Artigo Anais CONADIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

UM OLHAR SOBRE A REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DO ALUNO DEFICIENTE NA EJA.

Palavra-chaves: REPRESENTAÇÃO., IDENTIDADE CULTURAL., DEFICIENTE., EJA. Comunicação Oral (CO) AT 09 - Educação e comunicação no Semiárido
"2018-12-07 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 50878
    "edicao_id" => 103
    "trabalho_id" => 95
    "inscrito_id" => 906
    "titulo" => "UM OLHAR SOBRE A REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DO ALUNO DEFICIENTE NA EJA."
    "resumo" => "Este artigo aborda uma análise da representação da identidade cultural atribuída pelos professores aos alunos deficientes da EJA, como requisito de finalização de disciplina no programa de mestrado do ProDic/UNEAL no semiárido do Município de Arapiraca/AL. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo discutir a representação da identidade na cultura de inclusão educacional de jovens e adultos com deficiência. Apresenta, nessa lógica, uma breve exposição das principais correntes doutrinárias dos Estudos Culturais acerca da constituição da identidade cultural dos sujeitos estigmatizados pelos professores, por meio do processo de interação e do discurso social no mesmo ambiente escolar. Dessa forma, o estudo foi realizado mediante uma pesquisa bibliográfica de modo a possibilitar reflexões acerca da visão da educação inclusiva pelo professor, numa busca pela representação da identidade cultural dos alunos deficientes na EJA. Ademais, buscou-se esclarecer sobre a possibilidade de promover concepções de inclusão dentro da sua vivência e em suas experiências no cotidiano em sala de aula diante dos desafios a eles apresentados, para tentar favorecer, portanto, o aprendizado das pessoas jovens e adultas deficientes, com o fito de refletir no desenvolvimento destas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 09 - Educação e comunicação no Semiárido"
    "palavra_chave" => "REPRESENTAÇÃO., IDENTIDADE CULTURAL., DEFICIENTE., EJA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV116_MD1_SA22_ID906_21102018212058.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:38"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:09:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ILDA ELIZABETH ACIOLY LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ILDA ACIOLY"
    "autor_email" => "ilda.acioly@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conadis"
    "edicao_nome" => "Anais CONADIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conadis/2018"
    "edicao_logo" => "5e48b18012320_16022020000536.png"
    "edicao_capa" => "5f183ed6da79d_22072020102750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-07 23:00:00"
    "publicacao_id" => 56
    "publicacao_nome" => "Revista CONADIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 50878
    "edicao_id" => 103
    "trabalho_id" => 95
    "inscrito_id" => 906
    "titulo" => "UM OLHAR SOBRE A REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DO ALUNO DEFICIENTE NA EJA."
    "resumo" => "Este artigo aborda uma análise da representação da identidade cultural atribuída pelos professores aos alunos deficientes da EJA, como requisito de finalização de disciplina no programa de mestrado do ProDic/UNEAL no semiárido do Município de Arapiraca/AL. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo discutir a representação da identidade na cultura de inclusão educacional de jovens e adultos com deficiência. Apresenta, nessa lógica, uma breve exposição das principais correntes doutrinárias dos Estudos Culturais acerca da constituição da identidade cultural dos sujeitos estigmatizados pelos professores, por meio do processo de interação e do discurso social no mesmo ambiente escolar. Dessa forma, o estudo foi realizado mediante uma pesquisa bibliográfica de modo a possibilitar reflexões acerca da visão da educação inclusiva pelo professor, numa busca pela representação da identidade cultural dos alunos deficientes na EJA. Ademais, buscou-se esclarecer sobre a possibilidade de promover concepções de inclusão dentro da sua vivência e em suas experiências no cotidiano em sala de aula diante dos desafios a eles apresentados, para tentar favorecer, portanto, o aprendizado das pessoas jovens e adultas deficientes, com o fito de refletir no desenvolvimento destas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 09 - Educação e comunicação no Semiárido"
    "palavra_chave" => "REPRESENTAÇÃO., IDENTIDADE CULTURAL., DEFICIENTE., EJA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV116_MD1_SA22_ID906_21102018212058.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:38"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:09:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ILDA ELIZABETH ACIOLY LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ILDA ACIOLY"
    "autor_email" => "ilda.acioly@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conadis"
    "edicao_nome" => "Anais CONADIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conadis/2018"
    "edicao_logo" => "5e48b18012320_16022020000536.png"
    "edicao_capa" => "5f183ed6da79d_22072020102750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-07 23:00:00"
    "publicacao_id" => 56
    "publicacao_nome" => "Revista CONADIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2018

Resumo

Este artigo aborda uma análise da representação da identidade cultural atribuída pelos professores aos alunos deficientes da EJA, como requisito de finalização de disciplina no programa de mestrado do ProDic/UNEAL no semiárido do Município de Arapiraca/AL. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo discutir a representação da identidade na cultura de inclusão educacional de jovens e adultos com deficiência. Apresenta, nessa lógica, uma breve exposição das principais correntes doutrinárias dos Estudos Culturais acerca da constituição da identidade cultural dos sujeitos estigmatizados pelos professores, por meio do processo de interação e do discurso social no mesmo ambiente escolar. Dessa forma, o estudo foi realizado mediante uma pesquisa bibliográfica de modo a possibilitar reflexões acerca da visão da educação inclusiva pelo professor, numa busca pela representação da identidade cultural dos alunos deficientes na EJA. Ademais, buscou-se esclarecer sobre a possibilidade de promover concepções de inclusão dentro da sua vivência e em suas experiências no cotidiano em sala de aula diante dos desafios a eles apresentados, para tentar favorecer, portanto, o aprendizado das pessoas jovens e adultas deficientes, com o fito de refletir no desenvolvimento destas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.