Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A ATITUDE DOCENTE CRÍTICA E REFLEXIVA FRENTE A MANIPULAÇÃO SOCIAL COM VISTAS A TRANSFORMAÇÃO CULTURAL POR PARTE DO COLETIVO

"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 51715
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 2006
    "inscrito_id" => 48654
    "titulo" => "A ATITUDE DOCENTE CRÍTICA E REFLEXIVA FRENTE A MANIPULAÇÃO SOCIAL COM VISTAS A TRANSFORMAÇÃO CULTURAL POR PARTE DO COLETIVO"
    "resumo" => "A ATITUDE DOCENTE CRÍTICA E REFLEXIVA FRENTE A MANIPULAÇÃO SOCIAL COM VISTAS A TRANSFORMAÇÃO CULTURAL POR PARTE DO COLETIVO Maria Leticia de Sousa David [1]/ leticia.david@aluno.uece.br/ Universidade Estadual do Ceará, Faculdade de Educação de Itapipoca Francisca Joselena Ramos Barroso[2]/ Universidade Estadual do Ceará, Faculdade de Educação de Itapipoca Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro [3]/ Universidade Estadual do Ceará, Faculdade de Educação de Itapipoca Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores - com ênfase na análise de experiência, programas e políticas. Resumo A Educação acontece em todas as esferas da sociedade e, por isso, afeta diretamente os indivíduos que dela integram. O processo educacional expressa-se em um fenômeno social, histórico, dinâmico e político. Em detrimento disso, a educação escolar se faz presente nos anos iniciais da vida dos indivíduos e a esses apresenta as concepções sociais. Nesse ambiente, crianças e adolescentes interagem entre si e descobrem as circunstâncias que regem a convivência social. Contudo, por inúmeras vezes, não se apresentam a esses indivíduos as relações vigentes na sociedade e esses crescem sem perceber as injustiças camufladas na sociedade. A criticidade promove a reflexão das circunstâncias sociais em que os indivíduos desprovidos de riqueza encontram-se. A partir desse reconhecimento das situações exploratórias dos cidadãos mais pobres, os indivíduos começam a entender como a desigualdade social afeta as condições de vida e aliena grande parte da população. Nessa perspectiva, a escola como parte integrante do meio social também precisa suscitar essa reflexão. Diante disso, como motivação pessoal ao desenvolvimento desse trabalho, revela-se que é essencial ao docente ser crítico e reflexivo e, por se estar em uma formação à docência, faz-se indispensável entender as contribuições dessa conduta a esse profissional. Dessa forma, como motivação acadêmica, visualiza-se essencial aos graduandos e aos licenciados conhecerem as contribuições de uma ação contrária ao senso comum pedagógico na educação. Nesse sentido, quanto à relevância social destaca-se as contribuições que os indivíduos que obtiverem contato com o texto terão quanto ao entendimento da importância da reflexão enquanto cidadãos. Dessa forma, como objetivo geral ao trabalho definiu-se: compreender que implicações a formação inicial crítica e reflexiva ocasiona à atuação docente frente às circunstâncias sociais. E como específicos: investigar que contribuições a formação inicial crítica e reflexiva desenvolve nos docentes; analisar como a atuação docente, em contraponto a reprodução das relações sociais vigentes, contribui à transformação da sociedade e por fim identificar que contribuições a prática pedagógica crítica e reflexiva ocasiona aos discentes. Os autores que fundamentaram esse trabalho foram: Brandão (1981); Minayo (2012); Farias (2009); Freire (1996) (1979); Libâneo (1994); Peres (2013) e Tardif (2010). A abordagem metodológica escolhida para a realização da pesquisa foi a qualitativa. A pesquisa desenvolvida teve como tipo a bibliográfica, que analisa teorias e a partir das mesmas formula novos pressupostos. A formação crítica e reflexiva faz com que os docentes saibam lidar com os conflitos e empecilhos que circundam o âmbito escolar; contornando-os por meio da superação das desigualdades existentes, quanto à obtenção dos saberes. Assim, denotou-se que esse profissional age com responsabilidade e competência na superação das dificuldades de aprendizagem, esforçando-se para findar numa aprendizagem coletiva. Nesse sentido, também se revelou como intrínseco à atuação docente crítica e reflexiva o desenvolvimento de atitudes que proporcionem a transformação das concepções vigentes. Essas ações provêm dos saberes que os docentes adquirem na formação e por meio da experiência profissional que obtém diariamente no trabalho que exercem. Diante dos aspectos expostos, denota-se que a prática pedagógica crítica e reflexiva ocasiona aos discentes uma aprendizagem significativa traduzida em atitudes conscientes e questionadoras diante da sociedade. Na docência essa percepção crítica e reflexiva da realidade resulta na modificação da atuação social e profissional, visto que esse atua de maneira inovadora e questionadora diante dos preceitos sociais, e a formulação de mecanismos que suscitem a reflexão também nos educandos para que esses libertem-se da alienação, essa expressa em todos os aparelhos ideológicos provindos do Estado. O