Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E LETRAMENTO COMPUTACIONAL: A EXPERIÊNCIA DO PIBID NA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (CAMPUS CAPITÃO POÇO)

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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

O presente trabalho aborda como temática as ações iniciais de desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Licenciatura em Computação ofertada no campus da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) no município de Capitão Poço (Pará). Segundo o IBGE, em 2017, a população de Capitão Poço foi estimada em 52.839 habitantes, distribuída em uma área de 2.899,553 km² (IBGE, 2018). A economia de Capitão Poço se apoia fundamentalmente na atividade agrícola, principalmente no cultivo de laranja e pimenta do reino. Atualmente, este município conta com 154 escolas, dentre estas, 114 municipais, 37 estaduais e 4 particulares. Para contemplar as ações do PIBID no município foram selecionadas três unidades escolares estaduais como "escolas-campo" de aplicação da proposta. As escolas-campos selecionadas foram: EEEM Profa. Terezinha Bezerra Siqueira, EEEFM Padre Vitaliano Maria Vari e EEEFM Belina Campos Coutinho. Para os bolsistas, essa oportunidade representa um momento fundamental em sua formação docente inicial, pois, o PIBID oferecerá aos futuros professores de Computação a possibilidade de conhecer o ambiente escolar, seus aspectos pedagógicos e administrativos, promovendo a percepção dos possíveis desafios que a profissão irá oferecer, bem como, a possibilidade de afirmação da importância da presença desse profissional na educação básica. É a partir dessa contextualização que elaboramos o problema de pesquisa, materializado no seguinte questionamento: Como desenvolver ações de iniciação docência que permitam a promoção do Letramento Computacional em alunos da educação básica do município de Capitão Poço (Pará)? Para contemplar tal problemática é determinado como objetivo geral desenvolver ações formativas que promovam a Letramento Computacional de alunos da Educação Básica do município de Capitão Poço (Pará), e para tanto, são definidos como objetivos específicos as seguintes orientações: sistematizar o referencial teórico sobre a Letramento Computacional na educação básica; definir as habilidades e competências para o desenvolvimento do Letramento Computacional na educação básica; identificar o nível de Letramento Computacional dos alunos matriculados nas escolas-campo; determinar as abordagens pedagógicas e tecnológicas para desenvolvimento do Letramento Computacional; avaliar a contribuição das ações formativas para aprimoramento do nível de Letramento Computacional dos alunos das escolas-campo. Para atingir tais objetivos será utilizada a seguinte estrutura metodológica: a pesquisa será qualitativa, a partir da Pesquisa-Formação (SANTOS, 2014) como abordagem orientadora, o método será a Multirreferencialidade (ARDOINO, 1998). O lócus da pesquisa será a Licenciatura em Computação da Universidade Federal da Rural Amazônia (Campus Capitão Poço-Pará), os sujeitos serão bolsistas PIBID, os instrumentos de coleta de dados serão: questionários semiaberto, diário de formação e grupo focal. Os dados serão analisados a partir da perspectiva da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009). A fundamentação teórica será desenvolvida a partir das seguintes categorias: Formação Docente Inicial (GATTI, 2014); PIBID (DOS SANTOS FELÍCIO, 2014), Computação na Educação Básica (BORDINI et al., 2016) e Letramento Computacional (WANG; PRADO, 2015). Por tratar-se de pesquisa em fase inicial, ainda, não obtivemos todos os dados para possíveis posicionamentos, porém, já definimos como saberes para desenvolvimento do Letramento Computacional, o Pensamento Computacional, ou seja, "forma de pensamento com conceitos básicos da Ciência da Computação para resolver problemas, desenvolver sistemas e para entender o comportamento humano, habilidade fundamental para todos" (BRACKMANN, 2017, p. 27), o Mundo Digital, compreendido como conjunto de dispositivos computacionais físicos e virtuais que permitem codificação, organização e armazenamento da informação (SBC, 2017) e a Cultura Digital, "processo crescente de reorganização das relações sociais mediadas pelas tecnologias digitais, afetando em maior ou menor escala todos os aspectos da ação humana. Isso inclui reorganizações da língua escrita e falada [...]" (PRETTO, ASSIS, 2008, p. 78). E as ações formativas serão orientadas pelas seguintes abordagens pedagógicas e tecnológicas: o Instrucionismo, onde os computadores são contemplados como máquinas de ensinar, e o Construcionismo, onde os computadores são máquinas a serem ensinadas (VALENTE, 1997). Por fim, espera-se com essa proposta ao final do desenvolvimento do PIBID os alunos possuam condições efetivas para desenvolver essa modalidade de letramento do século XXI.

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