Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA E O ENSINO DE FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º E DO 2° GRAUS

"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 51680
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 529
    "inscrito_id" => 53577
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA E O ENSINO DE FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º E DO 2° GRAUS"
    "resumo" => "UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA E O ENSINO DE FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º E DO 2° GRAUS Izabel Cristina da Silva cristinaikv@gmail.com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Campus Campo Novo do Parecis Janice Maria Rupolo Iapp Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Campus Campo Novo do Parecis Ana Paula Truzzi Mauso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Campus Campo Novo do Parecis Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores. Resumo Somos graduandas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), do curso de Licenciatura em Matemática, Campus Campo Novo do Parecis - MT (IFMT/CNP). No segundo semestre de 2018 realizamos uma pesquisa com o uso de uma tecnologia digital no processo de ensino-aprendizagem da Matemática, na perspectiva teórica da Teoria da Atividade e com o auxílio da pesquisa colaborativa. Utilizamos um software de fácil acesso - Geogebra, e introduzimos os conceitos de função polinomial do primeiro e segundo grau. Vimos socializar nossa experiência com este software utilizado na introdução ao conceito de funções e de validá-lo com as turmas de 1º anos do Ensino Médio da Escola Estadual Plena Padre Arlindo Ignácio de Oliveira, utilizando-o nos encontros das aulas práticas ocorridas todas às terças-feiras durante as manhãs (07h às 08h). A pesquisa será utilizada para o nosso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e, foi desenvolvida em continuidade às atividades da disciplina de Estágio de Prática Pedagógica 3 (EPP3) contando com a parceria da professora regente das turmas dos primeiros anos do Ensino Médio, que nos cedeu as aulas práticas de matemática e inclusive tivemos o privilégio de estagiarmos em suas turmas de 1º anos do Ensino Médio no período de desenvolvimento das práticas da disciplina de EPP3. Inicialmente, tivemos que realizar o download do Software Geogebra nos computadores da escola, sendo para nós uma tarefa bastante fácil, pois o software é de modalidade gratuita, e pode ser baixado nos computadores ou no aparelho celular. O primeiro encontro ocorreu com a turma do 1º ano "A", projetamos slides abordando inicialmente a representação do conjunto dos números reais por meio do diagrama de flechas e, posteriormente, pelo sistema cartesiano. Então, através do sistema cartesiano os alunos puderam observar a reta do eixo x e a reta do eixo y. Em seguida, perguntamos aos alunos se conheciam o Software Geogebra. Do total de 24 alunos presentes, somente um disse ter ouvido falar. Apresentamos um breve histórico sobre o software, explicamos os ícones presentes na barra de ferramentas. Prontamente, os alunos identificaram em seus computadores (total de 10 em pleno funcionamento) e abriram o software. Em conjunto com a projeção de slides, os alunos desenvolveram as atividades em seus computadores, manuseando informações na janela algébrica, na janela gráfica, e localizando pontos no plano cartesiano. Em seguida, traçaram retas, verificaram as "fórmulas" que apareciam na janela algébrica, compreenderam os significados das variáveis y e x. Logo após, ficaram à vontade para manusear a área gráfica, sempre observando as informações da área algébrica. Traçaram retas através de dois pontos, passando a conhecer o comportamento desta diante do plano cartesiano e, ainda a sua fórmula na área algébrica. O público alvo para essa primeira etapa foram os alunos dos 1º anos, ou seja, as turmas "A", "B" e "C", sempre adotando o mesmo procedimento de ensino na consolidação da aprendizagem do conhecimento da matemática. A pesquisa foi desenvolvida paralelamente ao conteúdo teórico trabalhado pela professora regente em suas aulas. E a cada encontro, íamos nos aprofundando com o conteúdo de funções, apresentando para os alunos as abscissas e ordenadas dos pontos; primeiro, segundo, terceiro e quarto quadrantes, o comportamento da reta quando as incógnitas são positivas e negativas, ou seja, relacionar o que os alunos estão aprendendo em sala de aula, e trazer para os mecanismos do Geogebra para facilitar a aprendizagem dos alunos. Para finalizarmos a nossa pesquisa, abordamos a função polinomial do 2° grau. Nessas aulas apresentamos aos alunos