Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

INTERDISCIPLINARIDADE E AÇÃO DOCENTE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO ENSINO DE BIOLOGIA

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    "resumo" => "INTERDISCIPLINARIDADE E AÇÃO DOCENTE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO ENSINO DE BIOLOGIA Yarlla Santos Amorim [1]/yarllaamorim4@gmail.com/ Universidade Regional do Cariri Débora de Menezes Dantas [2]/Universidade Regional do Cariri Ana Maria de Souza Alves [3]/ Universidade Regional do Cariri Francisco Cezar Alves de Oliveira[4]/ Universidade Regional do Cariri Elaine Cristina Conceição de Oliveira [5]/ Universidade Regional do Cariri Cicero Magerbio Gomes Torres [6]/ Universidade Regional do Cariri Eixo Temático: Processo de Ensino Aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo Atualmente a interdisciplinaridade tem sido um tema bastante discutido, seja no âmbito das universidades ou das escolas, por meio dos projetos pedagógicos de curso, projetos políticos - pedagógicos, projetos escolares, ou ainda, no contexto da escola, em ações que visam o ingresso dos estudantes no ensino superior. Esta discussão está presente principalmente no ensino médio, junto aos alunos que se preparam para entrarem na universidade. A interdisciplinaridade apresenta diversos conceitos, mas é compreendida, por diversos autores como um processo contínuo e interminável que objetiva romper a rigidez dos compartimentos nas quais se encontram, isoladas, as disciplinas dos currículos escolares e universitários, ao tempo em que possibilite a elaboração de um conhecimento, aberto à realidade, cujo objetivo consista em, compreender a realidade cientifica, tecnológica, social e ambiental e com isso vivê-la plenamente. No entanto, o desenvolvimento de uma prática interdisciplinar tem evidenciado inúmeras questões para sua efetivação, tais como a hierarquização do saber, a fragmentação da prática pedagógica o que implica na falta de diálogo entre os componentes do núcleo escolar, as disciplinas, os professores e o tempo para realização do planejamento conjunto com as demais áreas. Diante do exposto, este trabalho tem por objetivo pesquisar sobre como a interdisciplinaridade é entendida e praticada pelos professores que lecionam Biologia no Ensino Médio e com isso verificar se há utilização da interdisciplinaridade como forma de preparar os alunos para o acesso à universidade. Esta pesquisa caracteriza-se como sendo qualitativa, do tipo exploratória, desenvolvida por meio de um estudo de caso. O estudo foi realizado na Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Wilson Gonçalves, localizada na cidade do Crato - CE, e na Escola de Ensino Médio Figueiredo Correia, localizada na cidade de Juazeiro do Norte-CE. Utilizou-se como critérios de seleção que as escolas oferecessem apenas a modalidade de Ensino Médio ou que apresentassem parceria com a Universidade Regional do Cariri, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Participaram da pesquisa dois professores de cada escola, todos licenciados em Ciências Biológicas, e que lecionam a disciplina de biologia no Ensino Médio. Sendo assim, foram aplicados quatro questionários estruturados e posteriormente feito a análise das respostas obtidas por meio da análise de conteúdo. Os dados obtidos junto da aplicação dos questionários apontaram que os professores apresentam pontos comuns quanto ao significado do termo interdisciplinaridade. Para os professores o termo significa uma interação entre conteúdos de distintas disciplinas com o objetivo de fundamentar, de forma mais aprofundada o assunto abordado nas aulas de Biologia. Quanto a utilização de ações interdisciplinares em suas aulas, os professores foram unânimes em afirmar sobre as dificuldades para ministrarem aulas interdisciplinares, ao tempo em que afirmam que estas ações ocorram de forma rara, ou apenas quando é possível fazer analogias ou ainda quando abordam o tema sociedade nos conteúdos de ecologia, com isso adentram nas questões sociológicas. Todavia, os professores relatam que sempre que é pertinente fazem uma abordagem interdisciplinar, para eles, essa tendência tem se tornado muito