Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA – PA: DIÁLOGOS INTRODUTÓRIOS SOBRE SUA ORGANIZAÇÃO

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Resumo Com a promulgação da constituição federal de 1988 em seu artigo 205º que diz "Educação, direito de todos e dever do estado e da família", seguido da lei das diretrizes e bases da educação nacional lei 9.394/1996 em seu artigo 28 º diz que na oferta de educação básica para a população rural, o sistema de ensino promoverão as adaptações e adequações necessária, e reforçada pelas resoluções CNE/CEB nº 01, de 03 de abril de 2002, que institui as diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo e a resolução CNE/CEN nº 02, de 28 de abril de 2008, que estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da educação básica do campo, partimos em busca da seguinte resposta, a educação do campo está tendo os avanços a qual é de direito, devido suas particularidades locais? A parti disso, o presente estudo tem como objetivo, analisar e discuti dados quantitativos sobre a distribuição das escolas do campo no município de Abaetetuba-PA, onde realizaremos discussões que almejam evidenciar se a educação do campo está tendo o desenvolvimento e avanços que são de direito. Esse estudo tem como base apresentar a análise preliminar de algumas categorias em estudo da primeira fase do projeto "escolas do campo do município de Abaetetuba - PA: avanços e impasses no desenvolvimento da educação escolarizada de jovens e adultos", onde foi realizado os levantamentos de dados em 136 escolas do campo, sendo 79 escolas localizadas na zona rural ilhas e 57 na zona rural estrada e ramais (fase quantitativa). Este estudo se constituiu numa construção em rede como poder público e sociedade civil organizada, e outras entidades que acompanharam no ano de 2017 a realidade da educação do campo no município de Abaetetuba - PA. Dessa forma, dando continuidade, agora com a segunda fase, esses dados serão analisados sob o enfoque da pesquisa qualitativa, para enriquecimento do acervo de conhecimento voltada para a educação do campo. Partindo do que dispõem os marcos normativos da educação do campo, indagamos quais e quantos foram os avanços na educação do campo, sendo que a mesma como direito deve ser exercida e fortalecida com avanços e melhorias. Nesse primeiro momento os dados analisados buscam averiguar como estão distribuídas as etapas e modalidades de ensino na educação do campo. Os dados estão sendo analisados através de gráficos preexistentes de forma percentual, onde mostrará de forma quantitativa como estão distribuídas as etapas de ensino assim como as localidades que possuem a maior demanda dessas modalidades. Ao analisarmos os dados nos gráficos pudemos constatar que há 136 escolas distribuídas em toda a zona rural de Abaetetuba (ilhas, estradas e ramais), sendo que a maior demanda está na zona rural ilha cerca de 58%, e os outros 48% ficam distribuídos na zona rural estradas e ramais. Nas ilhas a modalidade que se destacou por demanda foi a modalidade de ensino fundamental anos iniciais cerca de 59%, logo em seguida temos a pré-escola e ensino fundamental anos finais ambos com 14% de toda a demanda, sendo seguida por 9% para Educação de Jovens e Adultos (EJA) na modalidade de ensino fundamental anos finais, e por fim temos EJA na modalidade de ensino fundamental anos iniciais com 4% da demanda. 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Contudo, tendo em vista os dados analisados, chegamos à conclusão que os avanços na educação do campo vêm se desenvolvendo, principalmente na zona rural ilhas, onde tem uma maior diversidade de escolas quando comparados com a zona rural estradas e ramais, por outro lado o acesso a zona urbana é mais acessível para zona rural estradas e ramais do que para a região das ilhas, o que explica a existência de uma grande migração do público escolar das estradas e ramais para a zona urbana. Ao mesmo tempo em que reconhecemos os avanços na educação do campo, admitimos que ainda há muita a ser feito, principalmente no que diz respeito a continuidade da formação escolar, pois em muitas comunidade é ofertado apenas a primeira fase do ensino fundamental, obrigando os alunos a se deslocarem para outras comunidade mais próximas ou até mesmo migrando para zona urbana, o que acaba sendo inevitável, com o passar do tempo, para os alunos que pretende dá continuidade em seus estudos, pois, são obrigados a migrar para a zona urbana, já que em nossa análise, ambas as zonas rurais ( ilhas, estradas e ramais) não oferecem o ensino médio. Palavras-chave: Educação do campo, avanços, impasses, organização Referências BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nº 9394/96. Brasília. 1996, Brasília, DF. BRASIL. Constituição Federal Brasileira. Brasília, 1988, DF. BRASIL. Diretrizes Operacionais para Educação Básica nas Escolas do Campo. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade- SECAD, Abril/2002. BRASIL. Parecer nº 1/2006 CEB/CNE Reconhece os Dias Letivos para a aplicação da Pedagogia da Alternância nos Centros Familiares de Formação por Alternância. SECAD, 2006. BRASIL. Resolução nº 2/2008 CEB/CNE Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo, SECAD, 2008 "
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA - PA: DIÁLOGOS INTRODUTÓRIOS SOBRE SUA ORGANIZAÇÃO. Bruno Lobato Pereira Dias/ brunodiasp20@gmail.com/ Instituto Federal do Pará - Campus Abaetetuba. Dr. Diselma Marinho Brito/ diselma.brito@ifpa.edu.br/ Instituto Federal do Pará - Campus Abaetetuba. Eixo Temático: Educação rural. Resumo Com a promulgação da constituição federal de 1988 em seu artigo 205º que diz "Educação, direito de todos e dever do estado e da família", seguido da lei das diretrizes e bases da educação nacional lei 9.394/1996 em seu artigo 28 º diz que na oferta de educação básica para a população rural, o sistema de ensino promoverão as adaptações e adequações necessária, e reforçada pelas resoluções CNE/CEB nº 01, de 03 de abril de 2002, que institui as diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo e a resolução CNE/CEN nº 02, de 28 de abril de 2008, que estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da educação básica do campo, partimos em busca da seguinte resposta, a educação do campo está tendo os avanços a qual é de direito, devido suas particularidades locais? 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Dessa forma, dando continuidade, agora com a segunda fase, esses dados serão analisados sob o enfoque da pesquisa qualitativa, para enriquecimento do acervo de conhecimento voltada para a educação do campo. Partindo do que dispõem os marcos normativos da educação do campo, indagamos quais e quantos foram os avanços na educação do campo, sendo que a mesma como direito deve ser exercida e fortalecida com avanços e melhorias. Nesse primeiro momento os dados analisados buscam averiguar como estão distribuídas as etapas e modalidades de ensino na educação do campo. Os dados estão sendo analisados através de gráficos preexistentes de forma percentual, onde mostrará de forma quantitativa como estão distribuídas as etapas de ensino assim como as localidades que possuem a maior demanda dessas modalidades. 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