alguns conceitos de função quadrática, a construção e o comportamento do gráfico, sempre observando a área gráfica do Geogebra. Por fim, os alunos faziam uso do campo de entrada do Geogebra para praticarem exercícios de função quadrática. Os resultados preliminares apontam para a real necessidade de atividades diferenciadas que visem despertar e facilitar a compreensão do conhecimento matemático. O Software Geogebra apresenta-se como ferramenta facilitadora para uma aprendizagem significativa dos conteúdos iniciais de funções polinomiais de 1º e 2º graus. No decorrer dos encontros fomos percebendo o envolvimento dos alunos, a exploração de novo comandos, como por exemplo, a visualização do gráfico em 3D. Através desses encontros nas aulas práticas de matemática e da aplicação de um questionário no último dia de aula, podemos colher dados que agora serão analisados e apresentados em nosso TCC. Outro desafio encontrado foi em relação ao número de computadores no laboratório de informática. Do total de 20 computadores apenas 10 estavam em pleno funcionamento, o espaço físico também era pequeno e os alunos ficavam aglomerados, dificultando o acesso deles às atividades e também ao atendimento. Foi preocupante o desânimo por parte de alguns, ficavam mexendo no celular, tendo conversas paralelas com os colegas; quando eram chamados a atenção pela professora regente da turma muitas vezes à respondiam de forma inadequada. Sendo para nós uma verdadeira reflexão, ficávamos perguntando onde será que está o erro? Será que é dos professores que não trazem algo inovador para dentro das nossas salas de aulas? Acreditamos que não, pois é notório o total desinteresse por parte de uma minoria de alunos. Mas, ainda nos perguntamos de onde será que vem esse desinteresse? Pergunta esta que nos preocupa. O que podemos fazer para mudar essa situação? Será que são fatores externos (familiar, pessoal etc.)? Ou interno (ambiente escolar inadequado, estrutura escolar precária, alunos não habituados a essa nova modalidade de escola de tempo integral). Mas, apesar desses desafios, as execuções das aulas ocorreram de forma tranquila. Ao serem indagados se tinham gostado das aulas práticas, os alunos afirmaram que sim e, sem dúvida, para nós foi uma grande satisfação trazer para o ambiente escolar algo desconhecido para eles. E, além disso, a cada encontro com as turmas percebíamos a necessidade de aprofundarmos o nosso conhecimento, pois sempre surgia algo novo. A interação entre os alunos foi positiva, mesmo diante das dificuldades encontradas, precariedade dos computadores, seu número reduzido, acessibilidade da sala de informática; não foi impedimento para que os alunos aprendessem e socializassem entre si e, com as professoras. Percebemos que a cada aula os alunos se superavam e procuravam novos comandos, observando os comportamentos tanto das retas quanto das parábolas. Portanto, consideramos que as inserções das tecnologias digitais na sala de aula trazem dinâmica, promovem interação e a participação dos alunos. Palavras-Chave: Geogebra, ensino da matemática, formação inicial. Referências"
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "443-53577-30112018-221348.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:41"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:16:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA TRUZZI MAUSO"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 51680
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 529
    "inscrito_id" => 53577
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA E O ENSINO DE FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º E DO 2° GRAUS"
    "resumo" => "UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA E O ENSINO DE FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º E DO 2° GRAUS Izabel Cristina da Silva cristinaikv@gmail.com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Campus Campo Novo do Parecis Janice Maria Rupolo Iapp Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Campus Campo Novo do Parecis Ana Paula Truzzi Mauso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Campus Campo Novo do Parecis Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores. Resumo Somos graduandas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), do curso de Licenciatura em Matemática, Campus Campo Novo do Parecis - MT (IFMT/CNP). No segundo semestre de 2018 realizamos uma pesquisa com o uso de uma tecnologia digital no processo de ensino-aprendizagem da Matemática, na perspectiva teórica da Teoria da Atividade e com o auxílio da pesquisa colaborativa. Utilizamos um software de fácil acesso - Geogebra, e introduzimos os