Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

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O desafio da inovação na formação prática de professores está colocado amplamente para todas as licenciaturas e recebe atenção especial nas diretrizes, entendida de acordo com os pressupostos da teoria histórico e cultural como os processos de trabalhos de professores, ela constituiu-se na necessária da articulação entre a teoria e a prática desenvolvida pela possibilidades das ações de formações implementadas em espaço de trabalho coletivo, como ação mediadora num processo de socialização do saber, e o objetivo de humanização do indivíduo, o trabalho do professor tem, entre muitos dos desafios, criar condições para que, durante o processo educativo escolar assumir a importância de que o lógico e histórico seja considerado um dialético no processo de conhecimento de um determinado meio, fazendo com que o professor traga consigo para a sala diversos métodos como jogos, questões contextualizadas e até mesmo problemas de compatibilidade logicas da matemática. Entretanto, o programa entra com a mesma função do estágio para os discentes das licenciaturas, por ser composto em duas fases, onde nessa imersão deve contemplar outras atividades, a primeira de observação, ou seja, de intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora e a segunda de regência em sala de aula. As dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem da matemática é diversa, e são nessas dificuldades enfrentadas que o PRP, tem a oportunidade de amenizar esses bloqueios promovendo assim um trabalho colaborativo para esse processo que desencadeia a presença do estudante e a proposição de ações supervisionadas de regência podem desencadear um movimento de revisão da própria prática por parte docente. Palavras-chave: Residência Pedagógica. Formação de Professores. Universidade e Escola. Referências BRASIL. Ministério da Educação. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES Jacqueline Adryanne Araújo Rocha jacquelineadryanne@gmail.com Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Mizikelly Alves dos Reis Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Aislânia da Silva Mota Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Bruna Karolyne da Silva Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Francisca Fernanda da Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Thadeu Cortez de Paiva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores Resumo O presente artigo, tem por finalidade apresentar o objetivo do Programa Residência Pedagógica - PRP, desenvolvida pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, no Campus Avançado de Patu - CAP, com os alunos do curso de Licenciatura em Matemática, que integram a Política Nacional de Formação de Professores, onde busca identificar metodologias, experiências e estratégias, que propõe uma reflexão sobre os benefícios do PRP, que induz o aperfeiçoamento da formação pratica de professores como também um vínculo entre a universidade e a escola, assegurando aos egressos, habilidades e competências que permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica, dando possibilidade do aluno estar imerso em um ambiente de investigação da profissão docente é um grande diferencial na sua formação, promovendo uma adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação inicial de professores da educação básica às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 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Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2016. BRASIL. Mistério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília, DF: MEC, 2000. CALDERANO, M. da A. O estágio curricular e os cursos de formação de professores: desafios de uma proposta orgânica. In: CALDERANO, M. da A. (Org.). Estágio curricular: concepções, reflexões teórico-práticas e proposições. Juiz de fora: Editora UFJF, 2012. p. 237-260. DANAGA, N. H. P. Desenvolvimento de um programa educacional de formação continuada: o tornar-se educador a partir de reflexões e (trans) formações e busca de melhoria do ensino e da aprendizagem. 167p. 2004. Dissertação (Mestrado em educação). Universidade Federal de São Carlos, 2004. GIGLIO, C. M. B. Residência Pedagógica como diálogo permanente entre a formação inicial e continuada de professores. In: DALBEN, A. et al. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. 1ª ed. 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