuidade na formação dos professores e também afirma que os alunos desses cursos têm 400 horas para estágio supervisionado durante os 4 anos do curso. O estágio somado com a prática dos componentes curriculares e as disciplinas do curso, pode proporcionar vivências na área profissional escolhida. Os alunos dos cursos de licenciatura têm as escolas como local de estágio e esses estágios obrigatórios dos cursos de licenciatura são a parte importante para a formação do futuro profissional, pois oportuniza a relação teoria e prática que foi aprendido durante sua graduação. Segundo Batista o Estágio Curricular é um elemento fundamental para o processo de formação inicial do futuro profissional. Os estagiários irão vivenciar a rotina na escola, estar no papel do professor, testar suas habilidades didáticas e relacionadas a seus conhecimentos. O objetivo desde trabalho foi mapear as escolas de Fortaleza, do ensino infantil ao ensino médio em que os alunos do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual do Ceará (UECE) que realizaram os estágios obrigatórios durante quatro semestres do curso. Este mapeamento foi feito por regiões e por tipo de escola, para ser analisado qual o tipo de escola tem maior incidência entre as escolhas dos alunos na hora de ir para os estágios. Foram utilizados os Termos de Compromisso de estágios do curso do período de 2016.1 a 2017.2. Até o momento temos 259 documentos de alunos do curso de Educação Física da UECE, que estavam matriculados nas disciplinas de estágios. Os estágios são divididos em quatro: Ensino Infantil, Ensino Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio, em que os alunos passam em cada estágio 1 semestre. Em cada estágio o aluno busca a escola (em geral próximo a sua residência ou próximo a Universidade) e firma com o Termo de Compromisso obrigatório para escola assinar. Durante um semestre o aluno acompanha as aulas e também exerce o período de regência, momento em que ministra as aulas sob a supervisão do professor da escola. No semestre seguinte o aluno escolhe se muda de escola ou não. Durante 4 semestres foram tabulados os dados de todos os alunos que fizeram e concluíram os estágios e foram listadas todas as escolas que receberam esses alunos. Durante esses 4 semestres foram tabuladas 165 escolas, sendo dessas 66.66% (110) escolas particulares e 33.34% (55) escolas públicas, sendo 8 escolas nas regiões metropolitanas. Nos estágios 1, 2, 3 e 4 tiveram respectivamente: 39, 47, 33 e 49 escolas em cada etapa do estágio. Foram 11 escolas no semestre de 2016.1, 22 em 2016.2, 80 em 2017.1 e 55 em 2017.2. As escolas também foram divididas por regionais, sendo 11 na Regional I, 12 na Regional II, 15 na Regional III, 32 na Regional IV, 21 na Regional V, 8 na Regional VI e 9 no centro de Fortaleza. Todos os estágios são obrigatórios e não remunerado. Levamos em conta que há escolas que recebem mais de 1 estagiário nas turmas, as escolas que definem quantos alunos por turmas elas aceitam, e que alguns alunos fazem mais de 1 estágio na mesma escola. Concluímos que os alunos têm uma maior adesão por escolas particulares, principalmente no Ensino Infantil. Possivelmente essa escolha é influenciada pelo maior acesso e contato com as escolas particulares, em que muitos dos alunos procuraram a mesma escola em que estudaram ou por escolas com uma maior proximidade com sua residência. Além disso, no Ensino Infantil, só há formalizado aulas de Educação Física no em escola particulares em Fortaleza. Vimos também que após a estruturação que teve nas disciplinas e coordenação de estágios do curso de Educação Física houve uma progressão crescente registros de matrículas e de carga horária nos estágios. Após a tabulação tivemos a SER IV como a regional que mais teve escolas onde os alunos buscaram por estágios, sendo essa a regional onde se localiza a UECE. Durante o período que estávamos realizando a listagem dessas escolas percebemos que nesses últimos semestres houve uma maior procura e permanência dos alunos nas disciplinas de estágios.

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