Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

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Nos contornos da literatura educacional, as pesquisas sobre o ensino de Física têm despertado atenção especial dos pesquisadores, uma vez que, essa disciplina apresenta dados preocupantes com relação ao elevado índice de reprovação escolar no ensino médio (COSTA JUNIOR, 2017). Assim, se torna evidente a incompreensão dos discentes perante os conteúdos expostos, o que implica diretamente no seu desempenho em sala de aula. O professor nesse processo tem uma grande responsabilidade, já que sua prática docente influencia na aprendizagem dos alunos. Dessa forma, a Física pode ser considerada uma das disciplinas que os discentes possuem aversão, sendo inúmeros os fatores que contribuem para não efetivação da aprendizagem, tais como: a complicada transição do ensino fundamental para o ensino médio, a escassez de carga horária, o formalismo matemático presente, a falta de atividades práticas (FERREIRA, et.al, 2013, CIMA, et.al, 2017), simultaneamente a essas questões, o professor também pode contribuir para a rejeição dos alunos, devido as metodologias empregadas, a formação insuficiente (BARROSO; RUBINI; SILVA, 2013). Assim, esses problemas afetam diretamente no desenvolvimento dos alunos. Principalmente, no que refere-se as estratégias metodológicas, que outrora no ensino fundamental era desenvolvida por meio de atividades experimentais para posteriormente no ensino médio, ser apresentado apenas como fórmulas matemáticas. Assim sendo, essa proximidade com a Matemática, acaba impactando na aprendizagem dos estudantes. Como afirma Silva; Oliveira; Cruz (2016, p.53) que a "física escolar acontece basicamente por meio de uma brevíssima síntese de teorias e segue com a resolução de exercícios repetitivos, limitando o ensino da física à mera aplicação de fórmulas[...]" tornando esse ensino desvinculado das situações reais do contexto escolar. A pesquisa tem cunho bibliográfico e abordagem exploratória, sendo realizado a partir de uma sistematização de levantamento de literatura, realizada a partir do portal de periódico da CAPES e a biblioteca eletrônica do SCIELO, no período compreendido entre 2014 a 2018 (últimos 5 anos). Para o levantamento das produções em ambos periódicos, utilizaram-se, como descritores de busca, simultaneamente, "dificuldade de aprendizagem" e "ensino de Física" no campo pesquisa. Tendo como critério de exclusão, os artigos que abordavam ensino de Física nos anos iniciais, bem como aqueles que abordavam a disciplina de Educação Física. Na literatura ficou evidente que o aluno, ao que parece, está sujeito a essas dificuldades, principalmente pelo formalismo matemático presente e a falta de estratégias metodológicas em sala de aula. Se os estudantes não conseguem compreender os conceitos da Física, decidem deixar a matéria em segundo plano e consequentemente seu desempenho na disciplina será insatisfatório, trazendo dessa maneira, significativas discussões acerca do ensino de Física na atualidade. Ao que tudo indica, esse ensino não dá mais conta de atingir as necessidades da demanda da contemporaneidade. Soma-se a esse contexto, a atuação do professor em sala de aula que pode ser crucial no desenvolvimento dos estudantes. O docente deve agir como um interlocutor para que possa contribuir na construção do conhecimento do aluno, buscando métodos alternativos na significação dos conceitos de Física. No entanto, ao que parece, o professor vive numa espécie de pressão por resultados, quer seja pela gestão escolar ou do próprio sistema de ensino, que busca incansavelmente o cumprimento de todo o currículo proposto, gerando dessa maneira um abismo entre o conteúdo de Física e os alunos. Assim, se torna recorrente que os docentes optem por um ensino mecânico, que apenas se preocupa com a fórmula, deixando de lado todas as metodologias que poderiam ser empregadas a fim de alcançar os alunos. Conclui-se a partir das leituras analisadas, que o ensino de Física, ao que parece, se desvincula do cotidiano escolar e da experimentação, não proporcionando o efetivo desenvolvimento da aprendizagem dos discentes. Ou seja, a Física passa a ser fortemente enraizada nos cálculos matemáticos, o que torna o estudo cansativo e desestimulante para os discentes. Referências BARROSO, M.F; RUBINI, G; SILVA, T. Dificuldades na aprendizagem de Física sob a ótica dos resultados do Enem, Rev. Bras. 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"Qual física se aprende? Qual física se observa? Qual física se ensina? E, afinal, qual professor de física se forma?" Reflexões sobre a potencialidade do estágio supervisionado num cenário controverso, Laplage em Revista (Sorocaba), vol.2, n.2, p.51-62, maio-agosto, 2016. Disponível em: . Acesso em: 27 agosto. 2018."
