Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

AUDIOVISUAL NA ESCOLA FAMILIA AGRÍCOLA - EFA IBIAPABA, TIANGUÁ - CE

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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

Resumo A pesquisa esta inserida nas experiências do Projeto de Extensão Cinema e Educação: despontando cidadania para além dos muros da UFPI. No ano de 2018 trabalhou oficinas com educandos da escola do campo, do Ensino profissionalizante em agropecuária, integrado ao Médio, da EFA Ibiapaba, Tianguá-CE, que utilizaram dispositivos como elementos norteadores de aprendizagem significativa, dentro da disciplina Artes Regionais. Nesse estudo sera apresentado relato de experiência com o uso do dispositivo - espelho de autorretrato, que trabalhou sobre o tema empoderamento juvenil. O dispositivo faz parte do livro de atividade do projeto Inventar com a Diferença. Para analise do dispositivo, cada estudante aprendeu na sessão escola como desenvolver o dispositivo e na sessão família repetiram na comunidade. Primeiro um dos discentes escreveu um texto sobre o empoderamento juvenil e outro fez a leitura em frente a um espelho enquanto era filmado. Os resultados foram assistidos e analisados pelos educandos. O relato possibilitou verificar que as juventudes conseguem entender a concepção de empoderamento juvenil e ao mesmo tempo fazem denuncias pelo respeito ao jeito de ser jovem no contexto social. Referências BERGALA, A. A Hipótese-Cinema: pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Booklink e CINEAD/UFRJ, 2008. BOURDIEU, P. A juventude é apenas uma palavra! Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 9ª ed.São Paulo: Paz e Terra, 1996. LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002. MIGLIORIN, C. [et al]. Cadernos do inventar: cinema, educação e direitos humanos. Niterói (RJ): EDG, 2016.

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