Artigo Anais CONADIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

O USO DA LITERATURA NO TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO SAÚDE MENTAL: LEITURAS DO SEMIÁRIDO EM SEARA VERMELHA, DE JORGE AMADO.

Palavra-chaves: LITERATURA, SEMIÁRIDO, OFICINAS TERAPÊUTICAS, JORGE AMADO, JORGE AMADO Comunicação Oral (CO) AT 12 - Saúde: ciência e saberes no semiárido
"2018-12-07 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 50781
    "edicao_id" => 103
    "trabalho_id" => 505
    "inscrito_id" => 40
    "titulo" => "O USO DA LITERATURA NO TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO SAÚDE MENTAL: LEITURAS DO SEMIÁRIDO EM SEARA VERMELHA, DE JORGE AMADO."
    "resumo" => "Um fato lamentável sobre nosso país é que boa parte da população brasileira não possui o hábito da leitura. E isso acaba se refletindo nas futuras gerações que passam a não gostar de ler podendo inclusive desenvolver dificuldades de leitura e escrita. Amiúde, as crianças passam horas em frente a televisão, computadores, videogame, celular entre outras mídias digitais, todavia por não conviverem com leitores e nem receberem quaisquer estímulos nesse sentido depreciam o ato de manusear um livro e lê-lo. Tais constatações são visíveis nos indivíduos que não apresentam nenhuma dificuldade de desenvolvimento cognitivo, para os quais o ato de ler ou não ler um livro é uma opção. O contato com a literatura para os que apresentam algum transtorno mental (sofrimento psíquico) torna-se algo que parece ainda mais inatingível. Partindo-se dessa premissa surgiu a sensibilidade e necessidade de trabalho com esse público. O presente objetiva apresenta, através de pesquisa bibliográfica e projeto realizado em instituição de atendimento psicossocial infanto-juvenil, a importância da literatura como um instrumento para estimular o desenvolvimento cognitivo e simbólico em portadores de transtornos mentais, bem como seu papel educativo ao apresentar representações do semiárido para conhecermos as especificidades dessa região. Utilizamos como fonte o livro Seara Vermelha de Jorge Amado, através do qual realizamos rodas de contação de história, conversas terapêuticas e atividades como desenhos, pinturas e colagens em oficinas de simbolização e aprendizagem no CAPSi Viva Gente, Campina Grande/PB. Como resultado, constatamos a grande importância do hábito da leitura no que concerne desenvolvimento das crianças e adolescentes, bem como seus fins terapêuticos e didáticos, servindo a literatura como instrumento motivador no trabalho psicopedagógico para melhor atender as necessidades dos nossos usuários, sendo facilitadora no desenvolvimento cognitivo e da linguagem, expressão corporal, capacidade de concentração, entre outros aspectos. Destacamos o estímulo às associações e dessa maneira construir e reconstruir conhecimentos adquirindo novos e ampliando os que já possuíam, sobretudo com relação aos saberes e vivências da região semiárida e êxodo rural da mesma. Utilizamos como referências SOUZA (1996) e SANTOS (2002) acerca dos problemas de aprendizagem; e CALDIN (2001), FLECK (2007), PIENTA (2013) sobre o papel da literatura para fins terapêuticos e educativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 12 - Saúde: ciência e saberes no semiárido"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, SEMIÁRIDO, OFICINAS TERAPÊUTICAS, JORGE AMADO, JORGE AMADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV116_MD1_SA17_ID40_30112018215230.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:38"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:09:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNE MICHELINE SOUZA GAMA"
    "autor_nome_curto" => "ANNE GAMA"
    "autor_email" => "annegama@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "USP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conadis"
    "edicao_nome" => "Anais CONADIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conadis/2018"
    "edicao_logo" => "5e48b18012320_16022020000536.png"
    "edicao_capa" => "5f183ed6da79d_22072020102750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-07 23:00:00"
    "publicacao_id" => 56
    "publicacao_nome" => "Revista CONADIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 50781
    "edicao_id" => 103
    "trabalho_id" => 505
    "inscrito_id" => 40
    "titulo" => "O USO DA LITERATURA NO TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO SAÚDE MENTAL: LEITURAS DO SEMIÁRIDO EM SEARA VERMELHA, DE JORGE AMADO."
    "resumo" => "Um fato lamentável sobre nosso país é que boa parte da população brasileira não possui o hábito da leitura. E isso acaba se refletindo nas futuras gerações que passam a não gostar de ler podendo inclusive desenvolver dificuldades de leitura e escrita. Amiúde, as crianças passam horas em frente a televisão, computadores, videogame, celular entre outras mídias digitais, todavia por não conviverem com leitores e nem receberem quaisquer estímulos nesse sentido depreciam o ato de manusear um livro e lê-lo. Tais constatações são visíveis nos indivíduos que não apresentam nenhuma dificuldade de desenvolvimento cognitivo, para os quais o ato de ler ou não ler um livro é uma opção. O contato com a literatura para os que apresentam algum transtorno mental (sofrimento psíquico) torna-se algo que parece ainda mais inatingível. Partindo-se dessa premissa surgiu a sensibilidade e necessidade de trabalho com esse público. O presente objetiva apresenta, através de pesquisa bibliográfica e projeto realizado em instituição de atendimento psicossocial infanto-juvenil, a importância da literatura como um instrumento para estimular o desenvolvimento cognitivo e simbólico em portadores de transtornos mentais, bem como seu papel educativo ao apresentar representações do semiárido para conhecermos as especificidades dessa região. Utilizamos como fonte o livro Seara Vermelha de Jorge Amado, através do qual realizamos rodas de contação de história, conversas terapêuticas e atividades como desenhos, pinturas e colagens em oficinas de simbolização e aprendizagem no CAPSi Viva Gente, Campina Grande/PB. Como resultado, constatamos a grande importância do hábito da leitura no que concerne desenvolvimento das crianças e adolescentes, bem como seus fins terapêuticos e didáticos, servindo a literatura como instrumento motivador no trabalho psicopedagógico para melhor atender as necessidades dos nossos usuários, sendo facilitadora no desenvolvimento cognitivo e da linguagem, expressão corporal, capacidade de concentração, entre outros aspectos. Destacamos o estímulo às associações e dessa maneira construir e reconstruir conhecimentos adquirindo novos e ampliando os que já possuíam, sobretudo com relação aos saberes e vivências da região semiárida e êxodo rural da mesma. Utilizamos como referências SOUZA (1996) e SANTOS (2002) acerca dos problemas de aprendizagem; e CALDIN (2001), FLECK (2007), PIENTA (2013) sobre o papel da literatura para fins terapêuticos e educativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 12 - Saúde: ciência e saberes no semiárido"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, SEMIÁRIDO, OFICINAS TERAPÊUTICAS, JORGE AMADO, JORGE AMADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV116_MD1_SA17_ID40_30112018215230.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:38"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:09:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNE MICHELINE SOUZA GAMA"
    "autor_nome_curto" => "ANNE GAMA"
    "autor_email" => "annegama@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "USP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conadis"
    "edicao_nome" => "Anais CONADIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conadis/2018"
    "edicao_logo" => "5e48b18012320_16022020000536.png"
    "edicao_capa" => "5f183ed6da79d_22072020102750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-07 23:00:00"
    "publicacao_id" => 56
    "publicacao_nome" => "Revista CONADIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2018

