Artigo Anais CONADIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

HISTÓRIA EM QUADRINHOS: ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA.

Palavra-chaves: HISTÓRIA EM QUADRINHOS, CAATINGA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, APRENDIZAGEM Pôster (PO) AT 03 - Riquezas naturais do semiárido: preservação e conservação
"2018-12-07 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 50703
    "edicao_id" => 103
    "trabalho_id" => 533
    "inscrito_id" => 1141
    "titulo" => "HISTÓRIA EM QUADRINHOS: ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA."
    "resumo" => "É sabido que são inúmeras dificuldades encontradas por professores e futuros professores no âmbito escolar, relacionado à desenvoltura das aulas. No ensino aprendizagem de ciências/biologia, essas dificuldades muitas vezes são maiores, pois são disciplinas bastante complexa para ser compreendidas por alunos de ensino básico. Referente ao bioma Caatinga que é pouco explanado pelos professores, porém bastante rico na sua fauna e flora, pode ser empregados diversos instrumentos metodológicos, buscando sempre um melhor envolvimento do alunato, e uma melhor assimilação do conteúdo. Nesse presente trabalho será desenvolvida a produção de histórias em quadrinhos com alunos do ensino médio. O objetivo do presente trabalho será utilizar a estratégia de histórias em quadrinhos com o intuito de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, a respeito do bioma Caatinga que é exclusivamente brasileiro. Considerando que é um dos biomas menos conhecidos do país, por exibir um aspecto seco e denominado como mata branca. A finalidade do trabalho será oferecer informações acerca de características exclusivas deste bioma, como adaptações, algumas espécies encontradas nele, preservação, áreas ambientais, educação ambiental, com a finalidade de complementar as informações que são trazidas pelo livro didático, despertando o interesse do alunato sobre este rico bioma. A estratégia metodológica utilizada será primeiramente a aplicação de questionários contendo perguntas acerca do tema proposto, a fim de identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o bioma. Em um segundo momento serão distribuídas as histórias em quadrinhos para as turmas 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. As classes serão divididas em grupos de no máximo 03 pessoas para leitura e discussão das histórias. Em um terceiro momento, o alunato deverá fazer uma pesquisa na sua cidade, e no seu bairro e levá-la para a sala de aula, com imagens de características do bioma para serem discutidos. Em um quarto momento deverão novamente responder o questionário, para que desta forma seja possível identificar o que foi assimilado a partir discussão em sala. Deste modo, o aluno irá levar o conteúdo abordado em sala para o seu cotidiano, buscando as características do bioma em cidade, e no seu bairro. Os resultados esperados com a utilização de história em quadrinhos envolvendo o bioma caatinga como estratégia metodológica é proporcionar aos alunos uma aprendizagem significativa sobre o bioma que ainda é pouco conhecido e estudado pelos alunos tanto do ensino médio como do ensino Fundamental. Como também auxiliar o professor em sua prática docente a mostrar a diversidade de fauna e flora do bioma fazendo com que os alunos conheçam o espaço ao qual estão inseridos. O trabalho possui relevância, pois o uso dos quadrinhos para o processo de ensino e aprendizagem torna-se uma essa ferramenta viável e de grande potencialidade para a ação pedagógica incorporando-a ao ambiente escolar. O trabalho tem como importância reforçar o ensino de ciências e biologia, repassando conhecimentos por meios de historia em quadrinhos sobre o bioma caatinga, a fim de auxiliar o trabalho do professor em passar conhecimentos de forma lúdica e didática já que são abordados de forma limitada durante o ano letivo nas escolas de ensino básico, auxiliando na forma da aprendizagem do aluno, ampliando os conhecimentos de forma leve e humorada para maior absorção do assunto."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 03 - Riquezas naturais do semiárido: preservação e conservação"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA EM QUADRINHOS, CAATINGA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV116_MD4_SA3_ID1141_01122018000458.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:38"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:09:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVIA ZILMARA MAIA"
    "autor_nome_curto" => "SILVIA"
    "autor_email" => "silviazilmara@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conadis"
    "edicao_nome" => "Anais CONADIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conadis/2018"
    "edicao_logo" => "5e48b18012320_16022020000536.png"
    "edicao_capa" => "5f183ed6da79d_22072020102750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-07 23:00:00"
    "publicacao_id" => 56
    "publicacao_nome" => "Revista CONADIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 50703
    "edicao_id" => 103
    "trabalho_id" => 533
    "inscrito_id" => 1141
    "titulo" => "HISTÓRIA EM QUADRINHOS: ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA."
    "resumo" => "É sabido que são inúmeras dificuldades encontradas por professores e futuros professores no âmbito escolar, relacionado à desenvoltura das aulas. No ensino aprendizagem de ciências/biologia, essas dificuldades muitas vezes são maiores, pois são disciplinas bastante complexa para ser compreendidas por alunos de ensino básico. Referente ao bioma Caatinga que é pouco explanado pelos professores, porém bastante rico na sua fauna e flora, pode ser empregados diversos instrumentos metodológicos, buscando sempre um melhor envolvimento do alunato, e uma melhor assimilação do conteúdo. Nesse presente trabalho será desenvolvida a produção de histórias em quadrinhos com alunos do ensino médio. O objetivo do presente trabalho será utilizar a estratégia de histórias em quadrinhos com o intuito de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, a respeito do bioma Caatinga que é exclusivamente brasileiro. Considerando que é um dos biomas menos conhecidos do país, por exibir um aspecto seco e denominado como mata branca. A finalidade do trabalho será oferecer informações acerca de características exclusivas deste bioma, como adaptações, algumas espécies encontradas nele, preservação, áreas ambientais, educação ambiental, com a finalidade de complementar as informações que são trazidas pelo livro didático, despertando o interesse do alunato sobre este rico bioma. A estratégia metodológica utilizada será primeiramente a aplicação de questionários contendo perguntas acerca do tema proposto, a fim de identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o bioma. Em um segundo momento serão distribuídas as histórias em quadrinhos para as turmas 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. As classes serão divididas em grupos de no máximo 03 pessoas para leitura e discussão das histórias. Em um terceiro momento, o alunato deverá fazer uma pesquisa na sua cidade, e no seu bairro e levá-la para a sala de aula, com imagens de características do bioma para serem discutidos. Em um quarto momento deverão novamente responder o questionário, para que desta forma seja possível identificar o que foi assimilado a partir discussão em sala. Deste modo, o aluno irá levar o conteúdo abordado em sala para o seu cotidiano, buscando as características do bioma em cidade, e no seu bairro. Os resultados esperados com a utilização de história em quadrinhos envolvendo o bioma caatinga como estratégia metodológica é proporcionar aos alunos uma aprendizagem significativa sobre o bioma que ainda é pouco conhecido e estudado pelos alunos tanto do ensino médio como do ensino Fundamental. Como também auxiliar o professor em sua prática docente a mostrar a diversidade de fauna e flora do bioma fazendo com que os alunos conheçam o espaço ao qual estão inseridos. O trabalho possui relevância, pois o uso dos quadrinhos para o processo de ensino e aprendizagem torna-se uma essa ferramenta viável e de grande potencialidade para a ação pedagógica incorporando-a ao ambiente escolar. O trabalho tem como importância reforçar o ensino de ciências e biologia, repassando conhecimentos por meios de historia em quadrinhos sobre o bioma caatinga, a fim de auxiliar o trabalho do professor em passar conhecimentos de forma lúdica e didática já que são abordados de forma limitada durante o ano letivo nas escolas de ensino básico, auxiliando na forma da aprendizagem do aluno, ampliando os conhecimentos de forma leve e humorada para maior absorção do assunto."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 03 - Riquezas naturais do semiárido: preservação e conservação"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA EM QUADRINHOS, CAATINGA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV116_MD4_SA3_ID1141_01122018000458.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:38"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:09:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVIA ZILMARA MAIA"
    "autor_nome_curto" => "SILVIA"
    "autor_email" => "silviazilmara@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-conadis"
    "edicao_nome" => "Anais CONADIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conadis/2018"
    "edicao_logo" => "5e48b18012320_16022020000536.png"
    "edicao_capa" => "5f183ed6da79d_22072020102750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-07 23:00:00"
    "publicacao_id" => 56
    "publicacao_nome" => "Revista CONADIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2018