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

Esse artigo resulta da primeira da fase de um projeto denominado "O desempenho dos alunos de ensino médio em Física durante o processo de ensino-aprendizagem" do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). O qual tem por objetivo discutir sobre as dificuldades de aprendizagem no ensino de Física, destacando os problemas que afetam o processo de ensino e aprendizagem, bem como as implicações desses fatores no desempenho dos discentes em sala de aula. O estudo surge da necessidade de compreender os múltiplos fatores que dificulta a assimilação dos conteúdos curriculares de Física, no que tange a evidente falta de interesse dos alunos pelo desenvolvimento teórico e prático da disciplina em estudo. Nos contornos da literatura educacional, as pesquisas sobre o ensino de Física têm despertado atenção especial dos pesquisadores, uma vez que, essa disciplina apresenta dados preocupantes com relação ao elevado índice de reprovação escolar no ensino médio (COSTA JUNIOR, 2017). Assim, se torna evidente a incompreensão dos discentes perante os conteúdos expostos, o que implica diretamente no seu desempenho em sala de aula. O professor nesse processo tem uma grande responsabilidade, já que sua prática docente influencia na aprendizagem dos alunos. Dessa forma, a Física pode ser considerada uma das disciplinas que os discentes possuem aversão, sendo inúmeros os fatores que contribuem para não efetivação da aprendizagem, tais como: a complicada transição do ensino fundamental para o ensino médio, a escassez de carga horária, o formalismo matemático presente, a falta de atividades práticas (FERREIRA, et.al, 2013, CIMA, et.al, 2017), simultaneamente a essas questões, o professor também pode contribuir para a rejeição dos alunos, devido as metodologias empregadas, a formação insuficiente (BARROSO; RUBINI; SILVA, 2013). Assim, esses problemas afetam diretamente no desenvolvimento dos alunos. Principalmente, no que refere-se as estratégias metodológicas, que outrora no ensino fundamental era desenvolvida por meio de atividades experimentais para posteriormente no ensino médio, ser apresentado apenas como fórmulas matemáticas. Assim sendo, essa proximidade com a Matemática, acaba impactando na aprendizagem dos estudantes. Como afirma Silva; Oliveira; Cruz (2016, p.53) que a "física escolar acontece basicamente por meio de uma brevíssima síntese de teorias e segue com a resolução de exercícios repetitivos, limitando o ensino da física à mera aplicação de fórmulas[...]" tornando esse ensino desvinculado das situações reais do contexto escolar. A pesquisa tem cunho bibliográfico e abordagem exploratória, sendo realizado a partir de uma sistematização de levantamento de literatura, realizada a partir do portal de periódico da CAPES e a biblioteca eletrônica do SCIELO, no período compreendido entre 2014 a 2018 (últimos 5 anos). Para o levantamento das produções em ambos periódicos, utilizaram-se, como descritores de busca, simultaneamente, "dificuldade de aprendizagem" e "ensino de Física" no campo pesquisa. Tendo como critério de exclusão, os artigos que abordavam ensino de Física nos anos iniciais, bem como aqueles que abordavam a disciplina de Educação Física. Na literatura ficou evidente que o aluno, ao que parece, está sujeito a essas dificuldades, principalmente pelo formalismo matemático presente e a falta de estratégias metodológicas em sala de aula. Se os estudantes não conseguem compreender os conceitos da Física, decidem deixar a matéria em segundo plano e consequentemente seu desempenho na disciplina será insatisfatório, trazendo dessa maneira, significativas discussões acerca do ensino de Física na atualidade. Ao que tudo indica, esse ensino não dá mais conta de atingir as necessidades da demanda da contemporaneidade. Soma-se a esse contexto, a atuação do professor em sala de aula que pode ser crucial no desenvolvimento dos estudantes. O docente deve agir como um interlocutor para que possa contribuir na construção do conhecimento do aluno, buscando métodos alternativos na significação dos conceitos de Física. 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