papel da educação, nesse sentido, expressa-se em conscientizar a população sobre tudo o que a cerca e que, assim, seja possível a transformação social. Conclui-se, assim, que a ação docente, baseada no senso crítico, contribui para mudanças na cultura massificada e transformações nas estruturas vigentes na sociedade. Além disso, o pensamento crítico e reflexivo contribui para pensar em uma nova educação que possa estar focada em um ensino crítico e reflexivo sobre a prática pedagógica, que permeia todo o processo de ensino e aprendizagem, para que assim possa ser visto o aprender, não mais como uma doutrina que visa a manipulação social de toda a massa mas sim, como uma mudança de comportamento e um processo que permita o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo humano e sua atuação ativa na sociedade. Palavras-chave: Manipulação Social, Formação Crítica e Reflexiva, Atitude Docente, Transformação Cultural Referências BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1981. 117 p. DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Sousa. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 32. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. 108 p. FARIAS, Isabel Maria Sabino de et al. Didática e docência: aprendendo a profissão. 2 ed. Brasília: Editora Ltda, 2009. 179 p. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 54 p. ____________. Educação e Mudança. 12. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1979, 46 p. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. 262 p. PERES, Maria Regina et al. A formação docente e os desafios da prática reflexiva. Educação: Santa Maria. v.38. n.2. p. 289-304. maio/ago. 2013. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "443-48654-30112018-195932.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:41"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:18:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LETICIA DE SOUSA DAVID"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 51715
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 2006
    "inscrito_id" => 48654
    "titulo" => "A ATITUDE DOCENTE CRÍTICA E REFLEXIVA FRENTE A MANIPULAÇÃO SOCIAL COM VISTAS A TRANSFORMAÇÃO CULTURAL POR PARTE DO COLETIVO"
    "resumo" => "A ATITUDE DOCENTE CRÍTICA E REFLEXIVA FRENTE A MANIPULAÇÃO SOCIAL COM VISTAS A TRANSFORMAÇÃO CULTURAL POR PARTE DO COLETIVO Maria Leticia de Sousa David [1]/ leticia.david@aluno.uece.br/ Universidade Estadual do Ceará, Faculdade de Educação de Itapipoca Francisca Joselena Ramos Barroso[2]/ Universidade Estadual do Ceará, Faculdade de Educação de Itapipoca Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro [3]/ Universidade Estadual do Ceará, Faculdade de Educação de Itapipoca Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores - com ênfase na análise de experiência, programas e políticas. Resumo A Educação acontece em todas as esferas da sociedade e, por isso, afeta diretamente os indivíduos que dela integram. O processo educacional expressa-se em um fenômeno social, histórico, dinâmico e político. Em detrimento disso, a educação escolar se faz presente nos anos iniciais da vida dos indivíduos e a esses apresenta as concepções sociais. Nesse ambiente, crianças e adolescentes interagem entre si e descobrem as circunstâncias que regem a convivência social. Contudo, por inúmeras vezes, não se apresentam a esses indivíduos as relações vigentes na sociedade e esses crescem sem perceber as injustiças camufladas na sociedade. A criticidade promove a reflexão das circunstâncias sociais em que os indivíduos desprovidos de riqueza encontram-se. A partir desse reconhecimento das situações exploratórias dos cidadãos mais pobres, os indivíduos começam a entender como a desigualdade social afeta as condições de vida e aliena grande parte da população. Nessa perspectiva, a escola como parte integrante do meio social também precisa suscitar essa reflexão. Diante disso, como motivação pessoal ao desenvolvimento desse trabalho, revela-se que é essencial ao docente ser crítico e reflexivo e, por se estar em uma formação à docência, faz-se indispensável entender as contribuições dessa conduta a esse profissional. Dessa forma, como motivação acadêmica, visualiza-se essencial aos graduandos e aos licenciados conhecerem as contribuições de uma ação contrária ao senso comum pedagógico na educação. Nesse sentido, quanto à relevância social destaca-se as contribuições que os indivíduos que obtiverem contato com o texto terão quanto ao entendimento da importância da reflexão enquanto cidadãos. Dessa forma, como objetivo geral ao trabalho definiu-se: compreender que implicações a formação inicial crítica e reflexiva ocasiona à atuação docente frente às circunstâncias sociais. E como específicos: investigar que contribuições a formação inicial crítica e reflexiva desenvolve nos docentes; analisar como a atuação docente, em contraponto a reprodução das relações sociais vigentes, contribui à transformação da sociedade e por fim identificar que contribuições