Resumo

Um fato lamentável sobre nosso país é que boa parte da população brasileira não possui o hábito da leitura. E isso acaba se refletindo nas futuras gerações que passam a não gostar de ler podendo inclusive desenvolver dificuldades de leitura e escrita. Amiúde, as crianças passam horas em frente a televisão, computadores, videogame, celular entre outras mídias digitais, todavia por não conviverem com leitores e nem receberem quaisquer estímulos nesse sentido depreciam o ato de manusear um livro e lê-lo. Tais constatações são visíveis nos indivíduos que não apresentam nenhuma dificuldade de desenvolvimento cognitivo, para os quais o ato de ler ou não ler um livro é uma opção. O contato com a literatura para os que apresentam algum transtorno mental (sofrimento psíquico) torna-se algo que parece ainda mais inatingível. Partindo-se dessa premissa surgiu a sensibilidade e necessidade de trabalho com esse público. O presente objetiva apresenta, através de pesquisa bibliográfica e projeto realizado em instituição de atendimento psicossocial infanto-juvenil, a importância da literatura como um instrumento para estimular o desenvolvimento cognitivo e simbólico em portadores de transtornos mentais, bem como seu papel educativo ao apresentar representações do semiárido para conhecermos as especificidades dessa região. Utilizamos como fonte o livro Seara Vermelha de Jorge Amado, através do qual realizamos rodas de contação de história, conversas terapêuticas e atividades como desenhos, pinturas e colagens em oficinas de simbolização e aprendizagem no CAPSi Viva Gente, Campina Grande/PB. Como resultado, constatamos a grande importância do hábito da leitura no que concerne desenvolvimento das crianças e adolescentes, bem como seus fins terapêuticos e didáticos, servindo a literatura como instrumento motivador no trabalho psicopedagógico para melhor atender as necessidades dos nossos usuários, sendo facilitadora no desenvolvimento cognitivo e da linguagem, expressão corporal, capacidade de concentração, entre outros aspectos. Destacamos o estímulo às associações e dessa maneira construir e reconstruir conhecimentos adquirindo novos e ampliando os que já possuíam, sobretudo com relação aos saberes e vivências da região semiárida e êxodo rural da mesma. Utilizamos como referências SOUZA (1996) e SANTOS (2002) acerca dos problemas de aprendizagem; e CALDIN (2001), FLECK (2007), PIENTA (2013) sobre o papel da literatura para fins terapêuticos e educativos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.