Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ALFRED RUSSEL WALLACE E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O PENSAMENTO EVOLUTIVO SEGUNDO OS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO APROVADOS NO PNLD-2018

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Partindo dessa problemática, objetivamos com essa investigação averiguar a importância atribuída ao trabalho de Alfred Russel Wallace para a Biologia Evolutiva nos Livros Didáticos de Biologia do ensino médio aprovados na edição de 2018 do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD-2018). Wallace, assim como Darwin, viveu em uma época que o possibilitou acompanhar os principais debates sobre as mudanças das espécies ao longo do tempo, como por exemplo, as repercussões das ideias de transformação das espécies de Lamarck, divulgada a partir de 1800, e do livro Vestiges of the Natural Creation de Robert Chambers (HORTA, 2003a). Trabalhos esses que, apresentando perspectivas diferenciadas sobre a evolução das espécies, acaloravam discussões e incentivavam diversos estudos dos naturalistas da época. Em suas leituras, Wallace foi principalmente influenciado por Charles Lyell e Robert Chambers (HORTA, 2003a), além dos relatos de viagem de Humboldt, Charles Darwin e Witt Edwards (HORTA, 2003b) que despertaram seu interesse pelo mundo natural. Além disso, o livro Princípios de População de Thomas Malthus influenciou de forma fundamental a composição da teoria evolucionista de Wallace, já que ele, assim como Darwin, procurou aplicar os princípios de Malthus às variações observadas na natureza. (HORTA, 2003a) Em 1858, Wallace, após diversas observações da fauna e flora do arquipélago Malaio, escreveu um ensaio intitulado Sobre a tendência das variedades a se afastar independentemente do tipo original, em que expõe suas ideias sobre o processo de mudança das espécies por Seleção Natural (CORRESPONDENCE 7, 1985-1997, p. 513 apud HORTA, 2003a, p.217). Esse texto foi publicado em 1858, juntamente com um resumo da obra Origem das Espécies de Charles Darwin, na revista da Linnean Society de Londres (CARMO; MARTINS, 2006); apesar de, na publicação original, a síntese de Darwin ter sido organizada de modo a ser encontrada e lida antes do texto de Wallace (CARMO, 2011). Essa investigação é de caráter qualitativo com finalidade descritiva, tratando-se de uma pesquisa de natureza exploratória. O objeto de investigação é composto pelo conjunto das dez coleções de livros didáticos de Biologia do ensino médio aprovadas no PNLD-2018. Utilizamos uma metodologia de análise documental pautada na análise de conteúdo do tipo categorial (BARDIN, 1977), com categorização mista. As categorias a priori foram baseadas em trabalho anterior da autora principal (SALES, 2017), a saber: 1. Wallace como autor da Seleção Natural, 2. Wallace como coautor da Seleção, 3. Wallace associado à Darwin. Após a elaboração dos resultados, verificamos a emergência de uma nova categoria: 4. Equívocos persistentes nos livros didáticos investigados. Dos trinta livros analisados, quinze apresentaram fragmentos com menção ao nome de Wallace associado à EB. Estes foram organizados de acordo com as categorias estabelecidas. Os trechos classificados na categoria 'Wallace como autor da Seleção Natural' estão de acordo com o consenso entre historiadores da Biologia de que Wallace deve ser considerado autor da teoria de seleção natural, uma vez que desenvolveu, a partir de suas observações, sua própria teoria de EB. (HORTA, 2003a, CARMO; MARTINS, 2006, CARMO; BIZZO; MARTINS, 2009, CARMO, 2011) Entretanto, no material de análise, Wallace é citado em um contexto que prevalece uma ideia darwiniana de Seleção Natural, evidenciando que a Wallace ainda é relegado uma posição secundária nesse processo, minimizando a importância de seus estudos na elaboração da teoria da Seleção Natural. A categoria 'Wallace como coautor da Seleção' esteve presente em um