Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

DOCÊNCIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: A CONCEPÇÃO DE LICENCIANDOS(AS) DA DISCIPLINA TECNODOCÊNCIA EAD

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Diante desse contexto, a pesquisa busca responder a seguinte questão: como os(as) licenciandos(as) no processo de formação pensam sobre o que é Docência e o que são TDICs sob a perspectiva da compreensão de integração em sua prática docente? Assim, a pesquisa tem como objetivo descrever a concepção dos alunos de cursos de Licenciatura, da disciplina Tecnodocência EaD, ofertada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), no período de 2018.1, quanto à sua compreensão sobre Docência e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). O modelo de formação de professores ainda hoje se baseia em uma proposta aplicacionista do conhecimento. Conforme Tardif (2002), os profissionais lançados no mercado de trabalho mostram-se despreparados para a atuação em sala de aula. E em relação à formação inicial desses professores, o processo formativo nas licenciaturas é um momento de sistematização, fundamentação e contextualização dos processos de aprendizagem relacionados ao ensino na teoria e na ação (MIZUKAMI, 2006). Acrescenta-se, ainda, que a formação inicial propicia ao licenciando(a) "o desenvolvimento de caráter investigativo, capaz de integrar os aspectos teóricos e práticos, ao observar, estudar e compreender a docência" (LIMA, 2014, p. 37). Porquanto, a formação inicial visa habituar os(as) licenciandos(as) à prática profissional dos professores e fazer deles práticos reflexivos (TARDIF, 2002). Por isso, a apropriação das TDICs pelos(as) licenciandos(as), é uma possibilidade que poderia fazer a diferença na construção de sua relação com essas tecnologias, com reflexos em sua prática futura na escola (MARINHO; LOBATO, 2008). A pesquisa baseia-se em um Estudo de Caso e subdivide-se em três etapas: planejamento, coleta e análise de dados. Utilizam-se três instrumentos: referências bibliográficas, questionários de sondagem para perscrutar os conhecimentos prévios dos licenciandos(as), e questionário de autoavaliação para sondar os conhecimentos adquiridos após a disciplina. Selecionaram-se duas questões em ambos questionários sobre a concepção que apresentaram sobre Docência e TDICs. Para a análise aplica-se a triangulação de dados entre a questão analisada no questionário de sondagem, no questionário de autoavaliação e a pesquisa bibliográfica das categorias que compõem o estudo. Observa-se que os(as) licenciandos(as) concebiam Docência como o ato de ensinar e ser professor; as TDICs estavam associadas às ferramentas digitais, programas, internet, softwares, redes sociais, comunicação e informação, e "mundo virtual". Verifica-se que, após o término da disciplina, obtiveram uma compreensão sobre Docência, concebendo-a intimamente ao ato de rompimento de tendências reprodutivistas não conscientes, outros a relacionando com o processo de aprendizagem com o discente, como profissão e influência para a construção de um sujeito crítico; quanto às TDICs, observa-se que adquiriram uma nova perspectiva e compreensão sobre o que elas são, inserindo-as no contexto da prática e atuação docente, incluindo, em sua concepção, tipos de abordagens que possibilitam utilizá-las em sala de aula, pensando na proposta da integração entre Docência e TDICs (proposta da disciplina). Considera-se a importância da reflexão sobre a entrada das TDICs durante o processo formativo de licenciandos(as) e em como elas poderiam ser integradas em sua formação inicial. Considera-se, também, que o professor saiba o que fazer com os recursos tecnológicos diante de uma concepção de construção de conhecimento que concebe a docência como um processo ativo do aluno, utilizando-se das TDICs no processo de ensino e aprendizagem de maneira crítica, criativa e participativa. Ressalta-se a pretensão em dar continuidade à pesquisa, mediante a coleta e a análise dos dados da disciplina Tecnodocência EaD em 2018.2. Referências FREITAS, Luiz Carlos de et al. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. São Paulo: Vozes, 2009, p. 01. LIMA, Luciana de. Integração das Tecnologias e Currículo: A Aprendizagem Significativa de Licenciandos de Ciências na Apropriação e Articulação entre Saberes Científicos, Pedagógicos e das TDIC. 2014. 366 f. Tese de Doutorado (Doutora em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014. p. 37. MARINHO, Simão Pedro.; LOBATO, Wolney. Tecnologias digitais na educação: desafios para a pesquisa na pós-graduação em educação. In: Colóquio de Pesquisa em Educação , 6, 2008, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: [s.n.], 2008, p. 1-9. Disponível em: < http://www.ich.pucminas.br/pged/arquivos/lp1/tecnologiadigitaiseducacao.pdf> Acesso em 30 ago. 2018. MIZUKAMI, Maria das Graças Nicoletti. Aprendizagem da docência: conhecimento específico, contextos e práticas pedagógicas. In: NACARATO, A. M.; PAIVA, M. A. V. (orgs.). A Formação do professor que ensina Matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. "
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Tecnologias digitais na educação: desafios para a pesquisa na pós-graduação em educação. In: Colóquio de Pesquisa em Educação , 6, 2008, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: [s.n.], 2008, p. 1-9. Disponível em: < http://www.ich.pucminas.br/pged/arquivos/lp1/tecnologiadigitaiseducacao.pdf> Acesso em 30 ago. 2018. MIZUKAMI, Maria das Graças Nicoletti. Aprendizagem da docência: conhecimento específico, contextos e práticas pedagógicas. In: NACARATO, A. M.; PAIVA, M. A. V. (orgs.). A Formação do professor que ensina Matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. "
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