a prática pedagógica crítica e reflexiva ocasiona aos discentes. Os autores que fundamentaram esse trabalho foram: Brandão (1981); Minayo (2012); Farias (2009); Freire (1996) (1979); Libâneo (1994); Peres (2013) e Tardif (2010). A abordagem metodológica escolhida para a realização da pesquisa foi a qualitativa. A pesquisa desenvolvida teve como tipo a bibliográfica, que analisa teorias e a partir das mesmas formula novos pressupostos. A formação crítica e reflexiva faz com que os docentes saibam lidar com os conflitos e empecilhos que circundam o âmbito escolar; contornando-os por meio da superação das desigualdades existentes, quanto à obtenção dos saberes. Assim, denotou-se que esse profissional age com responsabilidade e competência na superação das dificuldades de aprendizagem, esforçando-se para findar numa aprendizagem coletiva. Nesse sentido, também se revelou como intrínseco à atuação docente crítica e reflexiva o desenvolvimento de atitudes que proporcionem a transformação das concepções vigentes. Essas ações provêm dos saberes que os docentes adquirem na formação e por meio da experiência profissional que obtém diariamente no trabalho que exercem. Diante dos aspectos expostos, denota-se que a prática pedagógica crítica e reflexiva ocasiona aos discentes uma aprendizagem significativa traduzida em atitudes conscientes e questionadoras diante da sociedade. Na docência essa percepção crítica e reflexiva da realidade resulta na modificação da atuação social e profissional, visto que esse atua de maneira inovadora e questionadora diante dos preceitos sociais, e a formulação de mecanismos que suscitem a reflexão também nos educandos para que esses libertem-se da alienação, essa expressa em todos os aparelhos ideológicos provindos do Estado. O papel da educação, nesse sentido, expressa-se em conscientizar a população sobre tudo o que a cerca e que, assim, seja possível a transformação social. Conclui-se, assim, que a ação docente, baseada no senso crítico, contribui para mudanças na cultura massificada e transformações nas estruturas vigentes na sociedade. Além disso, o pensamento crítico e reflexivo contribui para pensar em uma nova educação que possa estar focada em um ensino crítico e reflexivo sobre a prática pedagógica, que permeia todo o processo de ensino e aprendizagem, para que assim possa ser visto o aprender, não mais como uma doutrina que visa a manipulação social de toda a massa mas sim, como uma mudança de comportamento e um processo que permita o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo humano e sua atuação ativa na sociedade. Palavras-chave: Manipulação Social, Formação Crítica e Reflexiva, Atitude Docente, Transformação Cultural Referências BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1981. 117 p. DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Sousa. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 32. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. 108 p. FARIAS, Isabel Maria Sabino de et al. Didática e docência: aprendendo a profissão. 2 ed. Brasília: Editora Ltda, 2009. 179 p. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 54 p. ____________. Educação e Mudança. 12. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1979, 46 p. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. 262 p. PERES, Maria Regina et al. A formação docente e os desafios da prática reflexiva. Educação: Santa Maria. v.38. n.2. p. 289-304. maio/ago. 2013. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "443-48654-30112018-195932.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:41"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:18:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LETICIA DE SOUSA DAVID"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

A ATITUDE DOCENTE CRÍTICA E REFLEXIVA FRENTE A MANIPULAÇÃO SOCIAL COM VISTAS A TRANSFORMAÇÃO CULTURAL POR PARTE DO COLETIVO Maria Leticia de Sousa David [1]/ leticia.david@aluno.uece.br/ Universidade Estadual do Ceará, Faculdade de Educação de Itapipoca Francisca Joselena Ramos Barroso[2]/ Universidade Estadual do Ceará, Faculdade de Educação de Itapipoca Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro [3]/ Universidade Estadual do Ceará, Faculdade de Educação de Itapipoca Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores - com ênfase na análise de experiência, programas e políticas. Resumo A Educação acontece em todas as esferas da sociedade e, por isso, afeta diretamente os indivíduos que dela integram. O processo educacional expressa-se em um fenômeno social, histórico, dinâmico e político. Em detrimento disso, a educação escolar se faz presente nos anos iniciais da vida dos indivíduos e a esses apresenta as concepções sociais. Nesse ambiente, crianças e adolescentes interagem entre si e descobrem as circunstâncias que regem a convivência social. Contudo, por inúmeras vezes, não se apresentam a esses indivíduos as relações vigentes na sociedade e esses crescem sem perceber as injustiças camufladas na sociedade. A