livro didático, que apresenta explicitamente Wallace como coautor da teoria de Seleção Natural. Entretanto, Darwin e Wallace elaboraram suas ideias sobre aquela teoria de forma independente, não se tratando "de um trabalho em coautoria" (CARMO, BIZZO, MARTINS, 2009, p. 225). Na categoria 'Wallace associado à Darwin', é perceptível que comparações entre as contribuições desses dois naturalistas tendem a reduzir a importância de Wallace. Além disso, as ideias individuais de Wallace não são apresentadas. As ideias de Wallace e Darwin sobre Seleção Natural apresentam divergências, que são fundamentais para a compreensão da natureza do pensamento evolutivo e envolvem aspectos da Natureza da Ciência (CARMO; MARTINS, 2006), que podem contribuir para formular pensamentos críticos sobre a ciência. Na categoria 'Equívocos persistentes nos livros didáticos investigados' foram identificados discursos históricos equivocados que persistem nos livros didáticos de Biologia, a saber: a) afirmar que Wallace utilizou o termo 'seleção natural' em seu manuscrito de 1858, apesar de Wallace não ter utilizado esse termo nesse texto específico, apresentando um conceito semelhante ao que Darwin denominara de 'seleção natural' em sua obra (CARMO; BIZZO; MARTINS, 2009); b) a ideia de que o livro Darwinism, escrito por Wallace em 1889, se tratou de uma obra em que Wallace apenas creditava a ideia de seleção natural a Darwin, uma vez que tal livro abordou um conceito mais amplo sobre a teoria de evolução proposta por Darwin e Wallace, ultrapassando, inclusive, suas ideias iniciais presentes no manuscrito de 1858 e as ideias apresentadas por Darwin. (CARMO; BIZZO; MARTINS, 2009) A inclusão e o maior espaço dedicado a Wallace nos livros didáticos de Biologia aprovados no PNLD-2018 podem contribuir para o melhor entendimento da construção do pensamento biológico. Entretanto, as informações presentes nesses materiais ainda apresentam algumas imprecisões que podem reforçar equívocos e má interpretações. Outras investigações podem ser realizadas com professores e estudantes da educação básica a fim de verificar as concepções docentes e discentes acerca da importância de debates nas aulas de Biologia a respeito da teoria da evolução biológica por seleção natural. Palavras-chave: Ensino de Evolução Biológica, História da Biologia, Controvérsias Sociocientíficas, Seleção Natural. Referências BARDIN, L. Análise de conteúdo. Edições 70. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1977. BRASIL, Ministério da Educação. Guia de livros didáticos, PNLD-2018 - Biologia, Brasília, 2018. CARMO, V. A.; BIZZO, N.; MARTINS, L. A. P. Alfred Russel Wallace e o princípio de seleção natural. Filosofia e História da Biologia. v.4, p.209-233, 2009. CARMO, V.A. Episódios do ensino da Biologia e o ensino da ciência: as contribuições de Alfred Russel Wallace. 199 f. il. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo, 2011. CARMO, V.A. MARTINS, L.A.C.P, Charles Darwin, Alfred Russel Wallace e a seleção natural: um estudo comparativo. Filosofia e História da Biologia. v. 1, p. 335-350, 2006. HORTA, M.R. A primeira teoria evolucionista de Wallace. Scientiae Studia. v. 1, nº 4, p. 519-530, 2003b. HORTA, M.R. O impacto do manuscrito de Wallace de 1858. Scientiae Studia. v. 1, nº 2, p.231-243, 2003a. SALES, S. K. S. Alfred Russel Wallace nos livros didáticos de biologia do ensino médio aprovados no PNLD-2015. 60 f. 2017. Monografia (Graduação) - Faculdade de Educação de Itapipoca, Universidade Estadual do Ceará, Ceará,"