comum, principalmente após a popularização e importância atribuída pelas escolas ao Exame Nacional do Ensino Médio, ou ainda ao redigirem as questões para as avaliações, exercícios e atividades, é que tentam fazer essa interação entre as disciplinas. Quanto a percepção dos professores sobre a prática da interdisciplinaridade no Ensino de Biologia articulada com as demais áreas, os professores afirmam existir uma ausência de diálogo, cooperação e contextualização entre as disciplinas. Destacam que é necessária uma articulação, pois esta possibilitaria um maior aprofundamento dos conteúdos. Sobre como classificam a importância da interdisciplinaridade para a aprendizagem dos alunos, os professores afirmam ser de fundamental importância a interdisciplinaridade na formação do aluno e do professor. Em relação as metodologias e atividades que possibilitam o ensino interdisciplinar, os professores relatam metodologias que vão desde aulas práticas, de campo, roda de conversas, seminários, debates sobre temas atuais e até mesmo projetos de pesquisa. Diante da complexidade de fazer e compreender a interdisciplinaridade, as ações docentes, enfrentam dificuldades para que seja concretizada no âmbito da escola. Compreendendo-a como sendo uma ação voltada para a formação dos indivíduos em sua integralidade, a qual propõe um diálogo com as mais diversas ciências, com a intenção de entender o saber em sua totalidade, não em partes ou em fragmentos, percebeu-se que essas dificuldades perpassam a formação dos professores, a epistemologia do conhecimento, a falta de tempo para o planejamento e formação continuada, além da escassez de recursos. Percebeu-se que os professores possuem um conhecimento basal sobre o termo interdisciplinaridade construído a partir de suas realidades o que explica a variação de cada conceito apresentado, o que vem dificultar o processo de efetivação teórico - epistemológico da interdisciplinaridade, associando-se a esta problemática os professores relatam a falta de materiais e equipamentos de atividades interdisciplinares. Muito embora esta seja uma ação complexa, porém, significativa para a aprendizagem, destaca-se o trabalho dos professores na medida em que visam o desenvolvimento dos conteúdos através de metodologias inovadoras, enfatizando-se neste trabalho a importância para a educação e para o ensino de Biologia. Conclui-se com isso que a interdisciplinaridade possa fazer parte da ação docente enquanto ação mediada por um processo epistemológico e didático mais integrado e sistêmico considerando o contexto social e educacional dos alunos e da comunidade escolar e que os professores possam, neste contexto, utilizar desta riquíssima forma de ensinar. Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Ensino de Biologia, Metodologia, Prática Docente. Referências BONATTO, Andréia et al. INTERDISCIPLINARIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR. 2012. Disponível em: . Acesso em: 30 maio 2017. FAZENDA, Ivani C. Arantes. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. 15. ed. Campinas: Papirus, 2008. 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Esta discussão está presente principalmente no ensino médio, junto aos alunos que se preparam para entrarem na universidade. A interdisciplinaridade apresenta diversos conceitos, mas é compreendida, por diversos autores como um processo contínuo e interminável que objetiva romper a rigidez dos compartimentos nas quais se encontram, isoladas, as disciplinas dos currículos escolares e universitários, ao tempo em que possibilite a elaboração de um conhecimento, aberto à realidade, cujo objetivo consista em, compreender a realidade cientifica, tecnológica, social e ambiental e com isso vivê-la plenamente. No entanto, o desenvolvimento de uma prática interdisciplinar tem evidenciado inúmeras questões para sua efetivação, tais como a hierarquização do saber, a fragmentação da prática pedagógica o que implica na falta de diálogo entre os componentes do núcleo escolar, as disciplinas, os professores e o tempo para realização do planejamento conjunto com as demais áreas. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

