Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NA UFRRJ

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Através da minha observação analítica e crítica como licencianda em História, pude verificar situações e fatores que podem e devem ser aprimorados a fim de oferecer uma graduação mais integrada com a área da formação pedagógica ao longo do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), assim como a expansão dos programas que acompanhem a . O presente trabalho analisa que impactos esses fatores têm na composição do profissional docente que atuará na Educação Básica (EB), buscando contribuir significativamente para melhorias nos cursos de licenciatura, e consequentemente, apresentar propostas para alavancar a qualidade no Ensino de História em todo o ensino básico, além de promover reflexões acerca da formação inicial e da profissionalização do professor no ensino superior. Fontes orais, observação participante e análise da matriz curricular compõem o quadro metodológico da pesquisa com ênfase nas entrevistas, tendo em vista que essas servem para a contextualização atual do perfil dos estudantes e do grau de desempenho e dedicação destes durante as disciplinas do eixo de formação pedagógica do curso. Trata-se de pensar uma grade curricular dividida em eixos de formação (geral, pedagógico e específico) e como essa separação em eixos influencia no comportamento dos alunos perante as disciplinas pedagógicas. Algumas obras de António Nóvoa, Dassoler e Denise Lima são usadas para a fundamentação teórica, bem como para fornecer chaves de interpretação acerca das condições necessárias para a construção do profissional de educação e as normas legais sobre a formação docente. Verena Alberti dá o aporte teórico e a sustentação na elaboração da pesquisa e do estudo de fontes orais, bem como a construção da história da formação do professor na contemporaneidade. Nóvoa fornece apoio teórico a partir de seus estudos sobre a formação do professor em geral e sobre a formação do professor de História, aborda, ainda, as conexões entre o aprendizado técnico/ teórico a serem construídos dentro das instituições formativas com a troca de saberes e experiências durante a vida docente, além de tratar sobre a profissionalização docente a partir do desenvolvimento das dimensões coletivas e individuais. Luis Fernando Cerri tem colaboração relevante nesse trabalho dando suporte para a pesquisa no que diz respeito ao panorama atual das instituições de ensino superior e fornecendo direcionamento para análise das estruturas e modelos do curso de Licenciatura em História. Durante as entrevistas realizadas com os alunos do curso de licenciatura em História da UFRRJ (campus Seropédica), houve relatos de que eles percebem a diferença e agem de forma distinta a respeito do eixo de formação pedagógica e dos outros eixos de formação, inclusive salientada por alguns professores. Desta maneira, pude confirmar o que já havia observado: que o tempo e a dedicação às disciplinas pedagógicas são menores em relação aos outros eixos de formação e que tais conteúdos pedagógicos são considerados importantes, no entanto, as disciplinas específicas do campo da História exigem (e recebem) um nível maior de dedicação. A formação do professor deve envolver aspectos que vão além das perspectivas teóricas e técnicas. A construção do profissional do magistério deve promover o desenvolvimento pedagógico em toda sua amplitude e complexidade relacionando conhecimentos científicos e experiências pessoais/ profissionais, coletivas e individuais, em um ambiente que possibilite o desenvolvimento pleno das diferentes habilidades vinculadas ao exercício da docência. O corpo docente, o corpo discente e a estrutura da instituição de ensino superior devem colaborar com uma maior interação entre os eixos de formação do curso, uma vez que o foco da licenciatura é a formação inicial do professor que irá atuar na rede básica de ensino. A organização da matriz curricular, o projeto político pedagógico e a visão, tanto de professores quanto de alunos, sobre a formação do professor devem ser integralizados à prática pedagógica que deve permear todo o curso de graduação, não somente nas disciplinas cursadas no Instituto de Educação. Palavras-chave: ensino de História, formação de professores, licenciatura em história. Referências: ALBERTI, Verena. O que documenta a fonte oral? Possibilidades para além da construção do passado. CPDOC/FGV. 1996. BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Poder Executivo. Brasília, DF, nº248, Seção 1, p. 27833, 23 dez. 1996. CERRI, Luis Fernando. A formação de professores no Brasil: antecedentes e panorama atual. Vol. 1. Revista do programa de pós-graduação em História - UnB. 2013. DASSOLER, O.B; LIMA, D.M.S. A formação e a profissionalização docente: Características, ousadia e saberes. IX ANPED SUL Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2012. NÓVOA, António. O passado e o presente dos professores. In: Profissão Professor. Org. António Nóvoa. Porto Editora. São Paulo. 1999. NÓVOA, António. Formação de Professores e Profissão Docente. In: "Os professores e a sua formação". Lisboa: Dom Quixote. 1992."
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

A formação de professores de História na UFRRJ - Seropédica Michele Alves/micheledepaulo@oi.com.br /UFRRJ Formação inicial e continuada de professores - com ênfase na análise de experiência, programas e políticas. Resumo A formação inicial de professores de História causa impactos diretos na prática docente. A atuação dos licenciandos diante das disciplinas pedagógicas, a estrutura curricular do curso e a percepção dos professores sobre a licenciatura são fatores que interferem simultaneamente nessa formação docente e em sua práxis, sem deixar de considerar as diversas condições necessárias para a qualidade na construção do profissional docente, tais como troca de saberes e experiências. A minha experiência pessoal dentro da universidade, principalmente como bolsista do PIBID, foi fundamental para desenvolver tal pesquisa. Atuante na rede pública de ensino como professora dos anos iniciais anseio por uma educação igualitária e de qualidade para todos. 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Fontes orais, observação participante e análise da matriz curricular compõem o quadro metodológico da pesquisa com ênfase nas entrevistas, tendo em vista que essas servem para a contextualização atual do perfil dos estudantes e do grau de desempenho e dedicação destes durante as disciplinas do eixo de formação pedagógica do curso. Trata-se de pensar uma grade curricular dividida em eixos de formação (geral, pedagógico e específico) e como essa separação em eixos influencia no comportamento dos alunos perante as disciplinas pedagógicas. Algumas obras de António Nóvoa, Dassoler e Denise Lima são usadas para a fundamentação teórica, bem como para fornecer chaves de interpretação acerca das condições necessárias para a construção do profissional de educação e as normas legais sobre a formação docente. Verena Alberti dá o aporte teórico e a sustentação na elaboração da pesquisa e do estudo de fontes orais, bem como a construção da história da formação do professor na contemporaneidade. 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