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(CARMO; BIZZO; MARTINS, 2009) A inclusão e o maior espaço dedicado a Wallace nos livros didáticos de Biologia aprovados no PNLD-2018 podem contribuir para o melhor entendimento da construção do pensamento biológico. Entretanto, as informações presentes nesses materiais ainda apresentam algumas imprecisões que podem reforçar equívocos e má interpretações. Outras investigações podem ser realizadas com professores e estudantes da educação básica a fim de verificar as concepções docentes e discentes acerca da importância de debates nas aulas de Biologia a respeito da teoria da evolução biológica por seleção natural. Palavras-chave: Ensino de Evolução Biológica, História da Biologia, Controvérsias Sociocientíficas, Seleção Natural. Referências BARDIN, L. Análise de conteúdo. Edições 70. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1977. BRASIL, Ministério da Educação. Guia de livros didáticos, PNLD-2018 - Biologia, Brasília, 2018. CARMO, V. A.; BIZZO, N.; MARTINS, L. A. P. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

ALFRED RUSSEL WALLACE E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O PENSAMENTO EVOLUTIVO SEGUNDO OS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO APROVADOS NO PNLD-2018 Samara Keylla da Silva Sales [1] / samarakeylla22@gmail.com/FACEDI-UECE. Mário Cézar Amorim de Oliveira [2] / mario.amorim@uece.br /FACEDI-UECE / PPGEFHC-UFBA/UEFS. Eixo Temático: 1. Processos de Ensino e Aprendizagem Resumo O processo de ensino-aprendizagem da Evolução Biológica (EB) contempla conhecimentos de diversas naturezas, para além do conhecimento científico, podendo provocar conflitos em sala de aula. Uma polêmica, geralmente associada ao processo histórico da construção do pensamento evolutivo, centra-se na elaboração da teoria da seleção natural, de forma independente e concomitante, por Alfred Russel Wallace e Charles Darwin. Contudo, ao apresentar a teoria na educação básica, geralmente apenas Darwin é lembrado. Partindo dessa problemática, objetivamos com essa investigação averiguar a importância atribuída ao trabalho de Alfred Russel Wallace para a Biologia Evolutiva nos Livros Didáticos de Biologia do ensino médio aprovados na edição de 2018 do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD-2018). Wallace, assim como Darwin, viveu em uma época que o possibilitou acompanhar os principais debates sobre as mudanças das espécies ao longo do tempo, como por exemplo, as repercussões das ideias de transformação das espécies de Lamarck, divulgada a partir de 1800, e do livro Vestiges of the Natural Creation de Robert Chambers (HORTA, 2003a). Trabalhos esses que, apresentando perspectivas diferenciadas sobre a evolução das espécies, acaloravam discussões e incentivavam diversos estudos dos naturalistas da época. Em suas leituras, Wallace foi principalmente influenciado por Charles Lyell e Robert Chambers (HORTA, 2003a), além dos relatos de viagem de Humboldt, Charles Darwin e Witt Edwards (HORTA, 2003b) que despertaram seu interesse pelo mundo natural. Além disso, o livro Princípios de População de Thomas Malthus influenciou de forma fundamental a composição da teoria evolucionista de Wallace, já que ele, assim como Darwin, procurou aplicar os princípios de Malthus às variações observadas na natureza. (HORTA, 2003a) Em 1858, Wallace, após diversas observações da fauna e flora do arquipélago Malaio, escreveu um ensaio intitulado Sobre a tendência das variedades a se afastar independentemente do tipo original, em que expõe suas ideias sobre o processo de mudança das espécies por Seleção Natural (CORRESPONDENCE 7, 1985-1997, p. 513 apud HORTA, 2003a, p.217). Esse texto foi publicado em 1858, juntamente com um resumo da obra Origem das Espécies de Charles Darwin, na revista da Linnean Society de Londres (CARMO; MARTINS, 2006); apesar de, na publicação original, a síntese de Darwin ter sido organizada de modo a ser encontrada e lida antes do texto de Wallace (CARMO, 2011). Essa investigação é de caráter qualitativo com finalidade descritiva, tratando-se de uma pesquisa de natureza exploratória. O objeto de investigação é composto pelo conjunto das dez coleções de livros didáticos de Biologia do ensino médio aprovadas no PNLD-2018. Utilizamos uma metodologia de análise documental pautada na análise de conteúdo do tipo categorial (BARDIN, 1977), com categorização mista. As categorias a priori foram baseadas em trabalho anterior da autora principal (SALES, 2017), a saber: 1. Wallace como autor da Seleção Natural, 2. Wallace como coautor da Seleção, 3. Wallace associado à Darwin. 