INTERDISCIPLINARIDADE E AÇÃO DOCENTE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO ENSINO DE BIOLOGIA Yarlla Santos Amorim [1]/yarllaamorim4@gmail.com/ Universidade Regional do Cariri Débora de Menezes Dantas [2]/Universidade Regional do Cariri Ana Maria de Souza Alves [3]/ Universidade Regional do Cariri Francisco Cezar Alves de Oliveira[4]/ Universidade Regional do Cariri Elaine Cristina Conceição de Oliveira [5]/ Universidade Regional do Cariri Cicero Magerbio Gomes Torres [6]/ Universidade Regional do Cariri Eixo Temático: Processo de Ensino Aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo Atualmente a interdisciplinaridade tem sido um tema bastante discutido, seja no âmbito das universidades ou das escolas, por meio dos projetos pedagógicos de curso, projetos políticos - pedagógicos, projetos escolares, ou ainda, no contexto da escola, em ações que visam o ingresso dos estudantes no ensino superior. Esta discussão está presente principalmente no ensino médio, junto aos alunos que se preparam para entrarem na universidade. A interdisciplinaridade apresenta diversos conceitos, mas é compreendida, por diversos autores como um processo contínuo e interminável que objetiva romper a rigidez dos compartimentos nas quais se encontram, isoladas, as disciplinas dos currículos escolares e universitários, ao tempo em que possibilite a elaboração de um conhecimento, aberto à realidade, cujo objetivo consista em, compreender a realidade cientifica, tecnológica, social e ambiental e com isso vivê-la plenamente. No entanto, o desenvolvimento de uma prática interdisciplinar tem evidenciado inúmeras questões para sua efetivação, tais como a hierarquização do saber, a fragmentação da prática pedagógica o que implica na falta de diálogo entre os componentes do núcleo escolar, as disciplinas, os professores e o tempo para realização do planejamento conjunto com as demais áreas. Diante do exposto, este trabalho tem por objetivo pesquisar sobre como a interdisciplinaridade é entendida e praticada pelos professores que lecionam Biologia no Ensino Médio e com isso verificar se há utilização da interdisciplinaridade como forma de preparar os alunos para o acesso à universidade. Esta pesquisa caracteriza-se como sendo qualitativa, do tipo exploratória, desenvolvida por meio de um estudo de caso. O estudo foi realizado na Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Wilson Gonçalves, localizada na cidade do Crato - CE, e na Escola de Ensino Médio Figueiredo Correia, localizada na cidade de Juazeiro do Norte-CE. Utilizou-se como critérios de seleção que as escolas oferecessem apenas a modalidade de Ensino Médio ou que apresentassem parceria com a Universidade Regional do Cariri, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Participaram da pesquisa dois professores de cada escola, todos licenciados em Ciências Biológicas, e que lecionam a disciplina de biologia no Ensino Médio. Sendo assim, foram aplicados quatro questionários estruturados e posteriormente feito a análise das respostas obtidas por meio da análise de conteúdo. Os dados obtidos junto da aplicação dos questionários apontaram que os professores apresentam pontos comuns quanto ao significado do termo interdisciplinaridade. Para os professores o termo significa uma interação entre conteúdos de distintas disciplinas com o objetivo de fundamentar, de forma mais aprofundada o assunto abordado nas aulas de Biologia. Quanto a utilização de ações interdisciplinares em suas aulas, os professores foram unânimes em afirmar sobre as dificuldades para ministrarem aulas interdisciplinares, ao tempo em que afirmam que estas ações ocorram de forma rara, ou apenas quando é possível fazer analogias ou ainda quando abordam o tema sociedade nos conteúdos de ecologia, com isso adentram nas questões sociológicas. Todavia, os professores relatam que sempre que é pertinente fazem uma abordagem interdisciplinar, para eles, essa tendência tem se tornado muito comum, principalmente após a popularização e importância atribuída pelas escolas ao Exame Nacional do Ensino Médio, ou ainda ao redigirem as questões para as avaliações, exercícios e atividades, é que tentam fazer essa interação entre as disciplinas. 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