Na sociedade contemporânea, o desafio de ser professor aumenta, haja vista que os alunos de hoje não apresentam mais o perfil de antes e são considerados "nativos digitais" que transitam com destreza pelas mídias, coordenam o computador e habitam o ciberespaço. Para ensiná-los, é preciso mobilizar mais do que velhas práticas, típicas de uma geração de professores que, "encapsulada em si mesma, não enxerga as possibilidades de se aproximar de outra, que, apesar de estar tão perto, apresenta-se tão distante" (FREITAS et al., 2009, p. 01). A motivação principal para esta pesquisa acontece pela reflexão acerca dos cursos de Licenciatura como formação para a prática docente na sociedade contemporânea, em que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) estão presentes na vida cotidiana dos alunos, e seu uso nos processos de ensino e aprendizagem não recebem atenção especial pelas Universidades em seus cursos de formação inicial de professores. Diante desse contexto, a pesquisa busca responder a seguinte questão: como os(as) licenciandos(as) no processo de formação pensam sobre o que é Docência e o que são TDICs sob a perspectiva da compreensão de integração em sua prática docente? Assim, a pesquisa tem como objetivo descrever a concepção dos alunos de cursos de Licenciatura, da disciplina Tecnodocência EaD, ofertada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), no período de 2018.1, quanto à sua compreensão sobre Docência e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). O modelo de formação de professores ainda hoje se baseia em uma proposta aplicacionista do conhecimento. Conforme Tardif (2002), os profissionais lançados no mercado de trabalho mostram-se despreparados para a atuação em sala de aula. E em relação à formação inicial desses professores, o processo formativo nas licenciaturas é um momento de sistematização, fundamentação e contextualização dos processos de aprendizagem relacionados ao ensino na teoria e na ação (MIZUKAMI, 2006). Acrescenta-se, ainda, que a formação inicial propicia ao licenciando(a) "o desenvolvimento de caráter investigativo, capaz de integrar os aspectos teóricos e práticos, ao observar, estudar e compreender a docência" (LIMA, 2014, p. 37). Porquanto, a formação inicial visa habituar os(as) licenciandos(as) à prática profissional dos professores e fazer deles práticos reflexivos (TARDIF, 2002). Por isso, a apropriação das TDICs pelos(as) licenciandos(as), é uma possibilidade que poderia fazer a diferença na construção de sua relação com essas tecnologias, com reflexos em sua prática futura na escola (MARINHO; LOBATO, 2008). A pesquisa baseia-se em um Estudo de Caso e subdivide-se em três etapas: planejamento, coleta e análise de dados. Utilizam-se três instrumentos: referências bibliográficas, questionários de sondagem para perscrutar os conhecimentos prévios dos licenciandos(as), e questionário de autoavaliação para sondar os conhecimentos adquiridos após a disciplina. Selecionaram-se duas questões em ambos questionários sobre a concepção que apresentaram sobre Docência e TDICs. Para a análise aplica-se a triangulação de dados entre a questão analisada no questionário de sondagem, no questionário de autoavaliação e a pesquisa bibliográfica das categorias que compõem o estudo. Observa-se que os(as) licenciandos(as) concebiam Docência como o ato de ensinar e ser professor; as TDICs estavam associadas às ferramentas digitais, programas, internet, softwares, redes sociais, comunicação e informação, e "mundo virtual". Verifica-se que, após o término da disciplina, obtiveram uma compreensão sobre Docência, concebendo-a intimamente ao ato de rompimento de tendências reprodutivistas não conscientes, outros a relacionando com o processo de aprendizagem com o discente, como profissão e influência para a construção de um sujeito crítico; quanto às TDICs, observa-se que adquiriram uma nova perspectiva e compreensão sobre o que elas são, inserindo-as no contexto da prática e atuação docente, incluindo, em sua concepção, tipos de abordagens que possibilitam utilizá-las em sala de aula, pensando na proposta da integração entre Docência e TDICs (proposta da disciplina). Considera-se a importância da reflexão sobre a entrada das TDICs durante o processo formativo de licenciandos(as) e em como elas poderiam ser integradas em sua formação inicial. 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Tecnologias digitais na educação: desafios para a pesquisa na pós-graduação em educação. In: Colóquio de Pesquisa em Educação , 6, 2008, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: [s.n.], 2008, p. 1-9. Disponível em: < http://www.ich.pucminas.br/pged/arquivos/lp1/tecnologiadigitaiseducacao.pdf> Acesso em 30 ago. 2018. MIZUKAMI, Maria das Graças Nicoletti. Aprendizagem da docência: conhecimento específico, contextos e práticas pedagógicas. In: NACARATO, A. M.; PAIVA, M. A. V. (orgs.). A Formação do professor que ensina Matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

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