conceitos de função polinomial do primeiro e segundo grau. Vimos socializar nossa experiência com este software utilizado na introdução ao conceito de funções e de validá-lo com as turmas de 1º anos do Ensino Médio da Escola Estadual Plena Padre Arlindo Ignácio de Oliveira, utilizando-o nos encontros das aulas práticas ocorridas todas às terças-feiras durante as manhãs (07h às 08h). A pesquisa será utilizada para o nosso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e, foi desenvolvida em continuidade às atividades da disciplina de Estágio de Prática Pedagógica 3 (EPP3) contando com a parceria da professora regente das turmas dos primeiros anos do Ensino Médio, que nos cedeu as aulas práticas de matemática e inclusive tivemos o privilégio de estagiarmos em suas turmas de 1º anos do Ensino Médio no período de desenvolvimento das práticas da disciplina de EPP3. Inicialmente, tivemos que realizar o download do Software Geogebra nos computadores da escola, sendo para nós uma tarefa bastante fácil, pois o software é de modalidade gratuita, e pode ser baixado nos computadores ou no aparelho celular. O primeiro encontro ocorreu com a turma do 1º ano "A", projetamos slides abordando inicialmente a representação do conjunto dos números reais por meio do diagrama de flechas e, posteriormente, pelo sistema cartesiano. Então, através do sistema cartesiano os alunos puderam observar a reta do eixo x e a reta do eixo y. Em seguida, perguntamos aos alunos se conheciam o Software Geogebra. Do total de 24 alunos presentes, somente um disse ter ouvido falar. Apresentamos um breve histórico sobre o software, explicamos os ícones presentes na barra de ferramentas. Prontamente, os alunos identificaram em seus computadores (total de 10 em pleno funcionamento) e abriram o software. Em conjunto com a projeção de slides, os alunos desenvolveram as atividades em seus computadores, manuseando informações na janela algébrica, na janela gráfica, e localizando pontos no plano cartesiano. Em seguida, traçaram retas, verificaram as "fórmulas" que apareciam na janela algébrica, compreenderam os significados das variáveis y e x. Logo após, ficaram à vontade para manusear a área gráfica, sempre observando as informações da área algébrica. Traçaram retas através de dois pontos, passando a conhecer o comportamento desta diante do plano cartesiano e, ainda a sua fórmula na área algébrica. O público alvo para essa primeira etapa foram os alunos dos 1º anos, ou seja, as turmas "A", "B" e "C", sempre adotando o mesmo procedimento de ensino na consolidação da aprendizagem do conhecimento da matemática. A pesquisa foi desenvolvida paralelamente ao conteúdo teórico trabalhado pela professora regente em suas aulas. E a cada encontro, íamos nos aprofundando com o conteúdo de funções, apresentando para os alunos as abscissas e ordenadas dos pontos; primeiro, segundo, terceiro e quarto quadrantes, o comportamento da reta quando as incógnitas são positivas e negativas, ou seja, relacionar o que os alunos estão aprendendo em sala de aula, e trazer para os mecanismos do Geogebra para facilitar a aprendizagem dos alunos. Para finalizarmos a nossa pesquisa, abordamos a função polinomial do 2° grau. Nessas aulas apresentamos aos alunos alguns conceitos de função quadrática, a construção e o comportamento do gráfico, sempre observando a área gráfica do Geogebra. Por fim, os alunos faziam uso do campo de entrada do Geogebra para praticarem exercícios de função quadrática. Os resultados preliminares apontam para a real necessidade de atividades diferenciadas que visem despertar e facilitar a compreensão do conhecimento matemático. O Software Geogebra apresenta-se como ferramenta facilitadora para uma aprendizagem significativa dos conteúdos iniciais de funções polinomiais de 1º e 2º graus. No decorrer dos encontros fomos percebendo o envolvimento dos alunos, a exploração de novo comandos, como por exemplo, a visualização do gráfico em 3D. Através desses encontros nas aulas práticas de matemática e da aplicação de um questionário no último dia de aula, podemos colher dados que agora serão analisados e apresentados em nosso TCC. Outro desafio encontrado foi em relação ao número de computadores no laboratório de informática. Do total de 20 computadores apenas 10 estavam em pleno funcionamento, o espaço físico também era pequeno e os alunos ficavam aglomerados, dificultando o acesso deles às atividades e também ao atendimento. Foi preocupante o desânimo por parte de alguns, ficavam mexendo no celular, tendo conversas paralelas com os colegas; quando eram chamados a atenção pela professora regente da turma muitas vezes à respondiam de forma inadequada. Sendo para nós uma verdadeira reflexão, ficávamos perguntando onde será que está o erro? Será que é dos professores que não trazem algo inovador para dentro das nossas salas de aulas? Acreditamos que não, pois é notório o total desinteresse por parte de uma minoria de alunos. Mas, ainda nos perguntamos de onde será que vem esse desinteresse? Pergunta esta que nos preocupa. O que podemos fazer para mudar essa situação? Será que são fatores externos (familiar, pessoal etc.)