Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O ARCO E FLECHA COMO TEMA INTEGRADOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Contudo, tal instrumento apresenta-se na atualidade como uma modalidade esportiva nos jogos olímpicos e continua sendo significativo para alguns povos que dele fazem uso nas suas ações cotidianas como, por exemplo, a caça e a pesca, objetivando garantir a sua sobrevivência diária. Em sintonia com Fazenda (1991, p. 18), quando afirma que "há de se transformar a sala de aula dos cursos de graduação em locais de pesquisa", a elaboração deste trabalho teve lugar durante uma atividade curricular desenvolvida no eixo temático Alfabetização em Estudos Sociais do curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2017. Naquele ano, um grupo de estudantes do referido curso se debruçou a pesquisar sobre temas da cultura material objetivando produzir materiais didáticos de apoio para se trabalhar o conhecimento de maneira integrada nos anos escolares iniciais[1]. Durante o desenvolvimento do curso discutimos fundamentos atinentes a formação étnica e cultural do povo brasileiro articuladas as dimensões histórica e geográfica (RIBEIRO, 2015; O POVO BRASILEIRO, 2000). Discutiu-se elementos da cultura material como habitações; ferramentas; utensílios; e os instrumentos e armas elaborados pelo homem em diferentes ambientes naturais e culturais, visando a sobrevivência da espécie no planeta Terra (MARCONI; PRESOTTO, 2011). Foi a partir desse trabalho que elaboramos uma cartilha didática com o objetivo de trabalhar de maneira interdisciplinar o arco e flecha como tema integrador dos conteúdos escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Devido o seu significado cultural, este artefato continua sendo utilizado em diversas culturas, especialmente as culturas indígenas do Brasil, e a partir dele podemos enfocar elementos históricos, geográficos, ambientais, tecnológicos, matemáticos e das ciências naturais direcionados aos estudantes dos anos iniciais da Educação Básica, conforme recomenda a BNCC - Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), quando trata sobre a integração do conhecimento no ensino das disciplinas do currículo escolar. A metodologia de trabalho para a elaboração da cartilha obedeceu três momentos: o primeiro consistiu na pesquisa bibliográfica sobre o tema, qual seja, instrumento arco e flecha; o segundo, se configurou na seleção, leitura e fichamento do material bibliográfico levantado e, por fim, na produção do material e sua impressão gráfica. A cartilha reuniu as características do instrumento, seu funcionamento, matéria-prima utilizada para a sua confecção, formato, tipos, utilização em modalidades esportivas, bem como as lendas que envolvem o tema. Tudo representado em pequenos textos, imagens, colagens, ilustrações e atividades que exploram conteúdos referentes as ciências naturais, língua portuguesa, matemática, história, geografia e também elementos culturais dos povos que fizeram ou fazem uso do arco e flecha. Como resultado, temos um material didático de apoio que apresenta os conteúdos de maneira atrativa e adaptada a uma linguagem adequada para as crianças na faixa etária do ensino fundamental I, foco principal do material elaborado. Desse modo, compreendemos que professor no contexto dos Anos Iniciais, deve lançar mão de outros recursos que dialoguem com sua proposta de ensino e não se limite apenas, a dispor de materiais acabados, posto que é possível produzir seu próprio material didático de apoio, independente dos demais recursos didáticos disponibilizados pela escola. A elaboração de outros materiais que tratem especificamente sobre um tema integrador poderá contribuir para o desenvolvimento social e crítico do aluno e para a sua compreensão sobre as mudanças e permanências sofridas por um artefato cultural e técnico que atravessou os séculos e chegou até nós mantendo a sua função principal, qual seja, a caça, visando garantir parte do alimento consumido por alguns povos. Para nós, fica a constatação de que há diversas possibilidades, maneiras e abordagens de se trabalhar um tema específico numa perspectiva interdisciplinar em sala de aula, neste caso o arco e flecha, tendo em vista que o tema permite religar conhecimentos de diferentes áreas que, se combinados, contribui na superação da fragmentação do conhecimento escolar, criticado por diferentes autores (FAZENDA, 1991; MORIN, 2000, 2001; HASS, 2011; ALMEIDA, 2017). Palavras-chave: Arco e flecha. Material didático. Ensino integrado. Anos escolares iniciais. Referências ALMEIDA, A. J. M.; ALMEIDA, D. M. F.; GRANDO, B. S. As práticas corporais e a educação do corpo indígena: A contribuição do esporte nos jogos dos povos indígenas. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Florianópolis. v. 32, n. 2-4, p. 59-74, dez. 2010. ALMEIDA, M. C. Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição. 2. ed. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2017. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

O ARCO E FLECHA COMO TEMA INTEGRADOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Rosileide Farias da Costa/r.leide.costa@gmail.com/UFPA Rayanne dos Santos Fernandes/rayannefernandes319@gmail.com/UFPA Carlos Aldemir Farias da Silva/carlosfarias1@gmail.com/UFPA Eixo Temático: 1. Processos de Ensino e aprendizagem Resumo Dentre os diversos instrumentos e armas concebidos pelas culturas materiais para garantir a sua sobrevivência no planeta Terra, o arco e flecha é um deles. Esse instrumento atravessou os séculos e chegou até nós por meio das diversas culturas espalhadas pelo mundo. Se no passado foi uma importante arma utilizada na caça e também na guerra de diferentes sociedades, por possuir um alcance certeiro sem necessitar que o indivíduo estivesse próximo ao alvo pretendido, atualmente, seu uso limita-se, em parte, as brincadeiras infantis (ALMEIDA; ALMEIDA; GRANDO, 2010). Contudo, tal instrumento apresenta-se na atualidade como uma modalidade esportiva nos jogos olímpicos e continua sendo significativo para alguns povos que dele fazem uso nas suas ações cotidianas como, por exemplo, a caça e a pesca, objetivando garantir a sua sobrevivência diária. Em sintonia com Fazenda (1991, p. 18), quando afirma que "há de se transformar a sala de aula dos cursos de graduação em locais de pesquisa", a elaboração deste trabalho teve lugar durante uma atividade curricular desenvolvida no eixo temático Alfabetização em Estudos Sociais do curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2017. Naquele ano, um grupo de estudantes do referido curso se debruçou a pesquisar sobre temas da cultura material objetivando produzir materiais didáticos de apoio para se trabalhar o conhecimento de maneira integrada nos anos escolares iniciais[1]. 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