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A categoria 'Wallace como coautor da Seleção' esteve presente em um livro didático, que apresenta explicitamente Wallace como coautor da teoria de Seleção Natural. Entretanto, Darwin e Wallace elaboraram suas ideias sobre aquela teoria de forma independente, não se tratando "de um trabalho em coautoria" (CARMO, BIZZO, MARTINS, 2009, p. 225). Na categoria 'Wallace associado à Darwin', é perceptível que comparações entre as contribuições desses dois naturalistas tendem a reduzir a importância de Wallace. Além disso, as ideias individuais de Wallace não são apresentadas. As ideias de Wallace e Darwin sobre Seleção Natural apresentam divergências, que são fundamentais para a compreensão da natureza do pensamento evolutivo e envolvem aspectos da Natureza da Ciência (CARMO; MARTINS, 2006), que podem contribuir para formular pensamentos críticos sobre a ciência. Na categoria 'Equívocos persistentes nos livros didáticos investigados' foram identificados discursos históricos equivocados que persistem nos livros didáticos de Biologia, a saber: a) afirmar que Wallace utilizou o termo 'seleção natural' em seu manuscrito de 1858, apesar de Wallace não ter utilizado esse termo nesse texto específico, apresentando um conceito semelhante ao que Darwin denominara de 'seleção natural' em sua obra (CARMO; BIZZO; MARTINS, 2009); b) a ideia de que o livro Darwinism, escrito por Wallace em 1889, se tratou de uma obra em que Wallace apenas creditava a ideia de seleção natural a Darwin, uma vez que tal livro abordou um conceito mais amplo sobre a teoria de evolução proposta por Darwin e Wallace, ultrapassando, inclusive, suas ideias iniciais presentes no manuscrito de 1858 e as ideias apresentadas por Darwin. (CARMO; BIZZO; MARTINS, 2009) A inclusão e o maior espaço dedicado a Wallace nos livros didáticos de Biologia aprovados no PNLD-2018 podem contribuir para o melhor entendimento da construção do pensamento biológico. Entretanto, as informações presentes nesses materiais ainda apresentam algumas imprecisões que podem reforçar equívocos e má interpretações. Outras investigações podem ser realizadas com professores e estudantes da educação básica a fim de verificar as concepções docentes e discentes acerca da importância de debates nas aulas de Biologia a respeito da teoria da evolução biológica por seleção natural. Palavras-chave: Ensino de Evolução Biológica, História da Biologia, Controvérsias Sociocientíficas, Seleção Natural. Referências BARDIN, L. Análise de conteúdo. Edições 70. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1977. BRASIL, Ministério da Educação. Guia de livros didáticos, PNLD-2018 - Biologia, Brasília, 2018. CARMO, V. A.; BIZZO, N.; MARTINS, L. A. P. Alfred Russel Wallace e o princípio de seleção natural. Filosofia e História da Biologia. v.4, p.209-233, 2009. CARMO, V.A. Episódios do ensino da Biologia e o ensino da ciência: as contribuições de Alfred Russel Wallace. 199 f. il. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo, 2011. CARMO, V.A. MARTINS, L.A.C.P, Charles Darwin, Alfred Russel Wallace e a seleção natural: um estudo comparativo. Filosofia e História da Biologia. v. 1, p. 335-350, 2006. HORTA, M.R. A primeira teoria evolucionista de Wallace. Scientiae Studia. v. 1, nº 4, p. 519-530, 2003b. HORTA, M.R. O impacto do manuscrito de Wallace de 1858. Scientiae Studia. v. 1, nº 2, p.231-243, 2003a. SALES, S. K. S. Alfred Russel Wallace nos livros didáticos de biologia do ensino médio aprovados no PNLD-2015. 60 f. 2017. Monografia (Graduação) - Faculdade de Educação de Itapipoca, Universidade Estadual do Ceará, Ceará,

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