Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CIENTÍFICO: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

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Agência Financiadora: CAPES Resumo A educação científica no Brasil aconteceu tardiamente, no século XIX, o nosso currículo escolar predominou a tradição literária jesuítica (SANTOS, 2007), no entanto, alfabetização científica (AC) e letramento científico (LC) são temas que nos últimos anos acaloram uma forte discussão na produção científica nacional e no cenário educacional. Em torno disto, a discussão aqui elencada, surge a partir de uma iniciativa de estudo e pesquisa sobre as relações de AC/LC no currículo educacional brasileiro e em especial na disciplina de ciências da educação básica, e sua importância para a sociedade, para o bem-estar social e para o sistema educacional no país. Uma vez que uma sociedade alfabetizada/letrada cientificamente torna-se uma sociedade crítica e reflexiva sobre os padrões de consumo, logo há novas visões capazes de melhorar o social em comum. Neste texto adotam-se diferentes significados para alfabetização e letramento científico. Notamos de forma corriqueira certa dificuldade no aprendizado de ciências, e diante das leituras feitas em periódicos nacionais, observa-se que primeiramente a linguagem e escrita estão intrinsecamente ligadas à relação ensino/aprendizagem. Em um segundo ponto, a compreensão dos discentes em torno dos conceitos científicos de ciências, é primordial para que haja a conscientização do seu papel enquanto cidadãos na sociedade. Sabendo que nesta visão os conceitos se reportam à alfabetização científica e à conscientização do sujeito em seu meio, dá-se o letramento científico. Parafraseando Suisso e Galieta (2015) quando se analisa a habilidade de ler/escrever conteúdos científicos, nota-se uma diferença em relação à habilidade de ler/escrever outros temas, fato que interfere diretamente na qualidade de ensino passado para o discente. Ainda com Suisso e Galieto (2015), entende-se que a relação entre leitura e escrita na perspectiva de AC/LC não é algo que se estabelece diretamente, no entanto fica implícita ao reconhecer a importância de saber ler e escrever no contexto de construção do saber científico e na prática da educação cientifica. Objetiva-se compreender como se dá a relação alfabetização/letramento científico com a leitura e escrita no ensino de ciências. Assim, a metodologia utilizada foi à realização de levantamento bibliográfico no Portal Periódicos CAPES, numa perspectiva qualitativa. Fizemos um levantamento no Portal de Periódicos CAPES nos últimos quatro anos (2015-2018) usando os descritores "letramento científico" "alfabetização" e "ensino de ciências", obtiveram-se cento e trinta e dois resultados ordenados por relevância. Em segundo momento, buscou-se com as expressões "ensino", "ciências", "letramento científico", "alfabetização científica", havendo onze resultados. 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Tais discussões implicam mudanças curriculares e novas perspectivas para a educação e os sistemas, pois percebe-se ainda um ensino de ciências ancorado em práticas de memorização de conteúdos e superficialidade na correlação com o cotidiano. Concluímos que outros estudos envolvendo a temática são necessários, pois observamos que a literatura indica ganho para os discentes quanto a compreensão dos conceitos no dia-a-dia, ao tornarem-se alfabetizados cientificamente, quanto ao uso desses conhecimentos para atuarem criticamente frente às escolhas: política, social, educacional e econômica, quando se percebe que estão letrados cientificamente. Palavras-chave: Ensino de Ciências, Letramento Científico, Alfabetização Científica. Referências CUNHA, Rodrigo Bastos. Alfabetização científica ou letramento científico? interesses envolvidos nas interpretações da noção de scientific literacy. Revista Brasileira de Educação, vol. 22, núm. 68, enero-marzo, 2017, pp. 169-189 Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rio de Janeiro, Brasil. Disponível em: Acesso: 14 setembro de 2018, às 14:30 horas. _____. O que significa alfabetização ou letramento para os pesquisadores da educação científica e qual o impacto desses conceitos no ensino de ciências. Revista Ciência e Educação, 2018, Bauru, v. 24, n. 1, p. 27-41. Disponível em: Acesso: 14 setembro de 2018, às 14 horas. SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, vol. 12, núm. 36, setembro-dezembro, 2007, pp. 474-492 Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rio de Janeiro, Brasil. Disponível em: < https://goo.gl/Gj9nKD> Acesso: 14 setembro de 2018, às 14 horas. SUISSO, Carolina; NASCIMENTO, Tatiana Galieta. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CIENTÍFICO: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS Andressa Ribeiro Silva [1]/ andressa.silva@aluno.ufca.edu.br/Universidade Federal do Cariri Maria Francineide Fernandes de Montes [2]/ francineyde22@hotmail.com / Universidade Federal do Cariri Felipe Fabricio Genuino Sampaio [3]/ felipefabricio555@gmail.com/ Universidade Federal do Cariri Francione Charapa Alves [4] / / francione.alves@ufca.edu.br/ Universidade Federal do Cariri Eixo Temático: Alfabetização e letramentos - com ênfase em referenciais, metodologias e práticas aplicadas na alfabetização, numeramento e no letramento científico. Agência Financiadora: CAPES Resumo A educação científica no Brasil aconteceu tardiamente, no século XIX, o nosso currículo escolar predominou a tradição literária jesuítica (SANTOS, 2007), no entanto, alfabetização científica (AC) e letramento científico (LC) são temas que nos últimos anos acaloram uma forte discussão na produção científica nacional e no cenário educacional. Em torno disto, a discussão aqui elencada, surge a partir de uma iniciativa de estudo e pesquisa sobre as relações de AC/LC no currículo educacional brasileiro e em especial na disciplina de ciências da educação básica, e sua importância para a sociedade, para o bem-estar social e para o sistema educacional no país. Uma vez que uma sociedade alfabetizada/letrada cientificamente torna-se uma sociedade crítica e reflexiva sobre os padrões de consumo, logo há novas visões capazes de melhorar o social em comum. Neste texto adotam-se diferentes significados para alfabetização e letramento científico. Notamos de forma corriqueira certa dificuldade no aprendizado de ciências, e diante das leituras feitas em periódicos nacionais, observa-se que primeiramente a linguagem e escrita estão intrinsecamente ligadas à relação ensino/aprendizagem. Em um segundo ponto, a compreensão dos discentes em torno dos conceitos científicos de ciências, é primordial para que haja a conscientização do seu papel enquanto cidadãos na sociedade. Sabendo que nesta visão os conceitos se reportam à alfabetização científica e à conscientização do sujeito em seu meio, dá-se o letramento científico. Parafraseando Suisso e Galieta (2015) quando se analisa a habilidade de ler/escrever conteúdos científicos, nota-se uma diferença em relação à habilidade de ler/escrever outros temas, fato que interfere diretamente na qualidade de ensino passado para o discente. Ainda com Suisso e Galieto (2015), entende-se que a relação entre leitura e escrita na perspectiva de AC/LC não é algo que se estabelece diretamente, no entanto fica implícita ao reconhecer a importância de saber ler e escrever no contexto de construção do saber científico e na prática da educação cientifica. Objetiva-se compreender como se dá a relação alfabetização/letramento científico com a leitura e escrita no ensino de ciências. Assim, a metodologia utilizada foi à realização de levantamento bibliográfico no Portal Periódicos CAPES, numa perspectiva qualitativa. Fizemos um levantamento no Portal de Periódicos CAPES nos últimos quatro anos (2015-2018) usando os descritores "letramento científico" "alfabetização" e "ensino de ciências", obtiveram-se cento e trinta e dois resultados ordenados por relevância. Em segundo momento, buscou-se com as expressões "ensino", "ciências", "letramento científico", "alfabetização científica", havendo onze resultados. 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