Resumo

É sabido que são inúmeras dificuldades encontradas por professores e futuros professores no âmbito escolar, relacionado à desenvoltura das aulas. No ensino aprendizagem de ciências/biologia, essas dificuldades muitas vezes são maiores, pois são disciplinas bastante complexa para ser compreendidas por alunos de ensino básico. Referente ao bioma Caatinga que é pouco explanado pelos professores, porém bastante rico na sua fauna e flora, pode ser empregados diversos instrumentos metodológicos, buscando sempre um melhor envolvimento do alunato, e uma melhor assimilação do conteúdo. Nesse presente trabalho será desenvolvida a produção de histórias em quadrinhos com alunos do ensino médio. O objetivo do presente trabalho será utilizar a estratégia de histórias em quadrinhos com o intuito de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, a respeito do bioma Caatinga que é exclusivamente brasileiro. Considerando que é um dos biomas menos conhecidos do país, por exibir um aspecto seco e denominado como mata branca. A finalidade do trabalho será oferecer informações acerca de características exclusivas deste bioma, como adaptações, algumas espécies encontradas nele, preservação, áreas ambientais, educação ambiental, com a finalidade de complementar as informações que são trazidas pelo livro didático, despertando o interesse do alunato sobre este rico bioma. A estratégia metodológica utilizada será primeiramente a aplicação de questionários contendo perguntas acerca do tema proposto, a fim de identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o bioma. Em um segundo momento serão distribuídas as histórias em quadrinhos para as turmas 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. As classes serão divididas em grupos de no máximo 03 pessoas para leitura e discussão das histórias. Em um terceiro momento, o alunato deverá fazer uma pesquisa na sua cidade, e no seu bairro e levá-la para a sala de aula, com imagens de características do bioma para serem discutidos. Em um quarto momento deverão novamente responder o questionário, para que desta forma seja possível identificar o que foi assimilado a partir discussão em sala. Deste modo, o aluno irá levar o conteúdo abordado em sala para o seu cotidiano, buscando as características do bioma em cidade, e no seu bairro. Os resultados esperados com a utilização de história em quadrinhos envolvendo o bioma caatinga como estratégia metodológica é proporcionar aos alunos uma aprendizagem significativa sobre o bioma que ainda é pouco conhecido e estudado pelos alunos tanto do ensino médio como do ensino Fundamental. Como também auxiliar o professor em sua prática docente a mostrar a diversidade de fauna e flora do bioma fazendo com que os alunos conheçam o espaço ao qual estão inseridos. O trabalho possui relevância, pois o uso dos quadrinhos para o processo de ensino e aprendizagem torna-se uma essa ferramenta viável e de grande potencialidade para a ação pedagógica incorporando-a ao ambiente escolar. O trabalho tem como importância reforçar o ensino de ciências e biologia, repassando conhecimentos por meios de historia em quadrinhos sobre o bioma caatinga, a fim de auxiliar o trabalho do professor em passar conhecimentos de forma lúdica e didática já que são abordados de forma limitada durante o ano letivo nas escolas de ensino básico, auxiliando na forma da aprendizagem do aluno, ampliando os conhecimentos de forma leve e humorada para maior absorção do assunto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.