Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID BIOLOGIA DA UFRR

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Nos primeiros dias percebi certo nervosismo de principiante, decerto que a maioria dos graduandos sente um pouco de medo de não conseguir controlar a turma e desenvolver o trabalho proposto, além da vergonha natural daqueles acadêmicos que são mais tímidos, ao contrário de outros que são mais extrovertidos e tem um pouco menos de dificuldade de ficar à frente da sala de aula e executar alguma atividade ou ministrar uma aula para adolescentes. Essa oportunidade que o programa nos oferece é muito importante, pois após alguns dias dessa convivência na sala de aula, percebemos que os estudantes se acostumam com a nossa presença na sala e até passam a gostar disso já que assim eles tem mais um auxílio durante as aulas e muitos pedem nossa ajuda e explicação sobre o conteúdo que estão estudando, dessa maneira vemos que o convívio tanto com os alunos quanto com os professores não é algo tão assustador. Para nós que escolhemos cursar licenciatura por vocação porque realmente gostamos, amamos a profissão, issose torna algo rotineiro e natural. Acredito, como graduanda na área da educação e futura professora de Biologia, que essa experiência foi e continua sendo válida e proveitosa, pois nos ajudou muito em algumas questões referentes à formação profissional, como por exemplo. O que aprendemos na teoria é utilizado realmente na sala de aula? O que é realmente necessário para o educador aprender? Saber o conteúdo garante a aprendizagem do educando? Quais os conhecimentos que o licenciando precisa para ser um educador? A oportunidade que eu e meus colegas de curso tivemos tanto na parte pedagógica quanto na parte prática nos ajuda a responder alguns desses questionamentos. Poder compartilhar com a professora supervisora as atividades desenvolvidas durante alguns anos em sala de aula enriquece nosso currículo e nossa formação acadêmica, a experiência teórica e prática adquirida enquanto aprendizes nos fez refletir que sempre iremos nos depararmos com algumas questões rotineiras que surgem em sala de aula e que aprendemos junto com os alunos e os professores supervisores. Essa experiência no programa também me ajudou, a saber, que tipo de profissional eu quero me tornar e o mais importante o tipo de professor que eu não quero ser quando estiver desempenhando a profissão. Além do fato deque é muito proveitoso para os discentes durante a sua graduação fazer essa junção de tudo que aprendemos durante as aulas teóricas das disciplinas que tratam da parte pedagógica da grade curricular e a ação prática na sala de aula com os alunos, é possível não somente ficar ciente de todos os problemas e situações difíceis que poderemos enfrentar durante o exercício da profissão, mas também dependendo da postura de alguns professores que já estão na ativa e com vários anos de experiência sabermos o que devemos ou não fazer, além disso, com o tempo passado no PIBID e a experiência que tive nos estágios que temos que fazer teve uma questão que ficou bem clara para mim, eu já tinha certeza que escolhi o curso certo apesar de todas as dificuldades eu quero ser professora e agora sei que me identifico muito mais com os alunos do ensino médio do que com os alunos do ensino fundamental. 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O primeiro desenvolvemos na Escola Estadual Maria das Dores Brasil, onde realizamos a implantação de uma Horta Escolar com os alunos das turmas do 2o ano do ensino médio e foi muito gratificante ver os alunos participando dessa atividade; o projeto incluiu estudos, discussões, planejamento, preparação dos materiais, plantio de mudas, regas, eliminação de plantas invasoras e culminou com a colheita. Os alunos se envolveram do começo ao fim com muito interesse e dedicação principalmente no dia que nos reunimos para preparar tudo, cortar e pintar os pneus e garrafas pets, fazer a preparação do solo e plantar as sementes que teve como resultado final uma linda horta, bem estruturada e funcional, pois a colheita foi usada na merenda escolar. A outra atividade que desenvolvemos como pibidianos foi o projeto que realizamos em uma ação interdisciplinar com a professora de Geografia na Escola Estadual Olavo Brasil Filho. Inicialmente houve o estudo do conteúdo referente aos biomas brasileiros em sala com o intuito de conhecer os diferentes biomas, destacar os impactos ambientais e os meios para preservação de cada bioma. Em seguida, cada turma ficou responsável por eleger frases de impacto e imagens para representar um dos biomas e ao final foi realizada pelos próprios alunos que durante as aulas de biologia e geografia ficavam se revezando para fazer a pintura na parte interna dos muros da escola com as frases e figuras relacionadas aos vários tipos de biomas encontrados no Brasil. O resultado ficou impressionante, deu cor aos muros da escola e ficou evidente a satisfação dos alunos por terem participado ativamente do projeto, expressando criatividade e diferentes habilidades, o que nos foi muito gratificante até porque não foram apenas os alunos que participaram do projeto, mas todos os alunos e funcionários da escolas ficaram satisfeitos e gostaram bastante do resultado. Durante essa vivência percebemos o quanto é relevante que ocorra troca de conhecimento e aprendizado contínuo. É importante que ao decorrer da nossa graduação possamos ter a chance de fazer essa integração da teoria e da prática, visto que os conhecimentos teóricos obtidos na Universidade são vivenciados nas escolas por intermédio do PIBID. Assim, temos a oportunidade de entender na prática como se dá o processo de ensino aprendizagem com os alunos da educação básica, aprendemos os caminhos e percebemos os recursos que podemos utilizar no futuro. Dessa forma, quando estivermos atuando nas instituições de ensino da educação básica, possamos desenvolver um bom trabalho e consigamos contribuir na formação dos alunos como cidadãos reflexivos e críticos. Palavras-chave: PIBID, Experiência, Formação."
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

O presente artigo trata-se de um relato de experiência e apresenta uma reflexão das vivências durante a permanência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), por meio do desenvolvimento das atividades realizadas durante o PIBID Biologia da Universidade Federal de Roraima, nas Escolas Estaduais Maria das Dores Brasil e Olavo Brasil Filho, em Boa Vista/Roraima, no período de outubro de 2014 a fevereiro de 2018. Um dos objetivos do Programa é antecipar a experiência profissional vivida no cotidiano da escola e das salas de aula da educação básica. Destaca-se que a antecipação dessa convivência diária contribuiu sobremaneira no processo de formação docente, no decorrer do programa temos a chance de combater alguns receios como, por exemplo, receio de desenvolver atividades curriculares e, mesmo apenas, estar diante de uma turma com cerca de 30 alunos do ensino médio e isso foi sendo superado dia após dia no convívio em sala de aula. 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