? Ou interno (ambiente escolar inadequado, estrutura escolar precária, alunos não habituados a essa nova modalidade de escola de tempo integral). Mas, apesar desses desafios, as execuções das aulas ocorreram de forma tranquila. Ao serem indagados se tinham gostado das aulas práticas, os alunos afirmaram que sim e, sem dúvida, para nós foi uma grande satisfação trazer para o ambiente escolar algo desconhecido para eles. E, além disso, a cada encontro com as turmas percebíamos a necessidade de aprofundarmos o nosso conhecimento, pois sempre surgia algo novo. A interação entre os alunos foi positiva, mesmo diante das dificuldades encontradas, precariedade dos computadores, seu número reduzido, acessibilidade da sala de informática; não foi impedimento para que os alunos aprendessem e socializassem entre si e, com as professoras. Percebemos que a cada aula os alunos se superavam e procuravam novos comandos, observando os comportamentos tanto das retas quanto das parábolas. Portanto, consideramos que as inserções das tecnologias digitais na sala de aula trazem dinâmica, promovem interação e a participação dos alunos. Palavras-Chave: Geogebra, ensino da matemática, formação inicial. Referências"
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "443-53577-30112018-221348.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:41"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:16:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA TRUZZI MAUSO"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA E O ENSINO DE FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º E DO 2° GRAUS Izabel Cristina da Silva cristinaikv@gmail.com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Campus Campo Novo do Parecis Janice Maria Rupolo Iapp Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Campus Campo Novo do Parecis Ana Paula Truzzi Mauso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Campus Campo Novo do Parecis Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores. Resumo Somos graduandas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), do curso de Licenciatura em Matemática, Campus Campo Novo do Parecis - MT (IFMT/CNP). No segundo semestre de 2018 realizamos uma pesquisa com o uso de uma tecnologia digital no processo de ensino-aprendizagem da Matemática, na perspectiva teórica da Teoria da Atividade e com o auxílio da pesquisa colaborativa. Utilizamos um software de fácil acesso - Geogebra, e introduzimos os conceitos de função polinomial do primeiro e segundo grau. Vimos socializar nossa experiência com este software utilizado na introdução ao conceito de funções e de validá-lo com as turmas de 1º anos do Ensino Médio da Escola Estadual Plena Padre Arlindo Ignácio de Oliveira, utilizando-o nos encontros das aulas práticas ocorridas todas às terças-feiras durante as manhãs (07h às 08h). A pesquisa será utilizada para o nosso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e, foi desenvolvida em continuidade às atividades da disciplina de Estágio de Prática Pedagógica 3 (EPP3) contando com a parceria da professora regente das turmas dos primeiros anos do Ensino Médio, que nos cedeu as aulas práticas de matemática e inclusive tivemos o privilégio de estagiarmos em suas turmas de 1º anos do Ensino Médio no período de desenvolvimento das práticas da disciplina de EPP3. Inicialmente, tivemos que realizar o download do Software Geogebra nos computadores da escola, sendo para nós uma tarefa bastante fácil, pois o software é de modalidade gratuita, e pode ser baixado nos computadores ou no aparelho celular. O primeiro encontro ocorreu com a turma do 1º ano "A", projetamos slides abordando inicialmente a representação do conjunto dos números reais por meio do diagrama de flechas e, posteriormente, pelo sistema cartesiano. Então, através do sistema cartesiano os alunos puderam observar a reta do eixo x e a reta do eixo y. Em seguida, perguntamos aos alunos se conheciam o Software Geogebra. Do total de 24 alunos presentes, somente um disse ter ouvido falar. Apresentamos um breve histórico sobre o software, explicamos os ícones presentes na barra de ferramentas. Prontamente, os alunos identificaram em seus computadores (total de 10 em pleno funcionamento) e abriram o software. Em conjunto com a projeção de slides, os alunos desenvolveram as atividades em seus computadores, manuseando informações na janela algébrica, na janela gráfica, e localizando pontos no plano cartesiano. Em seguida, traçaram retas, verificaram as "fórmulas" que apareciam na janela algébrica, compreenderam os significados das variáveis y e x. Logo após, ficaram à vontade para manusear a área gráfica, sempre observando as informações da área algébrica. Traçaram retas através de dois pontos, passando a conhecer o comportamento desta diante do plano cartesiano e, ainda a sua fórmula na área algébrica. O público alvo para essa primeira etapa foram os alunos dos 1º anos, ou seja, as turmas "A", "B" e "C", sempre adotando o mesmo procedimento de ensino na consolidação da aprendizagem do conhecimento da matemática. A pesquisa foi desenvolvida paralelamente ao conteúdo teórico trabalhado pela professora regente em suas aulas. E a cada encontro, íamos nos aprofundando com o conteúdo de funções, apresentando para os alunos as abscissas e ordenadas dos pontos; primeiro, segundo, terceiro e quarto quadrantes, o comportamento da reta quando as incógnitas são positivas e negativas, ou seja, relacionar o que os alunos estão aprendendo em sala de aula, e trazer para os mecanismos do Geogebra para facilitar a aprendizagem dos alunos. Para finalizarmos a nossa pesquisa, abordamos a função polinomial do 2° grau. Nessas aulas apresentamos aos alunos alguns conceitos de função quadrática, a construção e o comportamento do gráfico, sempre observando a área gráfica do Geogebra. Por fim, os alunos faziam uso do campo de entrada do Geogebra para praticarem exercícios de função quadrática. Os resultados preliminares apontam para a real necessidade de atividades diferenciadas que visem despertar e facilitar a compreensão do conhecimento matemático. O Software Geogebra apresenta-se como ferramenta facilitadora para uma aprendizagem significativa dos conteúdos iniciais de funções polinomiais de 1º e 2º graus. No decorrer dos encontros fomos percebendo o envolvimento dos alunos, a exploração de novo comandos, como por exemplo, a visualização do gráfico em 3D. Através desses encontros nas aulas práticas de matemática e da aplicação de um questionário no último dia de aula, podemos colher dados que agora serão analisados e apresentados em nosso TCC. Outro desafio encontrado foi em relação ao número de computadores no laboratório de informática. Do total de 20 computadores apenas 10 estavam em pleno funcionamento, o espaço físico também era pequeno e os alunos ficavam aglomerados, dificultando o acesso deles às atividades e também ao atendimento. Foi preocupante o desânimo por parte de alguns, ficavam mexendo no celular, tendo conversas paralelas com os colegas; quando eram chamados a atenção pela professora regente da turma muitas vezes à respondiam de forma inadequada. Sendo para nós uma verdadeira reflexão, ficávamos perguntando onde será que está o erro? Será que é dos professores que não trazem algo inovador para dentro das nossas salas de aulas? Acreditamos que não, pois é notório o total desinteresse por parte de uma minoria de alunos. Mas, ainda nos perguntamos de onde será que vem esse desinteresse? Pergunta esta que nos preocupa. O que podemos fazer para mudar essa situação? Será que são fatores externos (familiar, pessoal etc.)? Ou interno (ambiente escolar inadequado, estrutura escolar precária, alunos não habituados a essa nova modalidade de escola de tempo integral). Mas, apesar desses desafios, as execuções das aulas ocorreram de forma tranquila. Ao serem indagados se tinham gostado das aulas práticas, os alunos afirmaram que sim e, sem dúvida, para nós foi uma grande satisfação trazer para o ambiente escolar algo desconhecido para eles. E, além disso, a cada encontro com as turmas percebíamos a necessidade de aprofundarmos o nosso conhecimento, pois sempre surgia algo novo. A interação entre os alunos foi positiva, mesmo diante das dificuldades encontradas, precariedade dos computadores, seu número reduzido, acessibilidade da sala de informática; não foi impedimento para que os alunos aprendessem e socializassem entre si e, com as professoras. Percebemos que a cada aula os alunos se superavam e procuravam novos comandos, observando os comportamentos tanto das retas quanto das parábolas. Portanto, consideramos que as inserções das tecnologias digitais na sala de aula trazem dinâmica, promovem interação e a participação dos alunos. Palavras-Chave: Geogebra, ensino da matemática, formação inicial. Referências

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.