criticidade promove a reflexão das circunstâncias sociais em que os indivíduos desprovidos de riqueza encontram-se. A partir desse reconhecimento das situações exploratórias dos cidadãos mais pobres, os indivíduos começam a entender como a desigualdade social afeta as condições de vida e aliena grande parte da população. Nessa perspectiva, a escola como parte integrante do meio social também precisa suscitar essa reflexão. Diante disso, como motivação pessoal ao desenvolvimento desse trabalho, revela-se que é essencial ao docente ser crítico e reflexivo e, por se estar em uma formação à docência, faz-se indispensável entender as contribuições dessa conduta a esse profissional. Dessa forma, como motivação acadêmica, visualiza-se essencial aos graduandos e aos licenciados conhecerem as contribuições de uma ação contrária ao senso comum pedagógico na educação. Nesse sentido, quanto à relevância social destaca-se as contribuições que os indivíduos que obtiverem contato com o texto terão quanto ao entendimento da importância da reflexão enquanto cidadãos. Dessa forma, como objetivo geral ao trabalho definiu-se: compreender que implicações a formação inicial crítica e reflexiva ocasiona à atuação docente frente às circunstâncias sociais. E como específicos: investigar que contribuições a formação inicial crítica e reflexiva desenvolve nos docentes; analisar como a atuação docente, em contraponto a reprodução das relações sociais vigentes, contribui à transformação da sociedade e por fim identificar que contribuições a prática pedagógica crítica e reflexiva ocasiona aos discentes. Os autores que fundamentaram esse trabalho foram: Brandão (1981); Minayo (2012); Farias (2009); Freire (1996) (1979); Libâneo (1994); Peres (2013) e Tardif (2010). A abordagem metodológica escolhida para a realização da pesquisa foi a qualitativa. A pesquisa desenvolvida teve como tipo a bibliográfica, que analisa teorias e a partir das mesmas formula novos pressupostos. A formação crítica e reflexiva faz com que os docentes saibam lidar com os conflitos e empecilhos que circundam o âmbito escolar; contornando-os por meio da superação das desigualdades existentes, quanto à obtenção dos saberes. Assim, denotou-se que esse profissional age com responsabilidade e competência na superação das dificuldades de aprendizagem, esforçando-se para findar numa aprendizagem coletiva. Nesse sentido, também se revelou como intrínseco à atuação docente crítica e reflexiva o desenvolvimento de atitudes que proporcionem a transformação das concepções vigentes. Essas ações provêm dos saberes que os docentes adquirem na formação e por meio da experiência profissional que obtém diariamente no trabalho que exercem. Diante dos aspectos expostos, denota-se que a prática pedagógica crítica e reflexiva ocasiona aos discentes uma aprendizagem significativa traduzida em atitudes conscientes e questionadoras diante da sociedade. Na docência essa percepção crítica e reflexiva da realidade resulta na modificação da atuação social e profissional, visto que esse atua de maneira inovadora e questionadora diante dos preceitos sociais, e a formulação de mecanismos que suscitem a reflexão também nos educandos para que esses libertem-se da alienação, essa expressa em todos os aparelhos ideológicos provindos do Estado. O papel da educação, nesse sentido, expressa-se em conscientizar a população sobre tudo o que a cerca e que, assim, seja possível a transformação social. Conclui-se, assim, que a ação docente, baseada no senso crítico, contribui para mudanças na cultura massificada e transformações nas estruturas vigentes na sociedade. Além disso, o pensamento crítico e reflexivo contribui para pensar em uma nova educação que possa estar focada em um ensino crítico e reflexivo sobre a prática pedagógica, que permeia todo o processo de ensino e aprendizagem, para que assim possa ser visto o aprender, não mais como uma doutrina que visa a manipulação social de toda a massa mas sim, como uma mudança de comportamento e um processo que permita o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo humano e sua atuação ativa na sociedade. Palavras-chave: Manipulação Social, Formação Crítica e Reflexiva, Atitude Docente, Transformação Cultural Referências BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1981. 117 p. DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Sousa. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 32. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. 108 p. FARIAS, Isabel Maria Sabino de et al. Didática e docência: aprendendo a profissão. 2 ed. Brasília: Editora Ltda, 2009. 179 p. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 54 p. ____________. Educação e Mudança. 12. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1979, 46 p. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. 262 p. PERES, Maria Regina et al. A formação docente e os desafios da prática reflexiva. Educação: Santa Maria. v.38. n.2. p. 289-304. maio/ago. 2013. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.